Dicas para aprender a dirigir

Você está no processo de retirada da CNH e quer dicas para aprender a dirigir? Fique com a gente até o final desse texto!

Quando se começa a dirigir, é super normal sentir um pouco (ou muita) insegurança. Não é à toa que muitos recém-habilitados optam por ter horas extras de direção veicular para adquirir mais prática no trânsito.

Mas, com a prática e o desenvolvimento das habilidades na direção, o condutor fica cada vez mais confiante ao volante.

A seguir, confira 7 dicas para aprender a dirigir:

Relaxe o corpo

Ficar com os braços, costas e pescoço tensos vai dificultar o processo de dirigir e sua habilidade, além de poder ocasionar muitas dores depois. Segure o volante com segurança, mas tente relaxar o corpo para dirigir com tranquilidade.

dicas para aprender a dirigir

Olhe no retrovisor lateral

No início, é comum os motoristas se esquecerem de olhar para os retrovisores laterais.

Mas, se não fizer isso, você fica susceptível a causar um acidente ao fazer a conversão ou mudar de faixa.

Isso porque, o retrovisor interno não permite visualizar motociclistas que costumam transitar no corredor.

Por isso, esteja sempre atento também ao retrovisor lateral.

Como se comportar em descidas

Em uma descida, coloque o carro em uma marcha baixa e desça devagar. Caso seja necessário, use o freio para ter maior controle da velocidade.

Há uma lenda urbana de que fazer a descida com o ponto morto economiza combustível.

Mas, isso não é verdade e ainda coloca em risco a sua segurança e dos passageiros do veículo.

Como agir em subidas

Para subir uma ladeira, o carro vai precisar de força para ir em frente e não morrer no caminho.

A melhor forma de fazer isso é engatar a segunda marcha e colocar o pé firme no acelerador.

Em carros automáticos, há uma marcha especial para o processo de subida de ladeira.

O uso do freio e mão

Quando o carro estiver parado, seja no semáforo ou cruzamento, em que o tempo de parada for mais longo é importante usar o freio de mão.

Em subidas, para segurar o veículo o melhor é usar o freio de mão ao invés de segurá-lo no pedal da embreagem, pois isso acaba desgastando a mesma.

Ao estacionar em descidas, para a maior segurança, deve-se deixar o freio de mão engatado.

Usando a embreagem

Os pedais da embreagem devem ser usados quando você for dar partida no carro e na hora de fazer a troca de marcha.

Quando o carro está parado em ponto morto, como no semáforo, por exemplo, o ideal é não colocar o pé na embreagem.

Antes de ligar o carro, o mais indicado é colocar o pé na embreagem e freio e também deixar a marcha em ponto neutro. Dessa forma, você não corre o risco do carro dar uma arrancada para frente.

Antes de engatar a marcha, você deve pisar na embreagem. Isso porque, é esse mecanismo que faz com que a marcha se mova.

E se o carro morrer?

Se o carro morrer, saiba que é normal isso acontecer e não entre e pânico. Segure os pedais da embreagem e do freio bem fundo e coloque e carro em ponto morto.

Desligue e ligue novamente o veículo e engate a primeira marcha para seguir.

Seguindo essas dicas para aprender a dirigir, certamente, você vai sentir mais segurança e desenvolver suas habilidades.

Vale lembrar, que é muito importante vender o medo e o nervosismo de errar. Para isso, respire fundo e coloque em sua cabeça que você é capaz.

Lembre-se que todos os motoristas já foram iniciantes e que com a prática você vai melhorar sempre mais ao volante.

25 comentários

  1. Quero tanto aprender o basico, nao tenho ninguem pra me ensinar…de 50 x q dou partida o carro morre 54, nao sei andar reta na rua…nao sei o basico tenho tanta dificuldade

  2. estou no auto escola ak a duas semana te darei boas ! E caros amigo n podemox ser pessoa de nervosismo.

  3. Já sou habilitada, e meu maior problema é parar nos cruzamentos e na hora de colocar o carro em movimento, deixar morrer! Não sei o que fazer pra melhorar isso.

  4. boa noite ja tentei mas de 5 vezes e acho que a auto escola esta só pegando o meu dinheiro pois cada vez é uma desculpa e eu não passo ; não entendo o que acontece;

  5. Tenho quase 30 anos, e até hoje não sei dirigir bem, já bati o carro diversas vezes e meus amigos tiram sarro de mim. Alguém pode me ajudar?

    1. Isso acontece devido ao seu nervosismo (e até medo mesmo). Todos temos a capacidade de desenvolver qualquer atividade sendo treinado para tal. Tente ficar calmo e com atenção, com o tempo, você tirará de letra.

    1. Pode ser medo. Medo de causar um acidente, bater em algo e até de outrem o atingir. Precisa ter mais confiança e, não tenha um medo exagerado de dirigir, pois, embora seja sempre um risco, não é algo que tire a nossa coragem.

  6. Estou na autoescola e ainda vou começar minhas aulas práticas, e digo que considerei muito válido este blog. Accreditem nem tinha lido o blog e vi que estou fazendo exatamente isso treinando na prática a teoria no sitio de meu pai, está dando super certo, sozinha mesmo.Agradeço a dicas.

  7. Que bom poder deixar aqui as nossas dúvidas. A dificuldade maior que tenho encontrado é a falta de percepção externa no trânsito. Espero que seja passageira essa minha falta de atenção! Juro que tento, mas, sempre que preciso fazer uma manobra, acabo esquecendo de fazer alguma coisa importante! Gostaria de saber como obter mais atenção no trânsito. Já concluí as 20h aulas obrigatórias, mas pretendo fazer pelo menos outras 5h aulas e depois a primeira e tomara única prova prática. Obrigada pela atenção.

  8. Parabéns pelo post! Essa abordagem parece bastante sensata, sobretudo porque foca algo que os brasileiros normalmente preferem ignorar: o conhecimento TEÓRICO prévio. Não adianta MESMO simplesmente “pegar o carro e começar a dirigir”, do nada. Gostei também muito da dica do livro “Vença o Medo de Dirigir”!

  9. Tenho 12 anos e meu avô me ensinou a dirigir caminhão com 6 anos e carro com 8 anos,não tenho medo,mas queria saber mais,sei aonde fica freio,embreagem e acelerador e trocar de marchas.

  10. Essa de pegar o carro 1 vez por semana é beeem complicado né! Não é algo correto de divulgar. Se polícia pegar tá todo mundo fú!!!… Esses casos somente se tiver um sítio, algum lugar privado e amplo em que vc não vai ser surpreendido por autoridades. Mesmo assim é algo que deve ser feito bem na calada pq é super errado!!! Nada a vê o site divulgar isso.

  11. Tenho 17 anos, e estou aprendendo a dirigir com meu namorado!
    Estou me saindo super bem. Mas acho que nao vou conseguir estacionar o carro.

  12. Ja tenho carteira de motorista a tres anos , mais sou muito insegura , sei aonde esta acelerador , freio embreagem as marchas , mais não sei a hora certa de trocalas , não consigo focar no barrulho do motor , não entra na minha cabeça tenho medo de bater o carro.
    beijos essas são minhas duvidas !

    1. Sei que já tem quase um ano mais vale a pena tentar, a 1° marcha é até 20 Km/h ,a 2° é de 20 a 40 Km/h, a 3° é de 40 a 50 km/h ,a 4° e de 50 a 65 Km/h e a 5° e de 65 Km/h pra cima mas a 5° marcha é apenas utilizada para rodovias e se os carros não estiverem próximos um do outro e a ré é pra estacionar.

      1. ESTOU FAZENDO AUTO ESCOLA E ADOREI AS SUAS DICAS SOBRE AS MARCHAS . ERA EXATAMENTE O QUE EU QUERIA SABER . ATÉ ANOTEI NO MEU CADERNO PARA NUNCA MAIS ESQUECER . ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIII !

    1. Olá tudo bem? Uma das piores coisas que atrapalha o homem em geral é a insegurança vc precisa confiar em se próprio vc é capaz de tudo vc só não vai ser capaz de conquistar algo nessa vida se vc mesmo não quiser.pense no seu maior problema aquele que vc achava que não ia vencer e vc venceu. Porque esse que é pequeno e muito inferior ao problema que vc já passou e vc venceu porque com esse não pode acontecer a mesma coisa de vc vence-lo.

      1. Boa noite, amei o que você falou, tudo é a força de vontade e precisamos ter certeza é confiança que vamos conseguir. Um abraço.

Os comentários estão fechados.