Bicicleta elétrica precisa de habilitação?

Se você quer saber se a bicicleta elétrica precisa de habilitação para dirigir ou não? É só continuar lendo que eu tenho toda as informações e mais algumas dicas aqui!

A verdade é que as bicicletas elétricas estão ganhando um grande destaque no mercado brasileiro, pois é um meio de transporte rápido, leve e que agiliza bastante a vida de muitas pessoas, no entanto não podemos esquecer que se trata de um veículo como qualquer outro.

A questão de ter ou não ter uma carteira de habilitação para conduzir uma bicicleta elétrica ainda é uma questão muito discutida, porém em algumas cidades do Brasil já existem regras exclusivas para quem tem uma bicicleta desse tipo.

Afinal, bicicleta elétrica precisa de habilitação?


bicicleta elétrica precisa de habilitação

Infelizmente ainda não existe uma regra geral que determina o uso obrigatório da habilitação para quem anda com uma bicicleta elétrica, visto que o próprio Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deixa cada município responsável pela legislação sobre os veículos desse tipo, então é possível que em algumas cidades a bicicleta elétrica precisa de habilitação para poder circular, já em outros lugares é possível usa-la sem carteira de habilitação.

Em cidades como Campo Grande e Baurú, por exemplo, já existem regras que obrigam os condutores de bicicletas elétricas (motorizadas) a ter a CNH na categoria A para poder pilotar esse tipo de veículo.

Outras cidades brasileiras também tem suas próprias regras, mas de qualquer forma o que vem aumentando em todas as cidades a necessidade de ter uma carteira de motorista para andar de bicicleta elétrica é alto nível de acidentes, então fique atento as regras do seu município.

Como registrar uma bicicleta elétrica?


Então já vimos que a bicicleta elétrica precisa de habilitação sim em algumas regiões, porém além disso, existem ainda regras que obrigam os condutores a licenciar essa bicicleta como qualquer outro veículo. Portanto é aí que entra a necessidade de emplacar e pagar impostos anuais, como o IPVA e o DPVAT que serão obrigatórios como qualquer outro tipo de motocicleta, porém como sempre, isso ainda é uma questão municipal e existem os próprios órgãos responsáveis pela legislação desses veículos.

Na cidade de Baurú-SP, por exemplo, quem vai ficar responsável pela legalização de bicicletas elétricas será a EMDURB (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Baurú).

Já na sua cidade, você poderá procurar o próprio Detran para obter mais informações precisas quanto a legislação das bicicletas elétricas. De qualquer forma, é bom ficar atento e procurar entrar nas regras, já que a bicicleta elétrica precisa de habilitação em muitos lugares a partir de agora!

Tipos de bicicletas elétricas que não precisa de habilitação


Por incrível que pareça, dependendo do veículo e do lugar é possível andar com uma bicicleta elétrica sem precisar seguir todas as regras que citei até aqui. Tudo isso, porque bicicletas que não atingem uma velocidade de 25 quilômetros por hora não são obrigatórias seguir as regras impostas, principalmente na cidade de Baurú!

De todo modo, uma bicicleta elétrica precisa de habilitação se ela atingir uma velocidade maior, mas não poderá ultrapassar os 50 quilômetros por hora dentro das cidades.

Então são muitas regrinhas que devem ser cumpridas pelos condutores e é preciso ser explicada muitas coisas para os brasileiros até definir exatamente se precisa ou não a nível nacional.

Leia também: Quanto tempo demora para tira a habilitação

precisa de habilitação para andar de bicicleta elétrica

Itens obrigatórios para conduzir bicicletas elétricas


Não se esqueça também de ter todos os itens de segurança obrigatórios em sua bicicleta elétrica, tais como espelhos retrovisores dos dois lados, velocímetro, buzina, farol, lanterna traseira, os pneus precisam estar em boas condições e além do mais é preciso usar o capacete comum que é usado por qualquer motociclista.

Tudo isso é muito importante não só para estar dentro das leis de trânsito para bicicletas elétricas, mas principalmente para sua segurança como condutor.

Então espero que tenha gostado de todas as dicas e informações citadas aqui. A partir de agora lembre-se que a bicicleta elétrica precisa de habilitação para conduzir e aproveite tudo que esse novo meio de transporte pode lhe proporcionar!

Via: Jcnet

27 comentários

  1. O Brasil realmente não é um país justo, honesto e descente. Já pagamos impostos demais!! Um exemplo é a gasolina que já imbute no preço manutenção de rodovias…e este mesmo imposto é cobrado novamente no IPVA! E isso ocorre em diversos outros casos. Do geito que vai vamos ter que pagar imposto pra andar a pé daqui a pouco. País corrupto. ..estamos vivendo na idade média

  2. Não sou contra este tipo de transporte, o maior problema é o barulho q elas fazem, pois não tem escapamento, é um barulho infernal e pra ajudar tem estes jovens q ficam nos bairros para se mostrar para as meninas acelerando, ninguém merece, na minha opinião deveria sim ter uma lei mais ri
    Rigorosa a respeito do barulho

  3. estava eu andando pela rua depois de ter deixado minha esposa no serviço á pé pois meu carro tinha acabado o combustível, e notei uma oficina de motos, resolvi parar para especular o preço de uma moto cinquentinha, modelo a qual me falaram que não precisava de CNN qual não foi a surpresa quando a pessoa me disse que tds os tipos de veiculos motorizados era obrigados a ter cnh bom. veja minha esposa é e eu não temos + que três salários c/ dois filhos p/ cuidar aluguel e tudo + logico que pensei em economizar, entrei neste site pelo que que vejo o autor do mesmo não esta dentro da realidade de todos;vejam bem somente patrinitinhos pode isso até talvez seguir todo o rigor da lei isso é que se seguem) já não pagamos muitos impostos,?olha eu notei uma critica neste site (veja não é necessário respeitar as pessoas? esse pais é o pais dos impostos que não investem nas pessoas humildes… educação, saudê,segurança etc… em nosso pais cobram-se muito impostos e não se fazem quase nada..

  4. Vocês dizem “Infelizmente ainda não existe uma regra definida”. MEUS AMIGOS O TEXTO DEVERIA SER “FELIZMENTE” porque quem compra uma bicicleta é porque justamente quer se locomover livremente sem ser refém de impostos, radares, multas e autoridades. Se tiver de ser habilitado é óbvio que não compensa comprar ciclomotores ou bikes elétricas, é melhor comprar moto ou carro.

  5. Menor de 18 anos ñ tira abilitacao como que vai ter que ter cnh meu filho tem uma Como que vai transitar com ela agora sendo que precisa da CNN

  6. Eu tenho 15 anos eles botam legislação e bicicleta motorisada pega abilitacao motor foi feito pesoal meio ambiente motor ne pesado nao minha jente motor foi feito meio de tranporte a jente ta gasta combustivel do nosso dinheiro mais ajente ta ajudando o meio ambiente ta tendo tanto icendio ai planeta ta ai poluído o lixo no meio da rua pegando fogo com problema povo com problema de reniter morrendo com fumaça no pulmão ai ajente que bicicleta motorisada ne porque ajente que gosta porque ser force pra pega ajente pegar moto logo grande pra ajudar a min como vocês é aquelas as pesoas ta morrendo

    1. O Garoto! Vai aprender a escrever primeiro!!! Como essa juventude de hoje escreve tão errado, sem pontuação, mal dá para entender o que você quer dizer!
      Meu Deus!

    2. Débil mental…. Deviam sacrificar, vergonha para os pais…. Evidente que os vagabundos não quiseram educá-lo. E o marginal trombadinha só pode ter roubado a bicicleta cara.

    3. Primeiramente, vai estudar para aprender a escrever e faler direito, pois, não dá nem para entender o que o você fala!!!

    4. Querido vc não sabe nem escrever e ainda quer pilotar(gente se escreve c g e não j e habilitação é com H)…

    5. Estuda, Leandro, estuda que é melhor. O teu nível de erros de Português é incrível. Eu teria vergonha de fazer comentários com esses erros de português.

  7. É incrível como uma coisa tão boa econômica, que não polui, e que gera uma melhora na qualidade de vida das pessoas pelo mundo todo, mas quando chega ao Brasil, surpresa!!! os políticos corruptos enxergam apenas mais uma maneira de arrancar dinheiro dos mais humildes, tenho raiva desse tipo de gente que vivem como parasitas, temos que arranca-los do meio de nós, só assim haverá justiça de fato…

    1. Olá Mariana
      Não, porque como necessita de ter uma CNH e menor de idade não consegue tirar uma carteira de habilitação, acaba ficando proibido o uso para quem não tem 18 anos ainda.

      Abraços!

    1. não dê ideia maria! daqui a pouco eles vão dar um jeito de numerar a bicicleta e cobrar por tudo e mais um pouco! afinal é para isso que serve o governo e suas taxas que tira de muitos para dar a poucos! aproveitem e continuem votando no pt .. eles agradecem!

      1. Eu acho um absurdo isso, será que alguém de bom senso não vai fazer nada? é um absurdo comparar uma bicicleta elétrica que mal sobe uma loba com um cliclo motor.

  8. Esse tipo de veiculo,se implacado,como citado acima,pode andar em qualquer BR ou RS certo:errado não pode,veiculos que não anda a mais de 50KM HR,Como que um veículo dito bicicleta elétrica,entra no país,sem uma legislação própria para tal, Sou de RIO Grande RS ,já tive problemas com esse tipo de veículo ,Deu muita dor de cabeça

    1. Acredito que este tipo de veiculo deve se locomover como as bicicletas normais e para tal usariam a ciclovias mas como infelizmente nem todas as cidades do Brasil nao possuem ciclovias a tendencia é de aumentarem os problemas com o aumento dessas bikes

Os comentários estão fechados.