Como saber quantos donos teve um veículo?

Na hora de comprar um veículo usado é normal querer se informa sobre o histórico de proprietários. Neste texto, vamos ensinar como saber quantos donos teve um veículo?

No geral, a máxima nas negociações de compra e venda de um veículo é que aquele que teve um número menor de proprietários pode estar em melhor estado de conservação, sendo mais valorizado.

Por isso que é sempre interessante fazer a busca pelo histórico de proprietários.

Veja como saber quantos donos teve um veículo


Para saber quantos donos o veículo teve, você precisa ir até o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de sua cidade portando o CRLV do veículo.

A consulta no DETRAN é feita gratuitamente. Em alguns estados, é preciso fazer o agendamento prévio para o atendimento.

Há sites que fazem essa busca detalhada. Entretanto, este serviço é pago.

Para encontrar empresas que oferecem esse serviço, basta você pesquisar no Google as palavras chaves: Como saber quantos donos teve um veículo.

Esta consulta é feita levando em conta os pagamentos do licenciamento do veículo e das taxas DPVAT. A consulta também informa se o veículo era proveniente de outro estado e foi transferido.

Leia também: Consultar histórico do veículo pela placa

como saber quantos donos teve um veículo

Consulte outras informações do veículo


Antes de fechar a compra de um veículo seminovo ou usado, é essencial também saber outras informações, que podem ser acessadas pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

O RENAVAM trata-se de um sistema desenvolvido para fazer o registro de todos os veículos brasileiros a partir de uma única numeração, que não pode ser transferida para outro veículo.

Nesse registro vão constar informações desde a fabricação do veículo até o momento de seu descarte.

A numeração no RENAVAM pode ser encontrada no topo do Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV).

De acordo com a Portaria Nº 65/2002 do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), é possível fazer a consulta do RENAVAM nos sites: http:www.denatran.gov.br ou http:www.mj.gov.br.

Para isso basta ter o número do RENAVAM e o CPF ou CNPJ do proprietário. Nessa consulta é possível ter acesso às seguintes informações:

  1. Dados do veículo: chassi, placa, RENAVAM, marca/modelo, ano de fabricação, Unidade da Federação (UF), município, tipo de veículo, cor e tipo combustível usado;
  2. Débitos: IPVA, seguro DPVAT, multas, licenciamento;
  3. Possíveis restrições;
  4. Registro de roubo ou furto.

Por que é importante investigar o histórico do veículo?


Comprar um veículo é uma decisão que precisa ser analisada com cautela, já que é um bem em que você, na maioria das vezes, vai ter que fazer um investimento alto.

Além disso, as condições do veículo que vai ser comprado está diretamente ligada à segurança do motorista, passageiros e de todas as pessoas que fazem parte do trânsito.

Tendo esta perspectiva em mente, consultar as informações que citamos acima é um processo importantíssimo antes de se comprar um veículo seminovo ou usado.

Já que um carro que tenha registro de roubo ou furto, por exemplo, passa a ser desvalorizado e, muitas vezes, o proprietário tem dificuldade de encontrar uma seguradora que aceite fazer o seguro.

Além disso, no caso do carro ter restrições, multas e está em situação irregular, o mesmo pode ser apreendido, ainda que o novo dono não tenha relação com essas pendências.

Por isso, é muito importante saber tudo quanto for possível do histórico de um veículo antes de realizar uma compra, pois dessa forma é possível ponderar se o negócio vai ser vantajoso ou vai lhe dar dor de cabeça.

Agora que você já sabe como saber quantos donos teve um veículo e que é possível fazer essa consulta gratuitamente indo ao posto de atendimento do DETRAN, para complementar sua pesquisa, também recomendamos a consulta do RENAVAM para saber informações mais completas do veículo.

Vale a pena ler também: