Como melhorar a noção de espaço ao dirigir

Um problema comum que observamos em quem está aprendendo a dirigir é em relação à noção de espaço e, infelizmente, esta situação continua após tirar a carteira de habilitação. Neste texto, iremos falar como melhorar a noção de espaço ao dirigir.

Esta é uma situação bastante comum entre os motoristas. Eu mesmo já passei por isso e o conselho que posso dar para você que está começando a dirigir é ter calma e paciência.

As pessoas que possuem esta dificuldade, não possuem a percepção clara do tamanho do veículo que estão dirigindo e, por isso, não sabem se eles cabem ou conseguem passar por um determinado local.

Neste sentido, ter a precaução em relação à noção de espaço é uma forma de evitar acidentes e dirigir com mais segurança. Por isso, é bastante normal que, no início, o motorista mantenha certa distância de outros veículos, principalmente os de porte maior, como caminhões e ônibus.

A seguir, veja 5 dicas de como melhorar a noção de espaço ao dirigir:

Como melhorar a noção de espaço ao dirigir

  1. Pratique


A noção de espaço melhora com a prática. Ou seja, conforme o motorista for ganhando experiência ele vai se habituando a estacionar com mais segurança e melhor percepção do espaço.

Por isso, o ideal é que você comece a dirigir em vias menos movimentadas e com um motorista experiente ao lado para lhe orientar em relação a como melhor estacionar ou por onde é melhor conduzir.

  1. Mantenha o carro alinhado


Você terá mais segurança ao dirigir se mantiver o volante do carro firme e de modo que fique o mais reto possível. Para isso, é de extrema importância manter em dia o alinhamento dos pneus e das rodas.

Quando está conduzindo em uma via com faixa, para facilitar siga a marcação no asfalto.

Mas, se está dirigindo em uma via que não é sinalizada, o mais recomendado é imaginar uma linha reta à sua frente e seguir mantendo as mãos no volante bem firmes para que o carro não derrape.

Se você perceber que o carro está tendendo a sair para um dos lados, o mais recomendado é corrigir isso rapidamente.

É importante também estar atento ao posicionamento do veículo em relação à via, pois é possível que haja algum tipo de instabilidade ou derrapagem devido a um desnivelamento da via.

  1. Olhe para todos os retrovisores


Se você está inseguro em relação ao espaço ao fazer uma manobra de ré ou para estacionar, o mais indicado é olhar também para os retrovisores externos.

Ao fazer isso, você terá uma visão lateral mais ampla, o que vai fazer com que a manobra seja feita da melhor forma.

  1. Antecipe os obstáculos


Ao antecipar e se preparar para os desvios e obstáculos que estão à frente, você vai ter mais tempo para se preparar e pensar na distância, sinalização e analisar os retrovisores.

Além disso, é importante não conduzir em alta velocidade para que a possibilidade de se antecipar aos possíveis obstáculos ou até mesmo a frenagem seja mais eficiente.

Dessa forma, você vai fazer a manobra que precisa com mais segurança.

  1. Se não der, não insista!


Se você está em dúvida se dar pra passar ou estacionar em algum lugar por ter o espaço pequeno, o mais recomendado é não arriscar e procurar uma outra alternativa que lhe deixe mais seguro.

Esta é uma forma de se precaver de acidentes e colisões.

Seguindo nossas dicas de como melhorar a noção de espaço ao dirigir, você vai conseguir melhorar bastante com o tempo e conforme for adquirindo experiência e ter uma maior percepção do trânsito.

Para isso, é fundamental não ter medo de dirigir. Lembre-se que você passou por todos os testes para conseguir sua habilitação e que é muito capaz de dirigir, só está precisando de um pouco de prática para se sentir 100% seguro.