Consultar multas Detran PI

Se você é motorista no Estado do Piauí e deseja verificar pela internet se há infrações em seu nome, preparamos um guia prático com passo a passo para consultar multas Detran PI.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran PI) o órgão a nível estadual que possui entre suas atribuições administrar o trânsito, o que inclui a capacitação de condutores e aplicação de punição para infrações.

Se você cometeu algum deslize enquanto dirigia e suspeita que tenha sido multado, o mais recomendado é fazer o monitoramento de sua situação pelo site do Detran. Algumas das atitudes mais comuns que desencadeiam em multas são:

  • Não atentar ao radar/ lombada eletrônica e dirigir com limite de velocidade acima do permitido;
  • Estacionar em locais proibidos;
  • Não sinalizar antes de fazer uma conversão;
  • Ser autuado dirigindo pelo acostamento;
  • Parar em cima da faixa de pedestre;
  • Andar com o farol do veículo apagado.

A infração tem um prazo de 30 dias para entrar no sistema do Detran. Este prazo independente se a multa foi aplicada por meio eletrônico ou manual. É durante estes 30 dias que o motorista é notificado por correspondência da infração cometida.

Monitorar constantemente se há multas registradas em seu nome, evita que o motorista seja pego de surpresa e acabe tendo sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por excesso de pontos, já que ao contabilizar 20 pontos ou mais em um período de 12 meses, o motorista fica impedido de dirigir.

Como consultar multas Detran de Pernambuco pela internet


A internet trouxe muitas facilidades para nossa vida. Se antes era preciso enfrentar longas filas para fazer a consulta de multa ou simplesmente esperar ser notificado, atualmente é possível fazer a consulta de multas sem sair de casa a partir de qualquer aparelho com acesso à internet.

Preparamos um passo-a-passo com imagens para você consultar multas Detran PI. Confira:

Passo 1: Consulta de multas Detran PI

Para verificar a existência de multas, a forma mais fácil que encontramos foi acessar esta página. Você pode clicar AQUI ou copiar e colar o endereço http://taxas.detran.pi.gov.br/inicio/index.jsf na barra de endereços de seu navegador e selecionar o campo “MULTAS”.

consultar multas Detran PI

Passo 2: Coloque as informações necessárias

Coloque as informações requeridas, que são número da placa, RENAVAN e os caracteres de segurança. Após isso, clique em “Consultar”.

multas detran PI

Você será direcionado a uma outra página que vai mostrar se há ou não multas em seu nome.

Como consultar a pontuação da CNH no Detran PE


Todos os motoristas brasileiros estão sujeitos à adição de pontos em sua CNH conforme forem cometendo infrações enquanto dirigem. Ao atingir 20 pontos ou mais em um período de 12 meses, o condutor perde a CNH e precisa passar por um curso de reciclagem para recuperá-la.

Dirigir com prudência é a forma mais eficaz de evitar ter pontos gerados em seu nome e manter o direito de dirigir. É possível fazer o monitoramento dos pontos da CNH e saber como anda sua situação. Veja a seguir como:

Passo 1: Acessando a pontuação

Ao clicar AQUI você irá ser redirecionado ao site oficial do Detran PI.

Caso queira, também pode copiar (Crtl+C) e colar (Crtl+V) na barra de endereços de seu navegador de acesso à internet: http://www.detran.pi.gov.br/. No site, há o oferecimento de diversos serviços aos motoristas do Piauí.

Na página inicial do site do Detran PI há uma área específica para a consulta de pontos na CNH:

consultar pontos detran PI

Coloque a numeração do seu Renach ou PGU, confirme as letras de segurança e clique em “Consultar” para saber se há pontos em sua CNH.

Como consultar multas Detran PI pessoalmente


Se você ainda tiver alguma dúvida e preferir realizar a consulta de multas pessoalmente no Detran PI, basta ir a um posto do Detran em sua cidade portando os seus documentos e o do carro.

Durante o atendimento, diga que deseja fazer a consulta de multas em seu nome. É provável ainda que o atendente lhe dê informações sobre a possibilidade de parcelamento do valor ou ainda dos recursos disponível.

Seja pela internet ou pessoalmente, recomenda-se que a consulta de multas e da pontuação da CNH seja feito constantemente. Assim, escolha a opção mais cômoda para você e se mantenha sempre informado!

Vale a pena ler também: