Aulas para tirar habilitação

Você vai tirar a CNH e quer saber como são as aulas para tirar habilitação?

Após dar início ao processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e ter seu Registo Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), o candidato à primeira habilitação é direcionado para fazer os exames médicos exigidos pelo Departamento Estadual de Trânsito.

Se tudo correr bem e tanto os exames físicos quando a avaliação psicológica ponderar que o indivíduo está apto a dirigir, começa a etapa de aprendizado do processo de retirada da carteira de motorista que se inicia com as aulas teóricas.

O curso teórico-técnico do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) possui 45 horas/aula que são distribuídas ao longo da semana. É possível agendar as aulas conforme sua disponibilidade.

Contudo, quanto antes você agendar as aulas, mas rápido você termia o curso para fazer o exame teórico.

aulas para tirar habilitação

O conteúdo programático do curso teórico é dividido da seguinte forma:

  • Legislação de transito – 18 horas/aula
  • Direção defensiva – 16 horas/aula
  • Primeiros socorros – 4 horas/aula
  • Meio ambiente e cidadania – 4 horas/aula
  • Noções de funcionamento do veículo (mecânica) – 3 horas/aula

Após receber o certificado de conclusão do curso, o aluno possui permissão para marcar o exame teórico.

A prova teórica do DETRAN é composta de pelo menos 30 questões de múltipla escolha e o aluno deve acertar o mínimo de 70% da prova para ser aprovado, no caso 21 questões.

Para ter mais segurança na hora de fazer o exame, na internet é possível encontrar diversos simulados que ajudam o aluno a se preparar para o exame.

É importante ainda memorizar as placas de sinalização e revisar todo o conteúdo antes de marcar o exame.

Aulas práticas para tirar CNH


Após a aprovação no exame teórico, o aluno já pode marcar o restante das aulas para tirar habilitação, que fazem parte do curso prático.

A carga horária de aulas práticas de direção veicular é de 25 horas/ aula. Vale ressaltar, que 20% dessa carga horária são em período noturno, ou seja, 5 horas/ aula.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, para o aprendizado seja eficaz, o aluno marque no máximo três aulas práticas por dia.

Nas aulas práticas, o aluno aprende:

  1. Condução segura: Inclui o aprendizado de como usar os pedais, mudanças de marchas, acionar a embreagem, uso do freio, uso da alavanca do câmbio, fazer curvas, dar marcha à ré, saber ajustar os retrovisores e etc.
  2. Como lidar com a circulação no trânsito: O aluno vai aprender como entrar em fluxo de tráfego de veículos, como ter noção de espaço, velocidade adequada, fazer ultrapassagem com segurança, como conduzir e circular em tráfego intenso, à noite e em condições adversas;
  3. Situação de risco: noções de como minimizar os riscos de acidentes em situações consideradas arriscadas, como chuva forte, neblina e aquaplanagem (pista molhada).

Ao final de cada dia de aula, cabe ao instrutor da autoescola elabora um relatório onde o aprendizado, falhas cometidas e o comportamento do aluno no trânsito são detalhados.

Aulas práticas no simulador de direção veicular


O Conselho Nacional de Trânsito, a partir da Resolução 543/ 2015, definiu que a partir de 2016 os candidatos à primeira habilitação na Categoria B teriam que fazer cinco horas/ aulas em um simulador de direção veicular, sendo que uma hora precisa ser de conteúdo noturno.

No simulador, o aluno vivencia situações corriqueiras do trânsito, como mudança de faixa, ultrapassagem, manobra em marcha à ré, dirigir com chuva e etc.

Agora que você já sabe sobre as aulas para tirar habilitação ressaltamos que o período de aprendizado para tirar a CNH é muito importante para que você se torne um motorista consciente e tenha segurança no trânsito. Por isso, é essencial encarar esse processo com muita responsabilidade.

Vale a pena ler também: