Depois de pago o IPVA, quanto tempo chega o documento?

Três taxas referentes aos veículos devem ser pagas todos os anos, e isto acaba gerando polêmicas entre os condutores quanto ao vencimento e a competência de cobrança de cada uma delas. As cobranças anuais são o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Seguro Obrigatório (DPVAT) e o Licenciamento Anual do Veículo.

Neste artigo você verá em quanto tempo chega o documento do seu veículo após pagar o IPVA, e isso envolve alguns elementos que você verá a seguir.

Depois de pago o IPVA o documento chega em quanto tempo?


Primeiramente é necessário entender que o pagamento do IPVA tecnicamente não gerará um documento único específico, para receber o documento, você precisará fazer o pagamento obrigatoriamente das 3 cobranças, IPVA, DPVAT e Licenciamento Obrigatório, sendo que no início do ano você deve fazer o pagamento do IPVA e do DPVAT, e o pagamento do Licenciamento Obrigatório deverá ser feito no segundo semestre do ano.

O Detran, informa que o motorista que efetuar o pagamento das pendências dentro do prazo legal, terá cerca de 30 dias para circular em via pública ainda portando o documento do ano anterior. O prazo de 30 dias começa a contar a partir do último dia útil do mês que corresponde ao algarismo final da placa do veículo, veja:

Final da placa 1 = Até Abril.

Final da placa 2 = Até Maio.

Final da placa 3 = Até Junho.

Final da placa 4 = Até Julho.

Final da placa 5 e 6 = Até Agosto.

Final da placa 7 = Até Setembro.

Final da placa 8 = Até Outubro.

Final da placa 9 = Até Novembro.

Final da placa 0 = Até Dezembro.

Depois de pago o IPVA quanto tempo chega o documento

A exceção é para quem fez o parcelamento do IPVA ou do DPVAT, e nestes casos o prazo só começa a contar depois da data final do pagamento da última parcela. O prazo de 30 dias é para que o dono do veículo receba o documento em casa, porém devemos lembrar que muitas pessoas não atualizam seu endereço no cadastro do Detran, e por consequência acabam ficando sem receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em casa, daí a importância em manter seu endereço atualizado no sistema do Detran.

O proprietário de veículo que não receber o CRLV em sua residência, no período de 30 dias deverá ir até a sede do Detran para retirar pessoalmente o documento, porém se o proprietário não recebeu o documento porque o endereço estava incorreto e ou desatualizado, o proprietário só irá receber o CRLV do veículo se fizer a atualização do endereço atual no sistema do Detran.

Vale ressaltar que durante o período de 30 dias para receber o documento do veículo, o proprietário deve andar com os comprovantes de pagamento dos débitos, além de manter o documento do ano anterior em mãos, do contrário o condutor pode terminar sofrendo sanções pela falta de documentação.

Leia também: Quanto custa para emplacar uma moto

O que acontece se dirigir sem a documentação do veículo?


Apesar de que várias pessoas e até profissionais recomendarem que você até pode dirigir sem a documentação, isto resultará em consequências relativamente severas, pois ao fazer isto, você irá cometer infrações e arriscar ficar sem o seu veículo e ainda ser multado, podendo retirar o veículo somente com o documento atualizado, todas as pendências pagas e com o veículo ainda sendo aprovado pela supervisão do Detran para circular.

Gravíssimo não? Portanto ande sempre em dias com as pendências de seu(s) veículo(s) e tenha sempre em mãos os documentos atualizados para evitar sofrer qualquer problema com a Legislação.

Vale a pena ler também: