Bicicleta elétrica precisa de habilitação?

Se você quer saber se a bicicleta elétrica precisa de habilitação para dirigir ou não? É só continuar lendo que eu tenho toda as informações e mais algumas dicas aqui!

A verdade é que as bicicletas elétricas estão ganhando um grande destaque no mercado brasileiro, pois é um meio de transporte rápido, leve e que agiliza bastante a vida de muitas pessoas, no entanto não podemos esquecer que se trata de um veículo como qualquer outro.

A questão de ter ou não ter uma carteira de habilitação para conduzir uma bicicleta elétrica ainda é uma questão muito discutida, porém em algumas cidades do Brasil já existem regras exclusivas para quem tem uma bicicleta desse tipo.

Afinal, bicicleta elétrica precisa de habilitação?


bicicleta elétrica precisa de habilitação

Infelizmente ainda não existe uma regra geral que determina o uso obrigatório da habilitação para quem anda com uma bicicleta elétrica, visto que o próprio Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deixa cada município responsável pela legislação sobre os veículos desse tipo, então é possível que em algumas cidades a bicicleta elétrica precisa de habilitação para poder circular, já em outros lugares é possível usa-la sem carteira de habilitação.

Em cidades como Campo Grande e Baurú, por exemplo, já existem regras que obrigam os condutores de bicicletas elétricas (motorizadas) a ter a CNH na categoria A para poder pilotar esse tipo de veículo.

Outras cidades brasileiras também tem suas próprias regras, mas de qualquer forma o que vem aumentando em todas as cidades a necessidade de ter uma carteira de motorista para andar de bicicleta elétrica é alto nível de acidentes, então fique atento as regras do seu município.

Como registrar uma bicicleta elétrica?


Então já vimos que a bicicleta elétrica precisa de habilitação sim em algumas regiões, porém além disso, existem ainda regras que obrigam os condutores a licenciar essa bicicleta como qualquer outro veículo. Portanto é aí que entra a necessidade de emplacar e pagar impostos anuais, como o IPVA e o DPVAT que serão obrigatórios como qualquer outro tipo de motocicleta, porém como sempre, isso ainda é uma questão municipal e existem os próprios órgãos responsáveis pela legislação desses veículos.

Na cidade de Baurú-SP, por exemplo, quem vai ficar responsável pela legalização de bicicletas elétricas será a EMDURB (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Baurú).

Já na sua cidade, você poderá procurar o próprio Detran para obter mais informações precisas quanto a legislação das bicicletas elétricas. De qualquer forma, é bom ficar atento e procurar entrar nas regras, já que a bicicleta elétrica precisa de habilitação em muitos lugares a partir de agora!

Tipos de bicicletas elétricas que não precisa de habilitação


Por incrível que pareça, dependendo do veículo e do lugar é possível andar com uma bicicleta elétrica sem precisar seguir todas as regras que citei até aqui. Tudo isso, porque bicicletas que não atingem uma velocidade de 25 quilômetros por hora não são obrigatórias seguir as regras impostas, principalmente na cidade de Baurú!

De todo modo, uma bicicleta elétrica precisa de habilitação se ela atingir uma velocidade maior, mas não poderá ultrapassar os 50 quilômetros por hora dentro das cidades.

Então são muitas regrinhas que devem ser cumpridas pelos condutores e é preciso ser explicada muitas coisas para os brasileiros até definir exatamente se precisa ou não a nível nacional.

Leia também: Quanto tempo demora para tira a habilitação

precisa de habilitação para andar de bicicleta elétrica

Itens obrigatórios para conduzir bicicletas elétricas


Não se esqueça também de ter todos os itens de segurança obrigatórios em sua bicicleta elétrica, tais como espelhos retrovisores dos dois lados, velocímetro, buzina, farol, lanterna traseira, os pneus precisam estar em boas condições e além do mais é preciso usar o capacete comum que é usado por qualquer motociclista.

Tudo isso é muito importante não só para estar dentro das leis de trânsito para bicicletas elétricas, mas principalmente para sua segurança como condutor.

Então espero que tenha gostado de todas as dicas e informações citadas aqui. A partir de agora lembre-se que a bicicleta elétrica precisa de habilitação para conduzir e aproveite tudo que esse novo meio de transporte pode lhe proporcionar!

Via: Jcnet

Vale a pena ler também: