Consultar multas Detran PA

Se você é motorista no Estado do Pará e deseja saber se há infrações de trânsito em seu nome, preparamos um guia explicativo de como consultar multas Detran PA.

O Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran PA) é o órgão responsável a nível estadual pela administração do trânsito. Dessa forma, cuida da formação e capacitação dos motoristas e aplicação de multas em caso de infração.

Caso você tenha cometido alguma irregularidade que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração ou ainda para fazer o monitoramento constante do seu Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), é recomendado fazer o monitoramento constante junto ao Detran do seu Estado.

As infrações possuem o prazo de 30 dias para serem registradas no sistema do Detran, seja ela aplicada por meio digital ou manual. Dentro desse período, o motorista é notificado via carta enviada pelos Correios que cometeu uma infração.

Ao acompanhar sua situação pelo site do Detran, você evita ser pego de surpresa e também se prepara no caso de querer entrar com um recurso para o anular a multa.

Como consultar multas Detran PA pela internet


Com as facilidades do mundo digital, o motorista não precisa mais enfrentar longas filas para fazer a consulta de multas, pois esse e muitos outros serviços podem ser feitos pelo site do Detran.

O procedimento é bem simples. Preparamos um passo-a-passo com imagens para você que deseja consultar multas Detran PA. Confira a seguir:

Passo 1: Acesse o site oficial do Detran do Pará

O primeiro passo é acessar o site oficial do Detran do Pará. Você pode clicar AQUI para ser direcionado ao site. Ou ainda copiar (Ctrl + c) e colar (Ctrl + v) este link na barra de endereços de seu navegador de acesso à internet: http://www.detran.pa.gov.br/

Passo 2: Serviços on-line do Detran PA

Para fazer a consulta de multas, clique no campo “Serviços on-line – Veículos e Habilitação” no lado esquerdo do site. Veja na imagem a seguir:

consultar multas detran PA

Passo 3: Consultar multas Detran-PA

Você será direcionado à uma página com diversos serviços ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao veículos. Escolha na coluna “Serviços – veículos” o campo “Consulta Veículo/ Infração (Detalhada)”.

consulta de multas Detran Pará

Passo 4: Colocando suas informações

Após isso, irá aparecer um campo para colocar o número da placa, número do RENAVAM.

multas detran PA

Após digitar a sequência dos caracteres de segurança e aperta em “Confirmar”.

Como consultar a pontuação da CNH no Detran PA


Todos os motoristas somam pontos em sua CNH conforme for cometendo infrações. No caso de atingir 20 pontos ou mais em um período de 12 meses, o motorista tem sua CNH suspensa e só vai poder dirigir novamente de forma legal, será preciso passar por um curso de reciclagem.

Passo 1: Acessando a pontuação

A pontuação é acessada na mesma página que você faz a Consulta de Veículo/ Infração, que ensinamos anteriormente.

Mas, dessa vez, você escolhe a na coluna “Serviços Habilitação”, no canto esquerdo, a opção “Consulta Pontuação CNH”.

consultar pontos na habilitação Detran PA

Passo 2: Coloque suas informações

Será preciso colocar número de seu CPF e digitar os caracteres de segurança e clicar em “Confirmar”.

pontuação na CNH Detran PA

Na próxima tela vai aparecer todos os dados sobre a pontuação de sua CNH.

Como consultar multas Detran PA pessoalmente


Se você for mais tradicional e, mesmo com a comodidade da internet, ainda preferir fazer a consulta de multas pessoalmente no Detran PA, basta se deslocar a um ponto de atendimento do órgão em sua cidade.

Ao chegar lá, informe que deseja fazer a consulta de multas e/ou pontuação de sua CNH. Não se esqueça de levar seus documentos e do carro.

Através do site ou presencialmente em um posto de atendimento do Detran, o processo para consultar multas Detran PA é muito simples e rápido. Sabendo disso, não deixe de sempre consultar se há multas em seu nome e a pontuação de sua CNH.

Vale a pena ler também: