Categoria B pode dirigir van? A resposta para essa pergunta é NÃO. A categoria B possibilita aos motoristas conduzirem veículos de quatro rodas que o peso não seja maior a 3.500 kg e com lotação que não exceda 08 lugares.
Assim, é possível dirigir veículos como furgões, por exemplo, mas as vans, mesmo as que possuem espaço para 8 passageiros possuem peso equivalente a 6.000 kg. Por isso, não podem ser dirigidas por quem tem habilitação B.
Para veículos que ultrapassem 3.500 kg de peso bruto é necessário tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C. Ou na categoria D, caso o veículo exceda 8 passageiros.
Quais os veículos é permitido dirigir com a habilitação B?
Como falamos anteriormente, a habilitação na categoria B permite a condução de veículo motorizado que o peso bruto não seja maior que 3.500 quilos. A lotação, excluindo o motorista, também não pode exceder oito lugares.
O peso estabelecido considera além do peso do veículo, o peso da carga e de todos os ocupantes.
Nessa categoria, pode-se acoplar um reboque ou semi-reboque articulado, que esteja de acordo com a lotação e capacidade determinada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Exemplos de veículos que podem ser dirigidos com a categoria B: automóveis de passeio, kombis, furgões e caminhonetes de até 3.500 kg, como a S10, por exemplo.
A habilitação na categoria C e D
A categoria de CNH C permite ao motorista dirigir veículos automotores e elétricos usados pra o transporte de carga que o peso bruto exceda 3.500 kg.
Para mudar para categoria C, o motorista precisa estar há pelo menos um ano habilitado na categoria B.
Já a categoria D deve ser tirada por quem deseja dirigir veículos motorizados usados no trasporte de passageiros e com a lotação que exceda oito lugares mais o motorista.
Nesse tipo de habilitação, é possível dirigir vans, micro-ônibus e ônibus . Caso você queira exercer atividade remunerada, como é o aso do transporte de passageiros, é preciso realizar o curso de transporte de coletivo que é oferecido pelas autoescolas. A realização desse curso consta no campo “observações! no verso da habilitação.
Para que ocorra a atualização do documento, é necessário preciso a solicitação da emissão da segunda via da CNH para incluir a observação do curso do curso realizado.
Como tirar a CNH D e dirigir van?
Para tirar a habilitação D, é preciso ser maior de 21 anos. Caso você já seja habilitado na categoria C, é preciso esperar um ano para mudar para D.
Mas, se você quiser mudar da B para D. É necessário já ter dois anos de habilitado.
Outra exigência é não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos anos.
O condutor vai precisar ser aprovado em um curso de treinamento de prática veicular oferecido em autoescolas.
Além disso, condutores das categorias C, D e E precisam passar por exame toxicológico, que identifica substâncias como cocaína, anfetaminas, morfina, heroína, ecstasy, maconha, etc. O exame consegue identificar o consumo dessas substâncias em até 90 dias retroativos à data em que ocorreu a análise.
Qual a natureza da infração por dirigir em uma categoria diferente?
Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “Categoria B pode dirigir van?“, ressaltamos que dirigir em uma categoria que não é habilitado gera uma infração gravíssima com penalidade de multa (duas vezes) e medida administrativa a retenção do veículo até que se apresente um condutor habilitado.
Como a multa é multiplicado por dois, o valor a ser pago é de R$ 586, 94. Além disso, o motorista tem adicionado à sua carteira 7 pontos, que é o equivalente à infrações gravíssimas.
Além disso, vale lembrar que se você estiver pensando em passar para a categoria D e cometer uma infração de natureza gravíssima vai ter que esperar, como falamos anteriormente o período de um ano.