Consultar histórico do veículo pela placa: É possível?

Tem como consultar histórico do veículo pela placa? Neste texto vamos falar sobre isso!

A consulta do histórico do veículo é importante, seja se você vai comprar um veículo usado ou para saber se há alguma pendência no seu veículo.

Há diversos sites que oferecem esse serviço de consulta do histórico do veículo pela placa. Mas, é preciso pagar uma taxa para acessar esses serviços. Entretanto, este serviço é cobrado.

Como consultar histórico do veículo pela placa grátis


O que muita gente não sabe é que é possível consultar histórico do veículo pela placa gratuitamente.

Esta pesquisa, de forma resumida, pode ser feita no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de seu estado.

Para achar mais facilmente este serviço, sugerimos que você digite na barra de pesquisa do Google os seguintes termos: “Consulta de Veículo pela Placa DETRAN do seu Estado”. Por exemplo: “Consulta de Veículo pela Placa DETRAN RJ”.

Nesta consulta resumida, é possível obter os seguintes dados do veículo:

  • Informações de Identificação: Ano de fabricação, categoria do veículo, marca/ modelo, ano do modelo, município de emplacamento, jurisdição e procedência;
  • Informações- Jurídico-Administrativas: Ano de Licenciamento, Data de Licenciamento. Situação do Licenciamento, Situação do IPVA, Situação do Seguro DPVAT e Status do Veículo;
  • Características Físicas do Veículo: Cor, Tipo de Veículo, Potência, Cilindradas, Capacidade de Carga, Capacidade de Passageiros, Tipo de combustível, Se tem carroceira, Espécie de Veículo, Capacidade Máxima de Tração (CMT) e Peso Total Bruto (PBT);
  • A existência de restrições Financeiras e Impedimentos Administrativos, Judiciais;
  • Presença de infrações e o status das mesmas.

Veja a seguir um exemplo de consulta pela placa feita no site do DETRAN:

consultar histórico do veículo pela placa

A consulta no site do DETRAN se restringe à base estadual de dados acerca do veículo.

Para fazer uma consulta com base nacional, o motorista deve fazer a consulta do veículo no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Como fazer a consulta do veículo no DENATRAN


Para fazer a consulta do veículo no site do DENATRAN, é preciso ter o número da placa, CPF ou CNPJ do proprietário e o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

Este registro consta no Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) e no Certificado de Registro de Veículos (CRV) do veículo, que é o documento do licenciamento que o motorista deve ter consigo ao dirigir.

  1. Existência de débitos, como multas de infrações, IPVA e Seguro DPVAT;
  2. Se o veículo possui em seu histórico situações de roubo/ furto e envolvimento em acidentes;
  3. As informações referentes ao veículo deste a sua vida útil até o seu descarte, como marca/ modelo, ano de fabricação, chassi (NIV), tipo de combustível, número da placa, jurisdição, município, cor, tipo de veículo e entre outros dados;
  4. Se o veículo está com algum tipo de restrição;
  5. O número de proprietários que o veículo já teve;
  6. O histórico de alterações e mudanças de características realizadas no veículo durante sua vida útil;
  7. Situação do licenciamento.

A pesquisa a partir do RENAVAN é de extrema importância quando se pretende comprar um carro usado. Esta é a única forma segura de saber todo o histórico do veículo.

Vale lembrar, que veículos que possuem em seu histórico roubo/ furto são desvalorizados em até 20% de acordo com a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica), que diz respeito ao preço médio de veículos no mercado nacional.

Isso ocorre, pois se admite que o veículo possa ter tido peça trocadas e/ou danificadas durante o sinistro.

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre se é possível consultar histórico do veiculo pela placa.

Como vimos, essa consulta é muito importante tanto para aqueles que são proprietários e que precisam ficar atentos à situação de seus veículos perante aos órgãos de trânsito quanto para aquelas pessoas que desejam comprar um veículo.

Vale a pena ler também: