Consultar placa de veículo roubado: Como realizar a consulta?

Você quer saber como consultar placa de veículo roubado? Neste texto vamos falar sobre isso!

Ao comprar um veículo, é extremamente importância saber sua procedência e identificar se o mesmo possui em seu histórico uma situação de roubo/ furto ou acidente.

Isso porque, um veículo que possui em seu histórico roubo e furto vai ter seu preço reduzido em até 20% da tabela FIPE para a revenda.

Além disso, a depender do ocorrido, o veículo pode ter passado por batidas, tido peças retiradas e/ou danificadas, o que pode prejudicar a sua qualidade.

Outro fator que compromete os veículos provenientes de roubo/ furto é que há seguradoras que não aceitam fazer o seguro ou ainda impõe limitações ou valores mais altos.

Do mesmo modo, grande parte das instituições financeiras também não aceita fazer o financiamento de veículos proveniente de sinistros.

Por isso, antes de comprar um veículo é preciso saber se o mesmo tem em seu histórico roubo/ furto e, a partir daí, analisar se os prós e contras do investimento.

Como consultar a placa de veículo roubado?


É possível consultar a placa de veículo roubado a partir de serviços de consultas privados oferecidos em sites na internet.

Neste serviço mais específico, é possível a partir da placa do veículo saber a data da ocorrência, número do Boletim de Ocorrência (BO), data de devolução do veículo, órgão de segurança e entre outras informações.

Outra forma de consulta de veículos roubados é a partir de aplicativos para smartphones, como o “Sinesp Cidadão” da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Este aplicativo é gratuito.

Neste aplicativo, basta você digitar o número da placa do veículo e se ele tiver sido roubado/ furtado vai aparecer a mensagem em vermelho “VEÍCULO ROUBADO”.

Como saber se um veículo foi roubado consultando pelo RENAVAN


É também possível fazer a consulta a partir do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). Esta numeração pode ser encontrada no Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo, que é concedido quando é feito o licenciamento anual do veículo.

O RENAVAM é o registro único do veículo, que permite saber todo o histórico dele desde a sua fabricação até o descarte. Estas informações são de responsabilidade do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que repassa aos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) de cada estado.

Para fazer a consulta, basta acessar o Portal de Serviços do (DENATRAN), a partir do link: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/login

Contudo, antes é preciso realizar um cadastro no site com seu CPF e criando uma senha.

Após isso, você acessa o menu de serviços disponibilizado do lado esquerdo a opção veículo para fazer a consulta.

Vai ser pedido o Código RENAVAN, Placa e CPF/ CNPJ do proprietário. Veja a imagem abaixo:

consultar placa de veículo roubado

Em geral, no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) também é possível fazer essa consulta.

Busque no site do órgão do seu estado se é oferecida a “Consulta de veículos”. Em geral, é solicitado o número do RENAVAN e a placa do veículo para a consulta.

Em caso de você desejar fazer a consulta pessoalmente a um posto de atendimento do DETRAN de sua cidade para fazer a consulta da situação do veículo. Para isso, é necessário levar consigo as informações necessárias acerca do veículo para que a consulta possa ser feita.

Conseguimos tirar suas dúvidas de como consultar placa de veiculo roubado?

Como vimos, esta consulta é essencial principalmente para aquelas pessoas que vão comprar um veículo usado, seja de revendedoras ou diretamente com o proprietário. É sempre bom fazer uma pesquisa detalhada antes de fechar a compra.

Isso porque, um veículo com a chamada “ficha suja” pode ser mais barato, mas se você pretender revendê-lo mais a frente pode ter dificuldades e até mesmo prejuízos.

Vale a pena ler também: