Consultar pontos na CNH Detran SP

Quer aprender como consultar pontos na CNH Detran SP? Nesse artigo eu vou detalhar o processo bastante simples e totalmente online para ver os pontos na sua habilitação!

Se você levou alguma multa de trânsito ou acha que pode ter levado, mas ainda não consultou os pontos na carteira de motorista. A minha recomendação é que faça isso logo, porque é fundamental ficar atento ao limite de pontos na CNH para evitar que ela seja suspensa.

O Detran de São Paulo disponibilizar em seu portal a possibilidade dos próprios condutores realizarem a consulta de pontos na CNH. É algo bastante fácil de fazer, de graça e que dentro de alguns minutos você terá acesso ao relatórios de pontos na habilitação. Confira como fazer:

Como consultar pontos na CNH Detran SP?


Diferente da consulta de multas do Detran SP, que é possível consultar apenas tendo em mãos os dados da placa e Renavam do veículo, no caso da consulta de pontos na habilitação você precisará estar com a carteira em mãos e realizar um cadastro simples no site do Detran de São Paulo.

Portanto, somente quem estiver cadastrado no site é que poderá realizar as consultas de pontos na CNH. Então veja o passo a passo para realizar a sua consulta:

Primeiramente acesso o site do Detran SP (www.detran.sp.gov.br) e clique na opção “CNH-Habilitação”, que está no topo da página inicial.

consultar pontos na cnh Detran SP

Na próxima página que abrir você terá várias opções de consulta, então deverá rolar a página para baixo e escolher a opção “Consulta de pontos da CNH”.

consulta de pontos na CNH Detran SP

Você será direcionado para uma nova página com informações sobre como consultar pontos na CNH Detran SP e poderá clicar no botão verde que está escrito “Faça pela internet”. Nesse momento será solicitado que você realize um cadastro no site do Detran SP para que possa obter as informações dos pontos na CNH.

Então você vai na opção “Cadastre-se”, coloque seu CPF e avance para concluir o cadastro. Depois disso você só precisar digitar o número da sua carteira de habilitação e o sistema irá gerar um relatório de pontos, caso tenha levado algum em sua carteira de motorista.

Consultar pontos na CNH SP pelo aplicativo


Quer uma forma ainda mais rápida e prática para consultar pontos na CNH Detran SP? Então você poderá baixar e instalar em seu celular o aplicativo criado pelo Departamento de Trânsito de São Paulo. É só você procurar na sua loja de aplicativos pelo “Detran.SP” que certamente encontrará.

Através dele você realizar também um simples cadastro com seus dados e o número da habilitação. Assim poderá ter acesso facilmente a todas as informações relacionadas aos pontos, multas que seu veículo levou, resultados de provas e exames, além de várias outras informações.

Essa é mais uma maneira que o Detran de São Paulo encontrou para facilitar a vida dos condutores e tornar a consulta de pontos na habilitação ainda mais fácil.

Consulta de pontos na habilitação de SP direto no Detran


Sim, também é possível consultar os pontos que levou em sua carteira indo direto a um órgão do Detran em São Paulo. Existe pelo menos 5 postos de atendimento do Detran na capital e para quem mora em outras cidades do estado de SP, poderá procurar o órgão do Ciretran. A consulta de pontos é gratuita e você só precisa estar com sua carteira de habilitação em mãos.

Vale lembrar que no PoupaTempo também é possível solicitar uma consulta de pontos na sua carteira de habilitação, então é mais uma possibilidade.

Por último, existe a possibilidade de você procurar uma emplacadora ou despachante credenciado ao Detran SP. Nesse tipo de local é possível ter acesso ao seu relatório de pontos. Porém pode ser que alguns estabelecimentos cobrem um valor simbólico pelo serviço realizado.

Fique atento aos pontos na sua CNH


É comum que muitos condutores nem sequer saibam como funciona a pontuação na habilitação, pois é algo que muitos não se preocupam, mas a verdade é que você deve ficar atento e consultar com uma certa frequência o seu prontuário de pontos na carteira para evitar que seja pego de surpresa com o cancelamento dela.

Você poderá levar multas com pontuação na carteira de 3, 4, 5 e 7 pontos, então fique de olho, porque se acumular 20 pontos na carteira no período de 12 meses, sua CNH será suspensa.

Aproveite as dicas de como consultar pontos na CNH do Detran SP que eu compartilhei aqui e fique sempre de olho nesse detalhe super importante.

Vale a pena ler também: