Consulta de multas Detran PR

Você mora no Paraná e não sabe como verificar se existem infrações no seu veículo? Com a leitura desse artigo você vai saber como fazer sua consulta de multas Detran PR por meio da internet e pessoalmente.

Verificar infrações do veículo é muito importante, isso porque esse é um problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível. As infrações costumam gerar multas que devem ser pagas.

Em algumas situações se você não resolver o problema pode perder pontos na carteira e ainda correr o risco de não dirigir. Tenho certeza que não é isso que você quer, afinal está aqui.

Muita gente também tem dificuldade em fazer a consulta de multas Detran PR e não foi a toa que a elaboração desse texto foi necessário.

Espero que você consiga compreender o passo a passo a seguir. Fiz da forma mais simples e clara para que você compreendesse.

Como fazer consulta de  multas Detran PR pela internet


Como a internet veio para nos ajudar, a primeira coisa que vou te ensinar é como consultar multas do Detran PR dessa forma. Apesar de ser bem mais prático dessa forma, não é todo mundo que tem facilidade com isso.

Por isso eu montei um passo a passo bem simples e com imagens que vai te ajudar a consultar multas e até outras informações sem você nem precisar sair de casa.

Observe a seguir:

#1 – Acesse o site do Detran PR

O primeiro passo é muito intuitivo: você precisa acessar o site oficial do Detran PR. Você pode fazer isso clicando aqui ou colocando o endereço a seguir na sua janela da internet: http://www.detran.pr.gov.br/.

Assim que fizer isso você vai dar diretamente no site oficial do Detran do Paraná, igual como está na figura abaixo.

Consulta de multas Detran PR

#2 – Acesse a área de veículo

Logo depois da logomarca do Detran PR você vai encontrar alguns retângulos coloridos, um do lado do outro. O primeiro é motorista e o segundo, na cor laranja, é o de veículo. É justamente nesse botão que você precisa clicar.

Confira a imagem:

fazer consulta de multas Detran PR

#3 – Acesse a área para verificar a situação do veículo

Depois que você aperta em veículo você é redirecionado para uma nova página com áreas diferentes de serviços relacionados ao seu veículo.

Você vai acessar a área “Seu veículo” e clicar em “Verifique a Situação (IPVA, Extrato, Multas)”. É a área que está destacada na imagem abaixo.

consultar multas detran pr

#4 – Informe o número do seu Renavam

Você vai ser direcionado para uma página onde será necessário informar o número do seu Renavam e também repetir letras e números que aparecem em um campo – isso é necessário para confirmar que você é uma pessoa interessada na consulta.

A partir disso você terá acesso a todas as informações e poderá fazer a consulta de multas Detran PR.

como consultar multas Detran PR

Como fazer consulta de  multas Detran PR pessoalmente


Mesmo dando praticidade, algumas pessoas não confiam e nem gostam muito da utilização da internet para verificação de coisas tão pessoais. Se essa é a sua situação, não se preocupe. Existem basicamente duas formas diferentes de consultar suas multas pessoalmente.

Vou apresentar a você as duas e você escolhe com qual quer resolver o seu problema.

Observe:

Fazer consulta de multas Detran PR na unidade

A mais tradicional e comum é a consulta de multas se dirigindo até a unidade mais próxima do Detran na sua região. É preciso levar os seus documentos pessoais e todos os documentos do carro também.

Assim que se chega a unidade você precisa retirar uma senha relacionada ao serviço que vai dispor e aguardar ser chamado.

Na sua vez um atendendo irá te dar todas as informações que você precisa.

Fazer consulta de multas Detran PR com um despachante

Caso você não queira ir até uma unidade do Detran ou more muito longe de uma, também é possível fazer a consulta de multas Detran PR com o auxílio de um despachante.

O despachante é um profissional que representa o Detran e pode agilizar alguns processos. Você só precisa encontrar esse profissional, levar os seus documentos e solicitar que verifique se há infrações com o veículo.

A diferença é que nessa situação será necessário pagar uma taxa que pode variar de R$5 a R$20.

Vale a pena ler também: