Faltei uma aula prática ou teórica na autoescola: O que acontece?

Faltei uma aula prática ou teórica na autoescola, o que vai acontecer? Será preciso remarcar uma nova aula, já que para concluir os cursos para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é preciso cumprir a carga horária de 45 horas/ aula e 25 horas/ aulas, respectivamente.

Imprevistos acontecem, mas se você precisar faltar uma aula, em especial a prática em que você vai ser o único aluno, tente avisar para a autoescola ou para o instrutor o quanto antes. A depender da autoescola, pode ser necessário pagar uma taxa pela aula perdida. Desse modo, é essencial verificar o que o contrato que você vai assinar com a autoescola diz sobre isso.

No caso da autoescola cancelar a aula, é preferível que você seja avisado antes de se deslocar até o local. Nesses casos, você não vai ter que pagar pela aula e, caso se sinta prejudicado, pode até mesmo contestar com autoescola.

Em caso de sucessivos cancelamentos por parte da autoescola, o aluno pode até mesmo pedir a transferência para outro centro de formação de condutores sem que haja o pagamento de multa contratual.

O que verificar na hora de assinar contrato com a autoescola

Quando você vai fechar com a autoescola para o curso de formação de condutores, você assina um contrato de prestação de serviços.

Esse contrato deve ter as informações claras e objetivas, que devem estar em local de fácil visualização para os consumidores. Assim, se você ver letras muito miúdas já desconfie.

O contrato vai conter valores de pacotes de aulas práticas e teóricas, matrícula e o veículo para a realização do exame de direção.

No caso de você não passar da prova teórica ou prática, após quinze dias, você pode remarcar o exame e, assim será preciso pagar uma nova taxa. Tudo deve estar incluso e bem explicado no contrato.

Como são as aulas teóricas para tirar a CNH

As aulas teóricas possuem a carga horária de 45 horas. Essas aulas podem ser feitas ao longo da semana e até mesmo aos sábados.

O máximo que é possível fazer de aulas por dia é 10 horas/ aula. Contudo, não é o recomendado.

A maioria das autoescolas permitem que se marque todas as aulas teóricas no momento da inscrição. Fazendo assim, você adapta as aulas e horários de acordo com a sua rotina.

As aulas tóricas são divididos nos seguintes temas: legislação; direção defensiva; primeiros-socorros; e mecânica e meio-ambiente.

Após o cumprimento da carga-horária, o aluno recebe o certificado de conclusão do curso teórico e já está apto parta o marcar o exame, que é composto por 30 questões de múltipla escolha, das quais é preciso acertar no mínimo 70%, ou seja, 21 questões.

Como são as aulas práticas para tirar a CNH

Após passar no exame teórica, chega a hora das aulas práticas. A prática no veículo é no mínimo de 25 horas/ aula, sendo que cinco horas devem ser feitas no período noturno.

É durante essas aulas que você vai aprender a dirigir e ter sua primeira experiência no trânsito.

Ao final do curso, o candidato está apto a marcar o exame prático, que é a última etapa no processo de habilitação.

Entretanto, se você não se sentir seguro para o exame que avalia as habilidades do motorista no voltante, é possível pagar por fora mais horas/ aula com o instrutor. Fazendo isso, o candidato pode treinar os pontos que mais tem dificuldade e marcar a prova com mais segurança.

Faltei uma aula prática ou teórica na autoescola

O exame prático é dividido em duas fases, que são o estacionamento (baliza) e o deslocamento em via pública. No estacionamento, o aluno tem atê três tentativas para o estacionar o carro em uma área delimitada por balizas removíveis. O tempo máximo é de até cinco minutos.

Caso não cometa nenhuma falta eliminatória nesse processo, o candidato vai para a rua, onde o instrutor irá fazer a avaliação dos conhecimentos práticos de legislação.

Agra que você já sabe a resposta para a pergunta “Faltei uma aula prática ou teórica na autoescola, o que acontece?” Vale ressaltar que o processo que falamos acima é para a retirada da CNH na categoria B, ou seja, para dirigir veículos de quatro rodas com peso bruto que não exceda 3.500 quilos.