Certidão de prontuário da CNH: Como solicitar?

Você tem dúvidas para que pode ser utilizada e como fazer a solicitação da certidão de prontuário da CNH? Neste texto, vamos falar sobre isso!

Muitas pessoas não sabem, mas a certidão de prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que contém todas as informações do motorista registradas enquanto condutor habilitado no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de seu respectivo Estado.

Quais as informações presentes da certidão de prontuário da CNH


A certidão de prontuário da CNH é um documento oficial que atesta as informações do motorista e pode ser solicitado para que se obtenha o “Nada Consta” ou para fazer a comprovação do tempo de habilitação, para fins de se encaixar em vagas de emprego em entidades públicas ou privadas.

No documento, há informações como as categorias que o motorista é habilitado, infrações cometidas e outras informações adicionais sobre a habilitação. A validade da certidão é de 180 dias.

A emissão da certidão de prontuário da CNH é de responsabilidade do Estado em que o condutor tirou a CNH. Não é possível fazer a solicitação da certidão de prontuário de uma CNH do Rio de Janeiro em São Paulo, por exemplo.

Sabendo disso, em caso de você mudar de Estado, é importante fazer essa solicitação antes de fazer a transferência da CNH para seu novo domicílio.

Este é um documento no qual todos os motoristas tem direito e, eventualmente, podem vim a precisar em alguma situação.

como solicitar a certidão de prontuário da CNH

Para que serve a certidão de prontuário da CNH


Por ser um documento de caráter informativo, a certidão de prontuário da CNH frequentemente é solicitada por conta de motivações trabalhistas, judiciais ou questões relacionadas à aposentadoria.

Há vagas de emprego, por exemplo, que exigem que o candidato seja habilitado e apresente a demonstração de seu histórico como motorista.

Em alguns casos, a certidão pode ser requerida para que o motorista faça cursos especializados em que é preciso fazer a comprovação da situação de habilitação.

Contudo, no geral, o documento é mais utilizado por motoristas de ônibus, taxistas, motoboys e motoristas de empresas públicas e privadas.

A certidão também pode ser útil para que seja feita a tradução da CNH para outro país.

Como fazer a solicitação da certidão de prontuário da CNH?


A solicitação da certidão de prontuário da CNH é processo simples, mas que pode variar a depender do DETRAN de cada estado.

Contudo, em geral, este processo pode ser feito de duas formas: presencialmente ou pela internet.

No DETRAN de São Paulo, é possível fazer a solicitação do documento online gratuita e também de forma presencial em um posto de atendimento do DETRAN.

Já no de Minas Gerais, também é possível fazer a solicitação online, que é validada mediante o pagamento de uma taxa.

Contudo, infelizmente, ainda não são todos os estados que possuem essa opção mais acessível.

Onde não é possível emitir a certidão de prontuário de CNH pela internet, basta se dirigir a um posto de atendimento do DETRAN de sua cidade portando sua CNH, CPF e RG e fazer a solicitação. Em geral, o documento sai após alguns dias.

Certidão de prontuário da CNH

Quanto custa emitir a certidão de prontuário da CNH?


Em alguns estados, a certidão de prontuário da CNH pode ser emitida de forma gratuita.

Nos locais em que o motorista precisa pagar pelo documento, ele custa uma média de R$ 25,00 a R$ 140,00.

Como vimos, a certidão de prontuário da CNH é um documento importante principalmente para aqueles que possuem atividade remunerada registrada na carteira e estão envolvidas em questões trabalhistas.

Por isso, é importante o motorista está ciente de como fazer a emissão deste documento.

Vale a pena ler também: