Foto para CNH: Como deve ser?

Pode sorrir na foto para CNH? Neste texto vamos falar como deve ser a fotografia para a carteira de habilitação.

Após ter se tornado viral nas redes sociais o relato do fotógrafo Filipe de Oliveira Borges, que fez a foto da Carteira Nacional de Habilitação sorrindo, a máxima de que os motoristas devem tirar a foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com expressão séria e fechada passou a ser questionada.

foto para cnh

Já a paulista Karina Pongracz Szachogluchowick também compartilhou uma experiência inusitada na hora de fazer a foto da CNH. A moça foi além de sorrir ao fazer uma careta no clique de seu documento.

foto para tirar habilitação

Não se sabe ao certo como começou o costume das pessoas saírem sérias nos documentos de identificação.

Porém, acredita-se que tenha começado por conta da dificuldade de capturar uma imagem sem tremores na fotografia analógica.

Além disso, ainda tinham os custos de revelação. Então se tentava ao máximo que a fotografia desse certo logo na primeira vez.

Mas, agora com as facilidades da fotografia digital, é uma tendência natural que ocorram mudanças nessa postura e as pessoas queiram posar mais descontraídas nas fotografias de seus documentos de identificação.

DETRAN de São Paulo fez campanha para motoristas saírem sorrindo nas fotos


A repercussão dos casos que relatamos acima foi tanta que em 2017 o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN – SP) lançou uma campanha que as pessoas sorrissem na foto para CNH.

A campanha foi lançada nas redes sociais com a hashtag #CNHlacradora e fez bastante sucesso em termos de compartilhamento.

Mas, é recomendado sorrir na foto da CNH?


Apesar da fotografia sorrindo ser permitida na CNH, esta não é a recomendação, pois a expressão pode dificultar a identificação do motorista em uma possível fiscalização de trânsito.

Sobre o assunto, os peritos papiloscopistas recomendam não sorrir em fotos de documentos oficiais de identificação.

Isso porque, ainda que o ato de sorrir não altere a morfologia do rosto, a mudança de expressão pode dificultar o reconhecimento facial que é feito por programas de computador.

Além disso, sair com uma expressão neutra no documento de identificação é uma forma de padronização dos bancos de dados.

Este também é o padrão internacional definido e recomendado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

A ONU além de não recomendar que o sorriso nas fotos também proíbe o uso de armações grossas e chamativas, óculos escuros, lentes que causem reflexos e qualquer adorno de chapelaria.

Com exceção a aqueles usados por motivos religiosos, mas que ainda assim não devem impedir a visualização completa do rosto. Assim, mulçumanos podem tirar fotos com lenço e freiras também podem fazer o registro com o hábito tradicional.

Como sair bem em fotos em documentos de identificação


É normal que as fotos de documentos de identificação não agradem. Tanto que as pessoas tem por instinto esconderem esse documento.

Mas, é possível passar uma imagem agradável na foto do documento, inclusive na CNH.

Desse modo, o conselho que podemos dar é que ao fazer a foto você relaxe e fique com uma expressão que lhe agrade.

Se desejar usar maquiagem, é essencial que seja sem excessos para não descaracterizar ou pesar nas fotos.

É permitido usar piercing e brincos que não sejam muito grandes, pois caso contrário, esses adornos podem esconder partes do rosto importantes para a identificação.

Em relação à roupa, recomenda-se que não se use camisa branca por conta do fundo da fotografia que também é branco.

Agora que você já sabe as recomendações sobre a foto para CNH, vale lembrar que a carteira de motorista também é um documento de identificação. Portanto, é essencial que a foto além de está de acordo também lhe agrade.

Vale a pena ler também: