Categoria D pode dirigir quais veículos?

Está pensando em adicionar uma nova categoria na sua habilitação de motorista? É nessa hora que pode surgir a grande dúvida: a categoria D pode dirigir quais veículos? Esse tema específico ainda gera dúvidas até em motoristas experientes!

Diferentemente da categoria B, na qual existe um limite máximo de 8 passageiros por veículo, a categoria D te permite dirigir exatamente veículos em que o número máximo de passageiros exceda 8 pessoas, sem contar o motorista.

Saiba mais sobre a lei e conheça quais veículos a categoria D pode dirigir! Aliás, veja o que você precisa fazer para mudar a categoria da sua habilitação!

A categoria D pode dirigir quais veículos especificamente?

categoria D pode dirigir quais veículos

Segundo o Artigo 143 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro): “Categoria D é para o condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o motorista”.

Portanto, há uma pequena mudança se comparado à categoria B, por exemplo, na qual existe um limite máximo de 8 pessoas. Sendo assim, se você quiser trabalhar como motorista de ônibus escolar ou mesmo de van, você precisará recorrer à categoria D. Os exemplos mais corriqueiros de veículos incluídos nessa categoria são:

  • Ônibus escolares e para transporte de pessoal.
  • Vans de passageiros.
  • Micro-ônibus.

Dessa forma, é uma categoria bem específica e muito buscada por quem pretende trabalhar com esse tipo de veículo, seja para transportar crianças, turistas ou coletivos em geral.

Agora que você já sabe sobre a especificidade é importante salientar que existem algumas exigências para você adquirir a categoria D em sua habilitação. Segundo o Art. 145 são elas:

  • Possuir mais de 21 anos e estar devidamente habilitado;
  • Ter atuado no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C;
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;
  • Ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.

Como posso mudar a categoria da milha habilitação?

Além de ser necessário cumprir cada um dos requisitos mostrados acima, existem alguns passos que devem ser respeitados para finalmente conseguir adicionar a categoria D em sua habilitação, veja como se preparar:

  • Comparecer a uma unidade do DETRAN, com hora e dia previamente agendados;
  • Não se esqueça de levar a CNH original e uma cópia;
  • Levar o comprovante de residência atualizado e emitido no máximo a 3 meses da data marcada;
  • Arcar com os custos de exame médico, exame psicotécnico, exame teórico e prático, bem como com as taxas de emissão de documento;
  • Passar no exame toxicológico exigido para esse tipo de categoria.

Ainda sobre a atualização da categoria na habilitação, o Art. 146 diz o seguinte: “Para conduzir veículos de outra categoria o condutor deverá realizar exames complementares exigidos para habilitação na categoria pretendida”.

O custo médio para incluir a categoria D em sua habilitação parte de aproximadamente R$ 2.000,00 podendo encarecer ou baratear de acordo com o estado em que mora.

Principais dúvidas que podem surgir quanto à categoria D

Estou prestes a dirigir um ônibus articulado, preciso de alguma certificação específica?

Quando se fala em ônibus articulado, somente um motorista habilitado na categoria D pode conduzir esse veículo. Isso porque essa habilitação independe do comprimento do veículo, e foca especialmente na quantidade máxima de passageiros, desde que a unidade acoplada não ultrapasse as 6 toneladas, do contrário será preciso categoria E para tanto.

Estou pensando em trabalhar como motorista de van, preciso fazer algum curso?

Se você está prestes a exercer uma atividade remunerada por dirigir uma van, é exigido realizar um Curso de Transporte Coletivo de Passageiros. Agora, caso você dirija uma van, mas não é remunerado para isso, apenas a categoria D basta.

Qual é a multa por atuar em uma categoria e não ser habilitado para ela?

É considerada infração gravíssima e além de multa de cerca de R$ 880 e apreensão do veículo, o condutor perde 7 pontos na carteira. O veículo somente será retirado por alguém que possua a categoria referente em sua CNH.

Espero que a dúvida: a categoria D pode dirigir quais veículos seja algo do passado. Agora é partir em busca da cobiçada categoria D para sua habilitação e aproveitar as vantagens que essa certificação oferece. Compartilhe as dicas! 😉