Como economizar gasolina ao dirigir?

Com os altos preços dos combustíveis, os motoristas estão em busca de como economizar gasolina ao dirigir.

Está com a manutenção do carro em dia, dirigir corretamente e atentar na escolha do combustível na hora de abastecer são algumas atitudes que fazem com que você economize de forma significativa no final do mês.

Confira 7 dicas de como economizar gasolina ao dirigir:

1 – Optar pela gasolina aditivada


Inicialmente, você pode achar que irá pagar mais caro e não terá economia, pois a gasolina aditivada não tem influência no consumo do carro.

Mas, este tipo de combustível possui como função manter a limpeza e a preservação do motor do veículo.

Assim, um motor limpo irá demorar mais tempo para se desgastar. Com isso, o desempenho será otimizado e, em longo prazo, você irá fazer economia de combustível.

Leia também: Como dirigir a noite

como economizar gasolina ao dirigir

2 – Evite aceleradas bruscas e aquecer o carro


Aceleradas bruscas afetam de forma considerável o consumo de combustível, fazendo com que haja um gasto desnecessário.

Neste sentido, também não é preciso aquecer o carro antes de sair da garagem, já que nos novos modelos com injeção, o aquecimento é feito de forma automática pelo sistema.

Em carros zero quilômetro, o mais recomendado é deixar o carro ligado por alguns minutos nas primeiras partidas durante os primeiros mil quilômetros percorridos.

Após isso, basta ligar o veículo e sair rodando, sem que seja necessário fazer o aquecimento.

3 – Mantenha os pneus calibrados e as rodas alinhadas


Você sabia que os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo do veículo?

É isso mesmo! Pneus descalibrados ou murchos irão fazer com que seu veículo consuma mais combustível. Por isso, o ideal, é que a calibragem seja feita pelo menos a cada 15 dias.

Além disso, é preciso seguir as recomendações da montadora e fabricante do veículo em relação à pressão que é diferente para os pneus dianteiros e traseiros e no caso de o veículo está carregado ou não.

A recomendação da calibragem consta no manual do proprietário e também pode está em um adesivo no tanque ou na porta do carro.

Já o alinhamento das rodas, está ligado à aerodinâmica do carro e caso estejam desalinhadas irão ser arrastadas ao invés de girar e isso vai interferir no gasto de combustível.

4 – Atente ao peso no veículo


Quanto mais pesado o carro estiver, maior será a aceleração necessária para que ele possa se movimentar. Dessa forma, maior será a quantidade de combustível que irá ser gasta.

Assim, é imprescindível atentar ao peso máximo recomendado para o carro pelas montadoras. Essa informação consta no manual do proprietário.

Ao mesmo tempo, faça uma limpeza constante e seu veículo e se livre de objetos sem utilidade que estejam no porta-malas e fazem com que o carro fique mais pesado.

dicas para economizar gasolina ao dirigir

5 – Esteja em dias com a manutenção das velas


As velas estão entre os itens do veículo que mais influenciam no consumo de combustível, pois tem como função gerar energia na câmara de combustão para dar início à queima da mistura ar/combustível.

Se a vela não está funcionando adequadamente, a queima será feita de forma irregular e refletir de forma direta no aumento do combustível que irá ser injetado.

Por isso, é recomendado que as velas sejam trocadas de acordo com a quilometragem recomendada pela fabricante do veículo. Essa recomendação varia de acordo com o modelo.

6 – Nunca opte por combustível de má qualidade


O chamado “combustível batizado”, como gasolina misturada com querosene ou etanol com água, faz com que a leitura do sistema de injeção eletrônica seja afetada por essa mistura errada.

Sabendo disso, sempre dê preferência para abastecer em postos com o selo da ANP.

7 – Atenção no trânsito


O modo como você dirige e o comportamento no trânsito é fundamental para a economia de combustível.

Evite conduzir em zigue-zague entre os carros, pois isso causa aceleradas desnecessárias que gastam uma quantidade maior de combustível.

Quando estiver próximo de um semáforo, diminua a velocidade se estiver vermelho. Dessa forma, não é necessário parar completamente e retomar a velocidade será feito de forma mais suave.

O excesso de velocidade também é um agravante no gasto de combustível. Por isso, o ideal é respeitar os limites de velocidade e, dessa forma prezar por sua segurança e economia. Para se ter uma ideia, o carro irá consumir 20% a mais de combustível se estiver a 100 km/h do que se estiver a 80% km/h.

Há diversas maneiras de como economizar gasolina ao dirigir. Siga as nossas dicas para dirigir com mais segurança e economia!

Vale a pena ler também: