Como renovar CNH vencida há 3 anos?

Você está com a CNH fora da validade? Neste texto, vamos falar como renovar CNH vencida há 3 anos?

Muitas pessoas têm dúvidas se ficar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de um ano precisa repetir todo o processo para a retirada da primeira habilitação.

Se você for um condutor que dirige frequentemente, a renovação da CNH deve ser feita em um prazo de até 30 dias do vencimento do documento para que não se tenha problemas legais ao ser flagrado dirigindo com o documento vencido.

Entretanto, no caso de não renovar durante esse período, a CNH não é cancelada e o condutor não precisa passar por um novo processo de habilitação.

Porém, quando a CNH está vencida há mais de 5 anos, há algumas peculiaridades para a renovação que vamos falar a seguir.

Situação de CNH vencida há mais de 5 anos


Contudo, condutores que estiverem com a CNH vencida há mais de 5 anos que é necessário passar por um curso de atualização, que está previsto na Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Para esses condutores, é preciso fazer o curso de direção defensiva (10 horas/ aula) e Primeiros Socorros (5 horas/aula).

No curso de Direção Defensiva é ensinado ao condutor medidas de prevenção que têm por objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito ou ainda diminuir as consequências desses acidentes.

Este curso para motoristas é uma exigência desde 2004 para a obtenção e renovação da CNH;

Já o curso de Primeiros Socorros está ligado aos cuidados que se deve ter em caso de acidentes, dando ao condutor possíveis direções para ajudar que a vítima seja mantida em melhores condições até que o socorro adequado chegue.

Após a conclusão desses cursos, o condutor presta o teste teórico do DETRAN com o conteúdo das duas disciplinas. Neste exame, é preciso acertar 70% das questões.

como renovar cnh vencida há 3 anos

Veja como é feita renovação da CNH vencida a mais de 3 anos


Como vimos, só é preciso que motoristas com CNH vencida em um período superior a 5 anos façam curso para a renovação da CNH. Agora, vamos falar como renovar CNH vencida há 3 anos.

Para que seja feita a renovação da CNH, primeiramente é preciso verificar no site do DETRAN de seu Estado se é necessário fazer o agendamento para a renovação.

O condutor vai precisar realizar os exames de avaliação física, tendo em vista que a validade desses exames que dão o diagnóstico se o motorista está apto a dirigir ou precisa fazer uso de lentes corretivas, próteses, aparelhos auditivos e etc.

Os exames devem ser feitos em uma clínica credenciada do DETRAN mediante ao pagamento de uma taxa que varia de acordo com o estado.

No caso de Exercer Atividade Remunerada (EAR) na CNH é necessário passar também pelo exame psicotécnico.

Após a emissão do laudo do exame físico, o motorista precisa fazer o pagamento do boleto de renovação e levar juntamente com a CNH vencida, original e cópia do CPF, RG e comprovante de residência com emissão recente e uma foto 3×4 com fundo branco no porto de atendimento do DETRAN no dia agendado, caso você tenha feito agendamento prévio no site.

Por fim, basta aguardar o prazo definido para a retirada da nova CNH no DETRAN ou esperar que o documento chegue a sua casa pelos Correios (o envio ao domicílio é feito mediante ao pagamento de uma pequena taxa).

Penalidade para quem dirigi com CNH vencida


Se a CNH está vencida e o motorista for atuado dirigindo, se configura em uma infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47 e adição de sete pontos na CNH.

Como medida administrativa, a CNH é recolhida e o veículo retido até que seja apresentado um condutor habilitado.

Agora que você já sabe como renovar a CNH vencida há 3 anos e que esse processo é muito simples e igual o da renovação feita logo após o vencimento do documento, não perca mais tempo para voltar a dirigir legalmente e procure um posto de atendimento do DETRAN de sua cidade.

Vale a pena ler também: