Como ativar a CNH digital?

Aprenda como ativar a CNH digital e tenha sua carteira de habilitação direto no celular!

Você faz ideia de como obter a CNH digital pode te salvar de ocasiões desagradáveis e ainda economizar dinheiro? Isso mesmo, essa tecnologia está disponível no Brasil desde fevereiro de 2018 e tem o mesmo valor que a CNH impressa, ou seja, é um documento oficial.

A CNH digital ou Carteira Digital de Trânsito (nome atual) funciona por meio de um aplicativo, o qual você pode acessar quando e onde quiser. Veja a seguir como é simples conseguir a sua!

Como ativar a CNH digital – passo a passo

como ativar a CNH digital

1 – Sua CNH tem QR Code no verso?

Primeiramente, verifique se a sua carteira de habilitação possui um QR Code no verso. Geralmente, terá esse QR Code quem tirou ou renovou a CNH a partir de maio de 2017.

Se a sua carteira de habilitação não tiver o QR Code, infelizmente você precisará solicitar a 2º via ou aguardar até o prazo de renovação da carteira para dar seguimento ao processo de CNH digital.

2 – O certificado Digital facilita o processo

Se você já tiver o Certificado Digital do seu CPF, será muito mais fácil e rápido todo esse processo. Dessa forma, basta acessar o Portal Denatran e fazer um cadastro utilizando a opção Gov.br.

Usuário criado, faça a confirmação por e-mail e acesse o portal utilizando o seu certificado digital. Na aba “usuário”, clique em “meus dados” e no campo “CNH”, insira o número do registro, o número de segurança, o número do seu celular e declare que concorda com os termos.

Para saber como ativar a CNH digital, basta acessar a aba “CNH digital” e clicar em ativação. Agora, consulte os dados que você acabou de enviar e se estiverem corretos, clique em ativar. O próximo passo é gerar o código de ativação (com validade de 48 horas).

Acesse a loja de aplicativos no seu celular e baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. O aplicativo está disponível na Play Store para celulares com sistema Android e na Apple Store para celulares IOS.

Utilize a senha de acesso ao Portal Denatran e, em seguida, digite o código de ativação recebido.

O aplicativo pedirá também que você crie um código PIN com 4 dígitos para sua segurança. É rapidinho e logo após você já conseguirá visualizar sua CNH Digital. Muito fácil, não é mesmo?

3 – Mas se não tem o Certificado digital, não tem problema!

Se você não tem um Certificado digital, pode ter sua e-CNH mesmo assim. Para isso, você precisará comparecer ao Detran, no qual foi emitido sua carteira de habilitação e confirmar alguns dados pessoais.

Em seguida, basta acessar o Portal Denatran e realizar o seu cadastro normalmente. Cadastro feito, será preciso confirmar seu e-mail. O próximo passo é acessar novamente o portal com seu usuário e senha criados.

Acesse a aba “meus dados” e complete com os dados de sua carteira de habilitação. Em seguida, clique em CNH digital/ativação e é só ativar sua CNH digital. O próximo passo é solicitar o código de ativação que você utilizará para acessar o aplicativo.

Como funciona o aplicativo?

A maior vantagem dessa tecnologia é, sem dúvidas, se livrar de multas. No entanto, mesmo que seja um documento oficial, é ainda recomendado que tenha em mãos as duas versões.

O aplicativo funciona mesmo offline para a visualização documento. O uso da internet é totalmente dispensável, exceto no primeiro acesso para a primeira visualização do documento.

Além dessa versão eletrônica da CNH, o aplicativo oferece outras funções como:

  • Acesso ao CLRV digital (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
  • Alerta de recalls atuais de veículos;
  • Infrações cometidas;
  • Alerta de vencimento da CNH;
  • Materiais educativos.

Sendo assim, o app oferece todos os documentos essenciais para você conduzir o seu veículo tranquilamente e com segurança.Agora você já sabe como ativar a CNH digital, mas para saber mais sobre essa inovação, acesse o site da SERPRO e aprenda tudo sobre a carteira digital.