Como saber o número da carteira de habilitação?

Você é recém-habilitado e está em dúvida em como saber o número da carteira de habilitação? Neste texto iremos lhe ensinar como fazer esta identificação.

Seja com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva ou com a Permissão Para Dirigir (PPD), há duas numerações na carteira de motorista que é muito importante para o motorista saber o que significa e para o que serve.

Estamos falando do Renach e do Número de Registro da CNH. A seguir, vamos falar mais sobre cada uma delas e suas especificações.

O que é o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach)


O Registro de Nacional de Condutores Habilitados (Renach) é uma numeração pela qual é possível fazer a consulta de todo o histórico do motorista, desde o processo de habilitação dos condutores.

As autoridades e órgãos responsáveis pelo trânsito costumam considerar este registro como o número mais importante da CNH.

Isso porque, no Renach há informações sobre infrações, vencimento da habilitação, pontuação, exames feitos para a retirada da CNH, endereço, mudanças de domicílio e etc.

número do renach da habilitação

Posso mudar o número do meu Renach?


De acordo com o parágrafo 7º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cada condutor corresponderá um único Renach, onde estarão agregadas todas as informações.

Assim, ainda que você perca sua CNH e precise tirar a segunda via, ou seja penalizado com a cassação da habilitação, sendo preciso passar por um processo de reabilitação, o Renach vai continuar o mesmo.

Este número de registro de condutores habilitados facilita para que os órgãos que atuam diretamente com a administração do trânsito, a nível municipal, estadual e federal tenham acesso às informações dos condutores habilitados, já que ficaria bastante complicado se essas autarquias não tivessem como consultar as informações dos condutores em um só lugar.

Onde encontrar o Renach em minha CNH?


Além da numeração do RG e CPF há ainda outros códigos numéricos na CNH. Por isso, muitas pessoas têm dificuldades de identificar o Renach.

Assim, como saber o número da carteira de habilitação? Este é um processo muito simples, pois a numeração do Renach está localizada no verso da CNH, logo abaixo da data de emissão do documento.

Entretanto, neste campo há duas sequências de números e, para que não haja confusão, a numeração do Renach é aquela que começa com duas letras, que correspondem a sigla do estado em que a CNH foi emitida.

Isto é, o código do Renach é composto por duas letras e nove algarismos.

Como saber o número da carteira de habilitação?


Como saber o número da carteira de habilitação

Enquanto que o Renach contém todas as informações do motorista, o número de registro que está impresso na CNH serve para que se faça a identificação do documento.

O número de registro da CNH está localizado na parte da frente do documento, em um campo logo abaixo da fotografia e está destacado em vermelho.

Em caso do motorista perder a sua CNH por excesso de pontos ou por infrações, será preciso passar por um processo de reabilitação, onde este número é alterado.

Entretanto, como falamos anteriormente, o Renach permanece inalterado.

Agora que você já sabe como saber o número da carteira de habilitação e o que essas numerações significam, fica mais fácil você fazer consultas e solicitar serviços perante o DETRAN de seu estado.

Algumas consultas podem ser feitas pelo site do DETRAN de onde você é habilitado ou ainda presencialmente em um posto de atendimento do órgão mais próximo.

Lembrando que vale a pena se manter constantemente informado sobre a adição de pontos em sua CNH, pois ao somar 20 pontos ou mais, o motorista tem a carteira suspensa e vai precisar passar por um curso de reciclagem para voltar a dirigir legalmente.

Vale a pena ler também: