Estudar para tirar CNH: Como estudar? O que estudar?

Você vai fazer a prova teórica e quer saber o que estudar para tirar CNH? Neste texto, vamos falar sobre isso.

Como uma das primeiras etapas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o aluno precisa parrar por um curso teórico/ técnico de 45 horas/ aula.

A Resolução Nº 168 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) define o conteúdo a ser cobrado nesta etapa essencial para a formação de condutores.

A lei diz que o curso deve ser dividido em:

  • 18 horas/ aula de legislação de trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB);
  • 16 horas/ aula de direção defensiva;
  • 4 horas/ aula de noções de primeiro socorros;
  • 4 horas/ aula de convívio e responsabilidade social no trânsito e proteção e ao meio ambiente;
  • 3 horas/ aula dedicadas às noções de mecânica e funcionamento do veículo.

Após a conclusão da carga horária teórica, o aluno é submetido a um teste de no mínimo 30 questões de múltipla escolha.

Para ser aprovado, o candidato precisa acertar o mínimo de 70% das questões.

estudar para tirar cnh

Como estudar para prova teórica do DETRAN


Se você está se preparando para estudar para tirar CNH, preparamos algumas dicas para que sua aprovação seja certa. Confira:

  1. Escolha uma boa autoescola

Este certamente é o primeiro passo para se preparar para tirar a CNH.

Escolher uma autoescola com professores experientes e que dê aos alunos um suporte e material didático completo para o estudo é essencial para fazer a prova teórica com segurança de aprovação.

  1. Dedique um tempo para estudar

Muita gente pensa que basta ir às aulas para ser aprovado no teste prático. Contudo, pode não ser suficiente, pois como o conteúdo é extenso, o motorista pode acabar esquecendo pontos essenciais na hora do prova.

Por isso, o ideal é dedicar um tempinho por dia para revisar o conteúdo das aulas. Se você estudar diariamente, vai ver que o conteúdo não vai acumular e ficar cansativo.

  1. Treine seus conhecimentos em simulados on-line

Na internet há muitos modelos de simulados que são um bom treinamento para a prova teórica.

Esta é uma forma de você ponderar seu aprendizado do conteúdo do concurso e verificar os pontos que tá tendo maior dificuldade para reforçar nos estudos.

  1. Memorize as placas de sinalização

Ter conhecimento sobre as placas de sinalização essencial para você ser um bom motorista, certamente vão cair questões na prova sobre placas de sinalização.

Por isso, é de extrema importância memorizar o que significa cada símbolo. Além do mais, este aprendizado vai lhe ajudar em muito durante as aulas e teste prático.

  1. Os pontos que devem ser reforçados na hora do estudo

É um padrão que os conteúdos mais relevantes se repitam nas provas teóricos.

Em geral, os pontos mais abordados são:

  • Função e significado das placas de sinalização;
  • Sinais sonoros e sinalizações por gestos;
  • Medidas administrativas e penalidades (Vale ressaltar que as medidas administrativas começam com a letra “T” ou “R”, enquanto que as penalidades começam com outras letras);
  • Conhecimento, habilidade, previsão, atenção e decisão na direção defensiva são constantemente cobrados nas avaliações;
  • Sinalização de acidente, como chamas as equipes de emergência da melhor forma e fazer com que a vítima de um acidente fique o mais confortável possível até a chegada dos Primeiros Socorros;
  • Questões sobre convívio social e meio ambiente em que a grande poluição dos centros urbanos é considerada como um grande vilão nas questões climáticas;
  • Tenha em mente que a preferência é a regra da boa circulação e que a prioridade deve sempre ser dada em relação ao caráter de urgência.

Agora que você já sabe como e o que estudar para tirar CNH, é essencial encarar este processo com calma e segurança, para que você não seja prejudicado pelo nervosismo. Neste sentido, quanto mais você se dedicar à preparação, maior vai ser a autoconfiança na hora de fazer o teste.

Vale a pena ler também: