Exame médico do Detran: Qual o valor? Como é feito?

Você quer tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e está em dúvida como é feito do Exame Médico do Detran? Neste texto iremos falar tudo sobre esse assunto.

Os exames médico e psicotécnico exigido no processo de emissão da CNH é uma forma de comprovar que o condutor tem aptidão física e mental para dirigir.

A avaliação da saúde física e mental do candidato ou motorista é feita de acordo com a resolução nº 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O Art. 10 dessa resolução considera a realização e resultado do exame de aptidão física e mental como responsabilidade do médico e psicólogo, que são peritos examinadores de trânsito.

Os exames são realizados em clínicas credenciadas pelo Departamento Regional de Trânsito (DETRAN).

Este procedimento também é exigido quando o motorista vai fazer a renovação da CNH ou ainda para a adição de categoria.

Para fazer o exame, é necessário que o candidato leve a uma clínica credenciada pelo Detran uma foto 3×4 e o Boletim Resumo que é obtido quando é feito a inscrição inicial do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

exame médico do Detran

Como é feito o exame médico do Detran


No exame de aptidão física e mental do Detran, o condutor precisa passar por exames específicos, que são:

  • Avaliação oftalmológica;
  • Acuidade auditiva;
  • Avaliação do aparelho locomotor que faz a observação da funcionalidade e integridade de cada membro e da coluna vertebral;
  • Exame cardiorrespiratório;
  • Exame Neurológico;

O médico faz ainda a verificação de um questionário preenchido pelo candidato/ motorista e uma entrevista referente ao histórico de saúde do paciente.

Neste sentido será avaliado o comportamento, humor, atitude, aparência, fala, indícios de uso de substâncias psicoativas e entre outros aspectos.

Caso ache necessário, o médico perito poderá ainda solicitar exames complementares ou especializados.

Tudo isso é feito com o objetivo de detectar qualquer tipo de enfermidade ou alteração que possam apresentar algum risco no trânsito.

Em caso de renovação, adição e mudança para as categorias, também é feito a avaliação de distúrbios do sono.

O exame psicotécnico do Detran


Já na avaliação psicotécnica é avaliada a capacidade mental do candidato ou motorista.

Durante o exame, são observados aspectos como a atenção, reconhecimento das cores, tempo de reação, processo de tomada de decisão, comportamento traços de personalidade e entre outros processos.

Esses testes são feitos a partir de entrevistas dinâmicas de grupos, entrevistas individuais e diretas, intervenções verbais e testes que são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Caso você não seja aprovado em um dos exames (ou em ambos), ele é orientado pelo médico da clínica sobre o motivo da reprovação. Assim um novo dia é marcado para que o exame seja repetido.

Em caso de inaptidão temporária, o candidato/ motorista poderá fazer um reexame, pagando uma taxa menor.

Independente do resultado de aptidão física e mental e da avaliação psicológica, o candidato poderá recorrer no prazo de trinta dias, contados a partir da emissão do resultado, que seja instaurado uma Junta Médica e/ou Psicológica para que haja uma realização do resultado.

Qual o valor do exame médico do Detran


O valor estipulado para o exame médico e psicotécnico varia de acordo com o Estado. Isso porque, cada Detran possui liberdade de estipular valores, seja para motoristas em formação quanto para aqueles que irão renovar a carteira ou adicionar categoria.

Desse modo, o mais indicado é consultar o site do Detran de seu Estado para saber quanto irá pagar. Em muitos estados, é possível também fazer o agendamento online do exame.

Agora que você já sabe tudo sobre o exame médico do Detran, é possível se preparar e diminuir a ansiedade desse procedimento essencial para a segurança dos motoristas.