Como saber a cor do veículo pelo chassi

Seja para refazer a pintura do seu veículo, que sofreu algum tipo de dano na lataria e afins, ou para saber se o veículo que você está querendo comprar já sofreu alterações na cor original, o número do chassi pode ser a sua solução! Neste artigo você verá como pode saber a cor do veículo pelo chassi.

Descobrindo a cor do veículo pelo chassi


Logo na porta do carro, bem na borda interior, geralmente existe um adesivo, neste adesivo existe o código da cor usada para fazer a pintura do carro. Este adesivo também pode ser posicionado em locais diferentes, pois isso varia de acordo com a fabricante. O adesivo pode facilmente lhe informar qual a cor original do veículo, assim você pode conferir se o mesmo ainda se mantém original ou sofreu alguma modificação e ou customização.

Obviamente uma pessoa que quer lhe vender um veículo, e alterou a cor do mesmo, se pensar um pouco irá remover tal adesivo para dificultar que você decifre qual a cor real do veículo. Mas é aí que entra o número do chassi.

O número do chassi do veículo informa diversos dados sobre o veículo, esse código de 17 caracteres carrega muito mais informações do que você pode imaginar sobre o seu carro, e nele é possível saber qual a real cor do veículo.

Como saber a cor do veículo pelo chassi

Para saber a cor do seu carro pelo número do chassi, basta acessar o site do Detran de seu estado e procurar por alguma opção que permita a consulta do veículo usando o número do Chassi. Essa opção geralmente está bem visível para qualquer um que acesse o site do Detran de seu Estado, sempre visando facilitar a vida dos condutores, portanto você não terá dificuldades para executar este tipo de consulta e descobrir qual a real cor do carro.

A consulta pela internet é rápida e evita gastar tempo se locomovendo até uma das unidades do Detran. Mas outra forma de consultar a cor do carro pelo chassi é ligando para uma concessionária ou oficina autorizada da marca do veículo, que poderá informar a cor do mesmo ao consultar no seu sistema o número do chassi, visto que é de costume que esses tipos de informações sempre estejam armazenados em um banco de dados da autorizada ou concessionária.

Leia também: Como consultar pontos na carteira

Como consultar a cor do veículo pela placa?


Usar a placa para saber a cor do veículo chega a ser mais simples dependendo do Estado no qual o veículo está registrado. Em algumas plataformas do Detran, é exigido que além da placa seja digitado o Renavam e o chassi do veículo para que a consulta seja feita, o que pode dificultar o processo.

Seja lá qual for a opção, o procedimento sempre é o mesmo, acessar o site do Detran do Estado em que o veículo permanece registrado, procurar por opções relacionadas à “consulta do veículo, consulta de placa ou situação do veículo” e então digitar a placa do mesmo, que se mantém registrada no documento do carro.

Agora que você já sabe como descobrir a cor do carro pelo Chassi, pela Placa ou observando o adesivo que vem no carro, evite dores de cabeça ao comprar um carro de alguém e faça antes todas as consultas necessárias, para garantir assim a melhor segurança para si mesmo, e ter a certeza de que está fazendo o melhor investimento possível.

Vale a pena ler também: