Consultar multas Detran MA

Se você é motorista no Estado de Maranhão, preparamos um guia prático com imagens para lhe ensinar o passo a passo de como consultar multas Detran MA.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran MA) é o órgão por fazer cumprir e valer as normas de trânsito instituídas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela capacitação dos condutores. Por cuidar da administração do trânsito, cabe ao Detran atuar na aplicação de multas, no caso do motorista cometer uma infração.

Há diversas atitudes comuns no trânsito que são passíveis de infração, como: não sinalizar previamente antes de uma conversão, furar o trânsito pelo acostamento, andar com os faróis queimados ou apagados à noite, dar marcha ré para sair de faixas congestionadas, parar em cima da faixa de pedestre e entre outras situações.

Assim, se você desconfia que pode ter recebido uma multa por algum tipo de deslize que cometeu no trânsito, recomenda-se que você faça a consulta constantes se há pendências em seu nome no Detran.

Vale lembrar, que o prazo para a multa entrar no sistema do Detran é de até 30 dias. Neste período, o condutor também será autuado da infração por meio de uma correspondência.

Ao estar sempre atento e fazer o monitoramento constante de seu Registro Nacional de Habilitação (Renach), você evita ter surpresas desagradáveis, além de também poder acompanhar a adição de pontos em sua CNH.

Como consultar multas Detran MA pela internet


Os Detrans de todos os estados disponibilizam o serviço de consulta de multas pela internet.

O procedimento é bastante simples. Confira a seguir o passo a passo de consultar multas Detran MA.

Passo 1: Acesse o site oficial do Detran do Maranhão

Você pode clicar AQUI para acessar o site oficial do Detran MA. Ou também copiar (Crtl+c) e Colar (Crtl+v) este link na barra de endereços do navegador que você usa para usar a internet: http://www.detran.ma.gov.br/#

Passo 2: Clique na opção “Infrações”

Logo na página inicial, há a opção para fazer a consulta de infrações no campo “Serviços em Destaque”, menu “Veículos”, opção “Consulta de Infrações”. Veja na imagem abaixo:

Consultar multas Detran MA

Passo 3: Consulta de multas

Após isso, você será direcionado para uma página que solicita o número da Placa e do Renavan do veículo e clicar em “Pesquisar”.

Você poderá consultar a data, hora e local em que a infração foi cometida, status da multa, valor a ser pago e o auto de infração.

Consulta de multas Detran MA

Após isso, irá aparecer se há multas, o andamento de processos de recursos e outras informações:

Como consultar multas Detran MA pessoalmente


Se mesmo com as praticidades oferecidas pelo site do Detran MA, você ainda preferir fazer a consulta de multas pessoalmente, o mais indicado é ir a um posto de atendimento do órgão em sua cidade.

Para qualquer consulta, é necessário levar seus documentos completos e a documentação do veículo. Durante o atendimento, você também poderá pedir informações sobre a possibilidade de parcelamento do valor da multa e o que fazer para entrar com recurso.

No atendimento presencial, você pode também fazer a consulta de pontos de sua CNH. Todo o motorista habilitado no Brasil tem pontos adicionados em sua carteira que estão relacionados ao nível da infração cometida.

Ao somar 20 pontos ou mais, o condutor tem sua carteira de habilitação suspensa e só poderá voltar a dirigir após fazer um curso de reciclagem para motoristas. Por isso, é extremamente importante fazer o controle de pontos de sua CNH.

Seja utilizando os serviços disponíveis no site ou em um posto de atendimento, consultar multas Detran MA é muito simples e rápido. Escolha a melhor opção para você e se mantenha sempre informado sobre a situação de sua CNH e de seu veículo.

Vale a pena ler também: