CNH Social ES 2018

Veja aqui todos os detalhe sobre o CNH Social ES 2018!

Se você mora no estado do Espirito Santo, saiba que o projeto CNH Social 2018 vai começar a seleção de novos candidatos para essa nova etapa, então você precisa ficar atento para não perder essa oportunidade de ouro, seja para tirar sua primeira habilitação ou mudar de categoria.

Desde 2011 o projeto existe no Espirito Santo, porém ficou um bom período sem novas vagas para habilitação gratuita. Porém agora em 2018 ele está de volta e vai oferecer 9 mil vagas.

Nesse artigo de hoje eu irei passar todos os detalhes a respeito da CNH Social ES 2018, como você poderá fazer sua inscrição e muito mais. Então continue lendo e veja como o projeto do Detran-ES em parceria com o Governo Estadual vai lhe ajudar a ser um novo condutor.

O projeto CNH Social ES


O estado do Espirito Santo foi um dos pioneiros nesse projeto, que foi lançado desde 2011 e de lá para cá milhares de pessoas já foram beneficiadas com a carteira de habilitação gratuita. O objetivo principal desse projeto é ajudar pessoas de baixa renda a terem acesso a primeira habilitação ou troca de categoria, pois sabemos perfeitamente que uma CNH pode abrir novas portas no mercado para os mais diversos tipos de pessoas.

De 2011 a 2014, o projeto da habilitação grátis no Espirito Santo beneficiou cerca de 25 mil pessoas e agora em 2018 o foco principal é oferecer 9 mil vagas para os moradores do estado.

A metade dessas vagas serão destinadas somente para os moradores da cidade de Vitória (a capital do estado) e o restante das vagas para todas as outras cidades. Portanto serão várias vagas para que você consiga se inscrever e torcer para ser um dos sorteados!

CNH social ES 2018

Inscrição para o CNH Social ES 2018


Para concorrer a uma das 9 mil vagas você precisará fazer sua inscrição dentro do período que vai iniciar a partir da segunda semana de Março, portanto você terá alguns dias para se inscrever e garantir sua participação no sorteio.

Diferente de outros estados, como aconteceu no Rio Grande do Sul, para quem mora no Espirito Santo as inscrições são feitas exclusivamente no site oficial do CNH Social ES 2018, que provavelmente ainda será atualizado, já que continua com as informações da última edição que aconteceu em 2014 (www.cnhsocial.es.gov.br) ou diretamente no site do Detran ES.

Além de fazer sua inscrição grátis, você poderá tirar todas as duvidas através do próprio site, sendo que muitas informações importantes são disponibilizadas para os novos candidatos. Portanto se você quer se inscrever no CNH Social ES 2018 para tirar a habilitação grátis, não precisa procurar uma auto escola ou o Detran em seu município, basta ir ao site e fazer seu cadastro a partir da data de inicio das inscrições ou acessar o site do Detran ES para obter mais detalhes.

Quem pode se inscrever no CNH Social ES?


O projeto é realmente incrível, mas para conseguir se cadastrar para uma das vagas, você precisará se encaixar em pelo menos um dos requisitos básicos do programa, além de ser um morador no estado do Espirito Santo e ter uma renda familiar de até 2 salários mínimos. Veja a lista de quem pode participar do CNH Social ES 2018:

  • Candidatos portadores de deficiência.
  • Pequeno agricultor rural.
  • Desempregados a mais de 1 ano.
  • Candidatos que nunca trabalham de carteira assinada, não tiveram experiência no mercado de trabalho, mas que tenham a carteira a mais de 1 ano.
  • Ex-presidiários.
  • Alunos matriculados na rede pública com bom desempenho.
  • Beneficiários do programa Bolsa Família.
  • Empregados que recebam até 2 salários mínimos e que tenham renda familiar de até 2 salários mínimos.

Dessa forma, para concorrer a uma vaga na habilitação grátis, você precisará escolher uma das opções que eu listei anteriormente para fazer sua inscrição e mesmo que você se encaixe em mais de uma, precisará escolher somente um critério dos que foram citados.

Vale lembrar que é necessário ter o “CadÚnico”, que é o cadastro único para programas sociais do governo para ter direito a concorrer a uma das vagas.

cnh social Espirito santo 2018

Como será o CNH Social ES 2018?


Caso você ainda não tenha participado das etapas anteriores do projeto, saiba que o CNH Social ES 2018 faz a inscrição de candidatos, realiza um sorteio inicial com 9 mil nomes e a partir daí inicia o processo para tirar a carteira de motorista.

No entanto algumas das vagas podem não ser preenchidas, pois alguns sorteados não se encaixam nos critérios do programa, então é feita segunda chamada, portanto mesmo sem ser aprovado de inicio, você poderá ser contemplado na segunda chamada.

Quem for aprovado não precisará gastar nada, sendo que tudo é pago pelo projeto elaborado pelo governo estadual em parceria com o Detran. Existem vagas para todas as categorias:

  • Categoria A
  • Categoria B (para quem vai adicionar ou tirar a primeira CNH)
  • Poderá adicionar a categoria A ou B
  • Mudança para a categoria D ou E

O objetivo do projeto CNH Social 2018 do Detran ES é beneficiar pessoas de baixa renda e pessoas que estão desempregadas, já que a carteira de habilitação poderá abrir portas para novas oportunidades de trabalho.

Portanto, aqui eu fiz apenas um pequeno resumo com detalhes sobre o CNH Social ES 2018 no Espirito Santo e agora cabe a você correr atrás da sua vaga no sorteio. Basta visitar o site, fazer sua inscrição e torcer para ser um dos sorteados!

Vale a pena ler também: