Consultar multas Detran MT

Se você é motorista habilitado no Estado do Mato Grosso e deseja informações se há infrações em seu nome, preparamos um guia com o passo a passo de como consultar multas Detran MT.

O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran MT) é o órgão, a nível estadual, responsável pela coordenação, planejamento e execução de ações ligadas ao trânsito como um todo, como capacitação de condutores, documentação, educação para o trânsito, habilitação de motoristas e entre outros serviços.

Não é raro os motoristas cometerem alguma irregularidade, seja por desatenção ou por não lembrarem que aquilo é passível de multa.

Por este motivo, é muito importante fazer o monitoramento constante e saber há algum tipo de multa atribuída a você. E isso é possível fazer pela internet, no site do Detran de seu estado.

O prazo para as infrações de trânsito serem registradas no sistema do Detran é de 30 dias. Nesse tempo, o condutor também recebe a notificação oficial da infração por correspondência.

Como consultar multas Detran MT pela internet


A internet trouxe muitas facilidades para a vida de todos. Se antes era preciso entrar em longas filas e perder tempo para consultar multas, hoje não é preciso sair de casa para fazer diversos serviços que estão disponíveis no site do Detran.

Confira a seguir o passo-a-passo de como consultar multas Detran RMT pela internet:

Passo 1: Acesse o site oficial do Detran do Mato Grosso

A primeira coisa que você tem que fazer é entrar no site oficial do Detran do Mato Grosso. Clique AQUI para ser direcionado ao site.

Ou ainda você pode copiar (Ctrl+c) e colar (Ctrl+v) o link na barra de endereços de seu navegador de acesso à internet: https://www.detran.mt.gov.br/

Passo 2: Faça a consulta de multas

A opção para fazer a consulta tanto da pontuação da CNH quanto da infração atribuída ao veículo está logo na página inicial.

Para fazer a Consulta da Habilitação, você precisa da numeração de seu Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e CPF. Já para a Consulta de seu Veículo, é necessário o número da Placa e RENAVAM. Após isso, clique em “Consultar”. Veja na imagem abaixo:

Consultar multas Detran MT

Ao consultar sua habilitação, é possível ter informações de como está sua pontuação. Lembando que ao tirar sua CNH, os motoristas estão passíveis de terem pontos adicionados em seu Renach, conforme cometem infrações.

A pontuação varia de acordo com a infração e ao completar 20 pontos, o condutor tem sua CNH suspensa e só pode voltar a dirigir após realizar um curso de reciclagem para motoristas.

Por isso, é importante fazer o acompanhamento constante da pontuação e de multas e, dessa forma, evitar ser pego de surpresa e ter a CNH suspensa e, com isso, perder temporariamente o direito de dirigir.

Como consultar multas Detran MT pessoalmente


Se mesmo com as facilidades de fazer esse serviço pelo site no conforto de sua casa, você ainda estiver dúvida e desejar fazer a consulta de multas pessoalmente no Detran RM, basta ir a um posto de atendimento do órgão em sua cidade.

É imprescindível levar seus documentos e o do carro para fazer a consulta de multas e/ou pontuação atribuída a sua CNH. Leve seus documentos e o do veículo e, ao chegar lá, diga que quer fazer a consulta de multas e/ou pontuação de sua CNH.

Tanto na internet quanto indo pessoalmente ao Detran mais próximo, para consultar multas Detran MT é muito simples e rápido. Sabendo disso, escolha a opção mais cômoda para você e se mantenha sempre informado em relação sua situação como motorista.

Vale a pena ler também: