Como descobrir o Renavam pelo chassi?

Muitos usuários desejam descobrir o RENAVAM pelo chassi, no entanto, a consulta do RENAVAM pode ser feita pela placa do veículo também. O processo é muito simples, basta acessar o Detran do seu estado para ter as informações requeridas no formulário do site.

Entretanto, somente o proprietário tem acesso a estes dados, já que as mesmas são restritas ao proprietário do veículo e ao DETRAN.

Pela consulta RENAVAM pela placa ou chassi serão obtidas as informações referentes ao proprietário, como CPF, RG, endereço, telefone e outras.

O que é RENAVAM (Registro Nacional de Veículo)


O RENAVAM é o Registro Nacional de Veículo, e funciona como documento de identificação. Por este documento é possível ver histórico do veículo, como multas, licenciamento, entre outros.

Pelo documento o motorista tem acesso às informações do seu veículo como histórico, data de fabricação e até descarte. O seu principal objetivo é trazer dados como furtos, mudanças de donos, multas, características, emplacamento, licenciamento e etc.

Como descobrir o Renavam pelo chassi

Onde o RENAVAM fica no documento


O RENAVAM (Registro Nacional de Veículo) vem impresso em cima do seu CRLV (Certificado de Licenciamento do Veículo). Desta forma é fundamental que o mesmo seja carregado com os seus documentos para evitar que o veículo possa ser apreendido.

Como é feito o RENAVAM


O RENAVAM é único para todos os veículos e feito no primeiro registro do veículo pelo DETRAN do estado. Este documento possui 11 dígitos e cada item representa algo.

Na versão atual existem dois zeros, depois os outros indicam o estado que qual o veículo foi cadastrado. Não existe em nenhum lugar um veículo com a mesma combinação que a outra.

Passo a passo para a Consulta RENAVAM


Para descobrir o RENAVAM pelo chassi o usuário precisa fazer a consulta, porém, outra forma é fazer pela placa do seu veículo.

Toda a pesquisa é feita no DETRAN de cada estado, portanto, a busca pode ser feita pela internet ou então de modo presencial. Para fazer a busca, confira as opções:

Pesquisa pelo chassi

Para efetuar a consulta pelo chassi, o usuário pode usar o código para ter detalhes sobre o histórico do seu automóvel.

O número do chassi é usado para a identificação do veículo, portanto é uma numeração padrão de identificação do veículo, além disso, a numeração é universal e usada em todos os veículos.

Hoje todos os veículos apresentam esta série, seja automóveis, caminhões, ônibus ou outros meios de transporte.

O número do chassi funciona como a identidade do veículo, portanto, apresenta todas as informações vinculadas do mesmo. Para efetuar a consulta:

  • O motorista deve entrar no site do Detran do seu estado.
  • Após deve colocar os 14 números do chassi.
  • Depois digite o código e veja todos os detalhes do veículo.

Consulta pela placa

Pela consulta pela placa também é possível ter acesso aos dados do seu veículo. Neste caso é necessário ter o número da placa, assim será possível saber o RENAVAM e as informações do automóvel.

Pela consulta pela placa vai ser exibido o RENAVAM, ano de fabricação, marca e modelo, cor, financiamento, município, o estado e outros.

Para a pesquisa:

  • O condutor deve entrar no site do Detran do seu estado.
  • Após deve digitar a placa do seu veículo.
  • Digite os caracteres para confirmar a pesquisa.
  • Na pesquisa será exibido o registro do veículo.

Sites do Detran de cada estado


Para descobrir o RENAVAM pelo chassi o usuário precisa entrar no site do Detran. Inclusive a consulta pela placa também é feita deste modo.

Com os documentos basta acessar o portal do seu estado e seguir as orientações apresentadas acima, para conseguir efetuar a consulta do chassi ou da placa do seu veículo.

Vale a pena ler também: