Como saber se a moto é roubada pelo chassi?

O chassi é a numeração padrão adotada desde 1980 para que seja feita a identificação no momento da fabricação. Esta numeração é utilizada em todos os tipos de veículos automotores e carrocerias.

Deste modo, a numeração é gravada durante a montagem do veículo e apresenta os seguintes dados:

  • Local de fabricação;
  • Ano;
  • Marca Modelo;
  • Numero de Montagem;

Conforme os números, o inicial indica o local de fabricação, depois segue uma letra que indica o país e depois o fabricante. Já as demais letras são as informações do veículo como dito acima.

Função do chassi


O chassi tem como finalidade identificar a série de fabricação que abrange outras finalidades, como chamadas de recall, definição da série de um determinado modelo. Inclusive ele é válido para evitar as adulterações.

Atualmente esta prática é comum em veículos furtados ou que sofreram acidentes e foram recuperados. No geral o objetivo é que o mesmo volte a ter valor no mercado e seja aprovado por financiamentos e seguradoras. Para dificultar, a chassi é marcada na estrutura metálica, para evitar a sua alteração.

Leia também: Consultar veículo pelo chassi

Como saber se a moto é roubada pelo chassi

Como fazer a identificação da remarcação do chassi


O indicado é fazer o decalque do chassi e verificar as informações, neste caso é preciso inserir as informações na numeração do câmbio, motor, placa e RENAVAM.

O RENAVAM (Registro Nacional de Veículo) serve como um documento de identificação. Através deste documento é possível ter o histórico do veículo, informações de multas, licenciamento, entre outros.

O RENAVAM vem impresso em cima do seu CRLV (Certificado de Licenciamento do Veículo).

Deste modo, o usuário tem dado como furtos, mudanças de donos, multas, características, emplacamento, licenciamento entre outras informações.

Sendo assim, estas informações ficam disponíveis pelo DENATRAN na qual distribui os dados para os DETRANS de cada estado.

Pesquisa da placa


O usuário pode fazer a consulta da sua moto e saber todos os seus detalhes. Deste modo, se você não possui o RENAVAM do veículo, mas apresenta a placa do veículo, basta entrar no site do DETRAN do seu estado.

Através da consulta é possível ter as informações cadastradas do automóvel. Com a consulta por placa o usuário vai ter dados sobre o RENAVAM, ano de fabricação, marca e modelo, cor, se possui financiamento, município e estado atual, entre outros.

Para fazer a pesquisa por placa:

  • O usuário deve acessar o DETRAN do seu estado;
  • Em seguida deve apresentar a placa do seu veículo para verificar as informações.
  • Na consulta, o mesmo tem direito ao registro completo do veículo.

Consulta pelo chassi


A consulta pelo chassi permite que o mesmo também saiba se a sua moto foi roubada. Através do código, basta seguir as etapas para ver o histórico do seu automóvel.

Como apresentado, o chassi é a identificação do veículo, portanto, esta numeração é a forma padrão de fazer a identificação do veículo, por isto é considerada universal e usada em todos os veículos.

Todos os veículos fabricados seguem uma série, e entra na categoria automóvel, caminhões, ônibus, entre outros tipos de transporte.

O número do chassi pode ser definido como identidade do veículo e com o código é possível ter as informações vinculadas no histórico do memso. Para a consulta:

  • O interessado deve acessar o site do DETRAN do seu estado.
  • Após escolher a opção de consulta, o mesmo deve digitar os 14 números do chassi.
  • Coloque o código e espere por todas as informações da moto.

Contatos do DETRAN por estado


Atualmente o DETRAN é o órgão responsável pela fiscalização de veículos terrestres. Como consequência ele possui propriedade em veículos automotores, entre ele automóveis, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, caminhões, ciclomotores, tratores, jet-skis, barcos, lanchas, aviões de esporte e lazer.

Para efetuar a consulta pelo chassi, o usuário precisa fazer individualmente. Neste caso ele precisa acessar o DETRAN do seu estado para o processo.

Para auxiliar, confira a lista completa de cada um, conforme o seu estado:

DETRAN Acre
DETRAN Alagoas
DETRAN Amazonas 
DETRAN Amapá
DETRAN Bahia
DETRAN Ceará
DETRAN Distrito Federal
DETRAN Espírito Santo
DETRAN Goiás
DETRAN Maranhão
DETRAN Minas Gerais
DETRAN Mato Grosso do Sul
DETRAN Mato Grosso
DETRAN Pará
DETRAN Paraíba

DETRAN Paraná
DETRAN Pernambuco
DETRAN Piauí
DETRAN Rio de Janeiro
DETRAN Rio Grande do Norte
DETRAN Rio Grande do Sul
DETRAN Rondônia
DETRAN Roraima
DETRAN Santa Catarina

DETRAN São Paulo
DETRAN Sergipe
DETRAN Tocantins