Como voltar a dirigir depois de muito tempo?

Há muitas pessoas que são habilitadas, mas não se sentem seguras de dirigir, seja por ter deixado de praticar a muito tempo, por medo ou por ter sofrido algum tipo de trauma. Neste texto, iremos lhe dar dicas de como voltar a dirigir depois de muito tempo.

Depois de muitos anos, a pessoa perde a prática de dirigir, mas é possível reverter esse fato e voltar a dirigir.

É importante ainda ter consciência de que você passou por todo o processo de habilitação e foi aprovado, sendo esta é uma grande prova que pode dirigir se deixar o medo, a ansiedade e insegurança de lado.

Confira 6 dicas de como voltar a dirigir depois de muito tempo:

1 – Busque ajuda profissional de saúde


Em casos em que o medo de dirigir vem de algum trauma sofrido no trânsito, a primeira coisa a ser feita é trabalhar o lado emocional para conseguir ter segurança para dirigir.

O medo é uma forma de defesa e trás consigo a insegurança e ansiedade, que dificultam ainda mais para que a pessoa consiga dirigir e tenha autocontrole no trânsito.

Nesse ponto, um psicólogo ou terapeuta pode lhe ajudar a superar esse bloqueio, pois este profissional vai trabalhar na buscar a origem do motivo de você ter medo de dirigir e, após isso, desenvolver métodos técnicas eficientes para que você possa superar qualquer tipo de trauma que lhe impede de voltar a conduzir.

como voltar a dirigir depois de muito tempo

2 – Faça aula para habilitados


Após muito tempo sem dirigir, é normal perder a prática e até mesmo se esquecer de algumas coisas.

Por isso, as autoescolas oferecem o serviço de aulas para habilitados que trabalha o aspecto técnico e prático de dirigir.

Os instrutores que dão aulas para habilitados são profissionais treinados fazer com que os alunos vençam seus temores e consigam dirigir novamente.

Com isso, a pessoa passa a ter mais segurança na direção para voltar a dirigir sem medo.

3 – Comece a dirigindo pequenas distância


A melhor forma de perder o medo de dirigir é começar por pequenas distâncias, como o quarteirão próximo de sua casa, por exemplo.

Essa é uma forma de praticar e se familiarizar novamente com o funcionamento do veículo.

É comum as pessoas terem medo da direção por inexperiência com um automóvel. Por isso, começar a praticar, mesmo que em curtas distâncias, é essencial para relaxar e ganhar experiência no volante.

Conforme você sentir mais segurança em dirigir, poderá começar a conduzir por distâncias maiores.

4 – Pense antecipadamente no percurso


Quando você for dirigir por distâncias mais longas, o recomendado é consultar o GPS para traçar o caminho.

Isso fará com que você não fique com medo de se perder caminho.

O GPS pode fazer com que você tenha mais calma em dirigir, pois vai lhe indicar os caminhos mais fáceis e seguro para seguir.

5 – Tenha companhia na hora de dirigir


Voltar a dirigir com alguém ao seu lado e que lhe dê confiança pode tornar o processo mais fácil e seguro.

Além disso, caso seu acompanhante dirija pode lhe dar macetes de trânsito.

6 – Veículos automáticos são boas opções


Os veículos automáticos não precisam de troca de marchas. Por isso, são mais fáceis de serem guiados, em especial por quem não tem muita prática.

Além disso, eles também não morrem com facilidade, o que é uma grande facilidade para quem está voltando a dirigir.

O segredo de como voltar a dirigir depois de muito tempo é ter paciência e manter a calma. Siga nossas dicas, comece aos poucos e não desista! Você vai ver que logo o medo de dirigir ficará no passado.

Vale a pena ler também: