Como personalizar placa de veículos

Você gostaria de escolher a combinação das letras da placa do seu veículo? Neste texto, iremos falar como personalizar placa de veículos.

De acordo com as normas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a escolha das letras usadas no emplacamento é feita de modo aleatória, a partir da sequência crescente de utilização.

Contudo, cada Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) pode fazer a definição de critérios para que haja a aquisição de sequências específicas.

O Denatran faz a distribuição de placa de forma sequencial. Neste sentido, o DETRAN dos Estados pode fazer uma solicitação de uma combinação determinada de placas.

Neste sentido, é possível que faça a escolha de letras e números que atendam o desejo e a preferência do dono do veículo, o que pode incluir as iniciais de seu nome, um nome próprio de três letras ou ainda uma data especial, ano de nascimento ou até mesmo uma combinação de números da sorte.

Este serviço é bastante procurado, pois a aquisição de um veículo é, muitas vezes, um marco na vida das pessoas que desejam usufruir dele por muito tempo e, por isso, deixa-los com a sua cara.

Como personalizar placa de veículos

Quais as exigências para personalizar placa de veículos


Essa possibilidade, entretanto, só é possível no primeiro licenciamento dos veículos, ou seja, é preciso que você seja o primeiro proprietário.

No caso de veículos já emplacados, não se pode solicitar a troca da placa para fazer a personalização de letras e números específicos.

Isso porque, a placa se constitui na identificação do veículo e, de acordo com a legislação federal de trânsito, deve acompanhá-lo até que haja a baixa definitiva do mesmo.

Como a personalização da placa de veículos pode ser feita


A escolha pode ser feita de três maneiras, que são:

  1. Mudança apenas das letras;
  2. Mudanças apenas dos números;
  3. Mudanças da placa completa.

Em cidades que possuem rodízios de veículos, como São Paulo, por exemplo, a personalização da placa pode ir além de um capricho, mas uma forma de poder revezar com outro motorista e tirar mais proveito do veículo.

Como fazer para escolher a placa de seu veículo?


Agora que você já sabe o que é permitido e como personalizar a placa de veículos, para que você escolha o emplacamento de seu veículo, é preciso ir ao posto do DETRAN mais próximo de você para saber a possibilidade de sugerir a numeração que você deseja.

Para fazer isso, será preciso abrir um processo administrativo para a solicitação da personalização da placa de seu veículo.

Vale lembrar, que o DETRAN de cada estado trabalha com uma série de letras e números liberada para cada estado e que a sua escolha deve se enquadrar dentro dessas possibilidades.

Qual o valor para fazer a personalização da placa de seu veículo?


O valor para você ter a placa de seu veículo personalizada, varia de acordo com o Estado.

Além do emplacamento usual que varia de acordo com o tipo de veículo e tipo de emplacamento, é preciso ainda pagar a taxa para a personalização.

Os valores podem chegar até a quase R$ 500 Reais e também depende se você deseja fazer a mudança apenas das letras, dos números ou de ambos.

Caso você opte por não fazer a personalização da placa, devido aos custos, poderá escolher entre as combinações alfanuméricas aleatórias fornecidas pelo DETRAN.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas a cerca de como personalizar placa de veículo? Para saber sobre procedimentos mais específicos do processo administrativo para que haja a mudança da placa e o valor para que esse processo seja feita, o mais recomendado é buscar o Detran do seu Estado.

Vale a pena ler também: