Categoria B pode dirigir Kombi?

As categorias de habilitação para dirigir vão da A até a categoria E. A dúvida é se a categoria B pode dirigir Kombi, e a resposta é sim, pois neste caso é para veículos de quatro rodas ou mais, com peso até 3 toneladas e meia ou até oito passageiros, mais o motorista.

Em todo caso, para conhecimento é preciso saber como são as categorias restantes. Veja a seguir o que é possível dirigir em cada categoria de CNH.

Carteira de habilitação na Categoria A


Neste caso é para veículos motorizados de duas ou três rodas. Estão nesta categoria as motos, triciclos, motonetas ou até mesmo ciclomotores.

Desta forma, é possível a condução de qualquer veículo de duas ou três rodas, independente das cilindradas.

Para ter esta carta de motorista é necessário ter 18 anos, fazer no mínimo 20 horas/aula, inclusive à noite, além dos exames normais de direção, legislação, direção defensiva, noções de primeiros socorros, e aptidão física e mental.

Categoria B pode dirigir Kombi

Carteira de habilitação na Categoria B


A categoria B pode dirigir Kombi, pois ela é para veículos cujo peso total não passe de 3500 kg. Neste caso, a lotação do automóvel não pode passar de oito lugares (com o motorista). Nesta categoria entram os carros de passeio, assim como caminhonetes até 3.500kg como a F100 e S10, e camioneta como a Blazer, Kombi entre outros.

Para tirar a carta na categoria B é preciso ter 18 anos completos e fazer 25 horas/aula inclusive no período noturno e o simulador. Como nos outros, também é exigido exames de aptidão física e mental, os teóricos e legislação, direção defensiva, primeiros socorros e o prático.

Carteira de habilitação na Categoria C


A categoria C funciona para veículo motorizado com transporte de carga, que apresente peso bruto maior que três mil e quinhentos quilos. Neste, enquadra os caminhões, tratores e máquinas agrícolas.

Para tirar a habilitação na categoria C é preciso estar habilitado um ano na B e não pode nos últimos 12 meses ter cometido infração grave ou gravíssima. Ainda não é possível ser reincidente em violações médias.

Assim como os outros é preciso passar por testes de aptidão física e psicológica e exames práticos.

Carteira de habilitação na Categoria D


Esta é para veículo motorizado usado no transporte de passageiros, desde que a lotação exceda oito pessoas. Neste caso, enquadram os ônibus ou vans.

Para habilitar na categoria D é preciso ter 21 anos, ter carteira C há um ano ou dois anos na B. Ainda não pode ter nos últimos 12 meses uma infração grave ou gravíssima. Também é preciso passar por testes físicos e psicológicos e práticos.

Carteira de habilitação na Categoria E


Esta garante a condução dos veículos das categorias B, C e D, além de trailers e automóveis que rebocam unidades. Eles podem apresentar mais de 6000 kg ou lotação acima de oito passageiros.

Nesta categoria os requisitos são ter mais de 21 anos e ter habilitação pelo menos um ano nas categorias C ou D, além de não apresentar uma multa gravíssima ou grave ou serem reincidente em multas médias nos últimos 12 meses.

O motorista irá fazer o transporte coletivo de passageiros, transporte de escolares, transporte de emergência, transporte de produtos perigosos e transporte de carga indivisível. Neste caso, pode ser solicitado treinamento específico.

Carteira B pode dirigir Kombi

O que fazer para tirar cada categoria


  • Incialmente ter 18 anos completos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identidade ou equivalente;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) Escolha

Após o candidato irá seguir pela:

  • Avaliação Psicológica;
  • Exames de Aptidão Física e Mental;
  • Curso Teórico-Técnico;
  • Exame Teórico-Técnico;
  • Curso de Prática de Direção Veicular;
  • Exame de Prática de Direção Veicular.

Caso o mesmo for fazer a adição de categoria, ele vai enviar os documentos necessários para uma autoescola e fazer os exames e cursos.

Depois vai passar por exame médico para fins de acréscimo de categoria, através da junta médica credenciada pelo DETRAN. Em seguida será solicitado o curso prático de direção veicular de 15 horas/aula e a prova prática de direção veicular.

Validade da CNH


Agora que você sabe que Categoria B pode dirigir Kombi e já tomou as providências para ter sua carta é preciso sempre estar atento à validade da sua habilitação. O motorista que deixar passar o prazo de 30 dias e andar com carteira vencida recebe infração gravíssima e acarreta em apreensão do veículo.

Vale a pena ler também: