Consultar IPVA atrasado pelo Renavam

É possível consultar o IPVA atrasado pelo RENAVAM? Neste texto vamos falar sobre isso!

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação financeira anual dos proprietários de veículo. Este imposto é cobrado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), que é um órgão estadual.

Sendo assim, é importante está atento aos prazos para não perder a data. O pagamento é feito em forma de rodízio, de acordo com a terminação da placa do veículo e pode ser parcelado.

O valor arrecadado com o IPVA é destinado em 40% para o município em que o veículo está registrado.

Os outros 40% repassado ao governo estadual. Já os 20% restante são, por lei, destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O IPVA pode ser usado para que seja feita a manutenção da infraestrutura das vias, mas também pode ser aplicado a outros fins.

O que ocorre se o IPVA estiver atrasado?


Se você atrasar o IPVA de seu veículo, vai ter que arcar com os juros para regularizar a situação.

Entretanto, a maior consequência é que de acordo com o segundo parágrafo do Art. 131 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o não pagamento do IPVA impede a renovação do licenciamento anual.

Isto é, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é a permissão para o condutor circular livremente pelas vias do território nacional.

O licenciamento trata-se de uma forma de atestar que o veículo está em conformidade com as normas ambientais e de segurança estipuladas pela legislação de trânsito.

Conduzir um veículo sem licenciamento é uma infração de natureza gravíssima, com adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

Como medida administrativa, o veículo também é recolhido para um pátio público.

consultar ipva atrasado pelo Renavam

Como consultar IPVA atrasado pelo Renavam?


É possível consultar o IPVA atrasado pelo RENAVAM, que nada mais é do que o Registro Nacional de Veículos Automotores.

O RENAVAM é uma forma de unificação de todos os veículos cadastrados junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de cada estado, sendo um número de identificação único de cada veículo, ou seja, é intransferível.

Este número consta no CRLV do veículo, que é o documento do licenciamento que o motorista deve ter consigo ao dirigir.

A consulta do RENVAM pode ser realizada de acordo com a portaria Nº 65/2002 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) a partir dos sites: http:www.denatran.gov.br ou http:www.mj.gov.br

É preciso ter em mãos o número do CPF/ CNPJ do proprietário, placa do veículo e o RENAVAM do veículo para fazer a consulta, em que é possível obter diversas informações sobre o veículo, como:

  1. Existência de débitos, como multas, IPVA e Seguro DPVAT;
  2. Se o veículo tem em seu histórico roubo ou furto;
  3. Os dados do veículo deste a sua vida útil até o seu descarte, o que inclui marca/ modelo, ano de fabricação, chassi, número da placa, Unidade da Federação em que foi registrado, município, cor, tipo de veículo e entre outras informações;
  4. Se o veículo tem qualquer tipo de restrições;
  5. Os proprietários que veículo já teve;
  6. Alterações e mudanças de características já feitas no veículo.

A pesquisa do RENAVAM é essencial quando se vai comprar um carro usado, pois é uma forma de saber todas as informações do veículo e analisar se a compra é um bom negócio.

Como vimos, é possível consultar o IPVA atrasado pelo RENAVAM e este é um processo bastante simples que pode ser feito pelo site do DENATRAN.

Agora que você já sabe como fazer a consulta do IPVA atrasado, recomendamos que não perca tempo para fazer a regularização de sua situação.

Atente também para débitos como multas e Seguro DPVAT, que são essenciais para fazer o licenciamento anual do veículo.

Vale a pena ler também: