Fui reprovado na prova teórica do Detran

Fui reprovado na prova teórica do Detran! O que fazer? Talvez esta seja a sua dúvida e nós estamos aqui para lhe ajudar.

A Prova Teórica é uma das etapas necessárias que o candidato terá que passar para conseguir ter a sua primeira habilitação, entretanto, o número de pessoas que reprovam na Prova Teórica costuma ser alto, cerca de 30% a 35% dos candidatos, então se você não for atento, poderá ser mais um reprovado na estatística!

Caso o pior tenha acontecido, saiba que nem tudo está acabado e você terá uma nova chance, conheça a seguir o que deve ser feito neste caso.

A Prova Teórica


Geralmente as pessoas que iniciam o processo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) acabam se preocupando demais com a Prova Prática, se esquecendo das outras etapas que devem ser concluídas pela frente, como a Prova Teórica do Detran.

Não tem nenhum segredo e qualquer um com um mínimo de dedicação a estudar para a Prova Teórica pode ser bem sucedido na mesma, é apenas falta de atenção, deve-se manter o foco em todas as etapas do processo de obtenção da CNH e desse modo não irá falhar, aprenda um pouco sobre a Prova Teórica e seja aprovado.

Como funciona a Prova Teórica?


Para aqueles que ainda são iniciantes e não sabe como funciona a Prova Teórica, saiba que é extremamente simples. Você fará as aulas do Curso de Formação de Condutores (CFC), terá aulas teóricas para depois fazer a Prova Teórica do Detran.

As aulas são ministradas por instrutores qualificados na autoescola escolhida por você, são cerca de 2 semanas de aulas e você fará um simulado teste na autoescola para ver se está pronto para encarar a Prova Teórica, em seguida, você marcará a data da Prova Teórica do Detran.

A Prova Teórica consiste em 30 perguntas das quais você deve acertar 21 no mínimo para ser aprovado, as questões são escolhidas aleatoriamente e retiradas do Banco de Dados de Questões que possui cerca de 1,5 mil questões.

O exame é feito no computador, são questões de múltipla escolha e tem um tempo limite para que você conclua a sua prova, então deve administrar bem o tempo de prova para que responda tudo com calma. Vale ressaltar que a prova é cheia de pegadinhas com questões que possuem respostas semelhantes umas com as outras e isso pode deixar tudo um pouco confuso, portanto tenha muita atenção!

Na internet existem ótimos materiais para estudar para a Prova Teórica do Detran, além de diversos simulados que ajudam muito a se preparar para este exame, no mais, acessando o site do Detran de seu estado você pode procurar por simulados do próprio Detran e ir praticando em casa. Se não sabe qual é o site do Detran de seu estado, acesse o site http://www.denatran.gov.br/links.htm nacional do Detran que contém os endereços dos sites de todos os estados brasileiros.

fui reprovado na prova teórica do detran

Fui reprovado na Prova Teórica. O que fazer?


A reprovação em qualquer dos exames necessários para à obtenção da CNH, requer que o candidato faça o pagamento de uma nova taxa referente aos serviços prestados pela CFC e pelo Detran. De acordo com o exame, o candidato poderá refazê-lo depois de passar 15 dias da última reprovação. Em caso de haver outra reprovação na Prova Teórica do Detran, o candidato ainda pode refazer a prova outras vezes enquanto o Prontuário ainda não tiver expirado (prazo de 1 ano).

O candidato que receber uma reprovação na Prova Teórica do Detran, deve levar o quanto antes o Prontuário para a CFC e pagar a taxa do re-teste, em seguida aguardar 1 semana e procurar saber a data, hora e local da nova Prova Teórica.

É melhor deixar claro à CFC as datas, horários e locais em que você está disponível para fazer a Prova Teórica no dia em que levar o Prontuário, assim evita outros conflitos com seu tempo e estará mais tranquilizado para fazer o exame.

Vale a pena ler também: