Como funciona a pontuação na carteira de habilitação

Visando uma melhor segurança e organização do sistema de trânsito no Brasil, foi criado o sistema de pontos da CNH, esse sistema determina que o condutor que acumular 20 pontos ou mais, dentro de um período de 12 meses, terá a sua Carteira de Habilitação suspensa por até 12 meses.

Infrações mais graves, mesmo que ocorram sem totalizar 20 ou mais pontos, também podem resultar nesta punição. Neste artigo você entenderá como funciona a pontuação na Carteira de Habilitação e terá várias outras informações importantes.

Quem está no primeiro ano de habilitação, a chamada Permissionária, Permissão para Dirigir, deve tomar ainda mais cuidado que os demais condutores, pois se forem cometidas alguma infração que excedam apenas 4 pontos, a CNH será anulada e você a perderá.

Quais são os tipos de infrações?


As infrações são dividias em quatro principais categorias:

  • Leve;
  • Média;
  • Grave;
  • Gravíssima.

Cada uma dessas categorias corresponde a uma faixa diferente de valores de multas, com exceção apenas para casos bem específicos, como por exemplo, dirigir alcoolizado, que tem legislação com multas muito superiores, podendo até mesmo levar à prisão do condutor.

Os condutores que não tiverem cometido nenhuma infração nos últimos 12 meses, e que receberam multa e pontos por uma infração leve ou média pela primeira vez, podem recorrer contra as mesmas, resultando em apenas uma advertência. Já a reincidência deste acontecimento irá resultar na aplicação de multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação.

como funciona a pontuação na carteira de habilitação

Como funciona a pontuação para cada tipo de infração?


A pontuação na Carteira Nacional de Habilitação para cada tipo de infração funciona da seguinte maneira:

  • Leve: 3 pontos;
  • Média: 4 pontos;
  • Grave: 5 pontos;
  • Gravíssima: 7 pontos.

A completar 20 pontos na carteira, o motorista fica proibido de dirigir por um tempo determinado, a CNH fica apreendida e é necessário passar por um curso de reciclagem. O mesmo pode acontecer sem a necessidade de alcançar os 20 pontos como já foi mencionado acima, basta que o condutor responsável cometa alguma infração gravíssima para ter sua CNH suspensa.

E é assim que as multas e o sistema de pontuação controlam o nosso trânsito, impedindo que motoristas imprudentes continuam prejudicando a sociedade no transporte.

Quanto tempo dura a suspensão?


A primeira incidência resulta em uma punição que pode durar entre 1 mês a 1 ano de suspensão, já no caso de reincidência da mesma, vai durar entre 6 meses a 2 anos, sendo que a autoridade responsável pode aumentar ou diminuir estes prazos de acordo com o julgamento que for feito a respeito do condutor.

Quando os pontos das multas expiram?


Passados 12 meses após a infração os pontos a respeito desta irão expirar, ou seja, se você cometeu outras infrações e não só uma, terá de aguardar 12 meses após cada uma para que os respectivos pontos delas sejam expirados.

O condutor com CNH suspensa pode continuar a dirigir?


Não é permitido, embora algumas pessoas continuem dirigindo, saiba que isto é muito perigoso e pode acabar muito mal, se for pego em uma blitz, será decretado um crime de trânsito, e poderá pegar até 1 ano de prisão, ficando 2 anos sem poder dirigir e terá que tirar a Carteira Nacional de Habilitação novamente, do zero!

Como funciona o curso de Reciclagem?


Se você foi suspenso do direito de dirigir e cometeu muitas infrações, independente da gravidade das mesmas, você precisará fazer o curso de Reciclagem, para que fique garantida uma maior segurança tanto para você quanto para os outros condutores no trânsito. Este curso é o mesmo feito para tirar a habilitação, só recebe este nome devido você estar reciclando a sua CNH.

Leia também: Como consultar pontos na carteira

pontuacao-na-carteira-de-habilitacao

Como recorrer a infrações e transferir pontos?


É sabido que você pode recorrer a respeito de multas, você só precisa provar que não cometeu a infração, e isto é feito por meio de fotos, provas concretas e testemunhas, se não, não irá adiantar muito.

Outra coisa que você deve saber, é que é possível transferir pontos, se você não for o motorista no momento da infração, mesmo assim, é necessário tomar cuidado com qualquer tipo de infração.

Agora que você sabe como funciona a pontuação da Carteira de Habilitação, aprenda as leis, tenha conhecimento claro de todas elas e as respeite no trânsito, pois foram feitas para lhe proteger e também proteger a todos os outros, a segurança depende de como cada um age em respeito às leis, e assim você irá evitar jogar dinheiro fora e fazer o máximo possível para não queimar a sua CNH com pontos indesejados.

Vale a pena ler também: