CNH digital vale como documento de identificação?

O assunto de hoje é de grande interesse para aqueles que não sabem se a CNH digital vale como documento de identificação. Você e eu sabemos que o universo digital está cada dia mais presente em nossas vidas, mas é importante saber exatamente até que ponto um documento digital tem validade em um cenário cotidiano, não é mesmo?

Ao longo desse post você entenderá a importância de não deixar sua habilitação física em casa. Ou seja, mesmo que você tenha a CNH digital, o que é completamente aceito como documento de identificação, é muito recomendado que tenha em mãos a CNH tradicional.

Descubra a seguir o que é mais importante quando o assunto é: CNH digital vale como documento de identificação?”. Afinal, uma hora outra você será parado e nesse momento é fundamental estar munido com todas as formas para comprovar sua identificação. Confira!

O que significa CNH digital?

Também chamada de CNH-e, a CNH digital é um documento virtualizado que tem como objetivo facilitar a vida do motorista e por que não das autoridades?

Diretamente do smartphone é possível visualizar todas as informações que estão presentes em uma CNH física. Em outras palavras, é apenas uma forma de assegurar que o motorista devidamente habilitado consiga comprovar sua identidade através da tela do celular.

Não sabe como ativar a CNH Digital? Tenho um passo a passo completo aqui para te ajudar!

Afinal, CNH digital vale como documento de identificação?

CNH digital vale como documento de identificação

Sim, pode se tranquilizar, pois a CNH digital possui o mesmo peso jurídico que a Carteira Nacional de Habilitação tradicional, ou seja, a impressa. Portanto, se você for parado por um agente de trânsito e apresentar a CNH digital o agente está obrigado por lei a aceitar o seu documento como identificação legítima.

No entanto, nem tudo são flores e caso isso não aconteça, isto é, o agente não aceitar a versão digital como documento de identificação, você pode apresentar uma reclamação formal diretamente no Detran (Departamento de Trânsito) do estado em que a “infração” aconteceu.

Além de servir como documento de identificação no trânsito, a CNH digital também funciona como documento original. Dessa forma, você pode apresentá-la em embarques aéreos domésticos e aos órgãos públicos.

Precisa apresentar uma cópia autenticada da sua identificação, mas não está com tempo de se deslocar ao cartório? Sem problemas, pois a CNH digital pode ser exportada em formato PDF diretamente do aplicativo, tendo o mesmo valor jurídico que o papel impresso.

Vale a pena conferir também -> Como adicionar EAR na CNH?

Como você pode validar a sua CNH digital

Antes de falar sobre isso, gostaria da sua atenção para outro ponto essencial desse post. Isso porque você tem duas opções para validar sua CNH digital. Ou você valida sua CNH com um Certificado Digital ou deve comparecer ao Detran.

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento que se assemelha e tem o mesmo peso que o CPF de uma pessoa, mas de forma digital. Além de possuir valor jurídico, é exigido para identificar atividades virtuais de uma pessoa na internet.

Muitas empresas utilizam esse recurso, principalmente na assinatura de contratos valiosos. Já para a CNH Digital, serve para simplificar a aquisição da versão digital da habilitação.

Por sua vez, a pessoa não precisa obrigatoriamente comparecer ao Detran, pois o Certificado Digital já valida o processo. Contudo, esse certificado é pago e existem empresas especializadas que realizam sua emissão.

Então, os valores variam de R$ 150 a R$ 230, dependendo da empresa. Por isso é importante pesar o significado desse certificado ou comparecimento ao Detran.

Saiba que se sua habilitação foi impressa antes de 2017, certamente não possui o QR Code e, portanto, será preciso aguardar a renovação para requerer a CNH Digital. Veja um passo a passo para validar CNH digital:

  1. Faça o cadastro na plataforma de Serviços de Denatran através da leitura do QR Code no verso da CNH;
  2. Baixe o aplicativo chamado “Carteira Digital de Trânsito”, utilize a Google Store ou Apple Store para o download;
  3. Agora será necessário inserir os dados do seu Certificado Digital, caso tenha optado por ele, ou comparecer o Detran do seu estado para cadastrar a CNH Digital;
  4. Por fim, confirme as etapas anteriores e crie uma senha pessoal para acesso.

Se já tem pode utilizar sem medo, pois a CNH Digital vale como documento de identificação. Ainda não fez? Siga os passos acima e consiga a versão digital simplificada e fácil de usar. Espero ter ajudado você com mais essa dúvida. Compartilhe as dicas! 😉