Quantos pontos perde a carteira

Quando tiramos a carteira de motorista ou CNH, poderá ficar tão contente que até pode se empolgar e perder o controle, recebendo multa ou até perdendo a carteira. Mas daí surge a dúvida, com quantos pontos perde a carteira na 1ª habilitação?  E com quantos pontos perde a carteira de habilitação totalmente?

Bom, essas questões tem sido dúvida de todos os tipos de habilitados pelo DETRAN para dirigir um carro, moto, ônibus ou caminhão. Enfim, vamos esclarecer tudo e ainda dar algumas dicas de como evitar perder a carteira de habilitação.

Com quantos pontos perde a carteira

Um caso recente ilustra o que é permito pela lei e o que não é. O filho do Empresário Eike Batista, (Thor Batista) recebeu 51 pontos na sua carteira de habilitação durante seus primeiros 18 meses. Isso é um horror de exemplo, mas vamos esclarecer tudo.

Para perder sua carteira de motorista é necessário receber 20 pontos na sua carteira de habilitação. Com a CNH suspensa o motorista não pode nem deve mais dirigir veiculo móvel (que exija CNH) algum. Mas como são aplicados esses pontos na carteira de habilitação? Isso pode ocorrer por você cometer alguma infração pequena, média ou grande.

Voltando ao exemplo do Thor batista, para você entender melhor, ele atropelou um ciclista e foi alegado excesso de velocidade, com 5 infrações todas pelo mesmo motivo. Isso totalizou a aplicação de 21 pontos na carteira do mesmo.

É interessante notar que com sua primeira carteira de habilitação, durante o período de 1 ano você não pode nem deve receber multas ou cometer infrações que passem de 04 pontos.

quantos pontos perde a carteira

Como evitar perder a sua carteira

Com diversos tipos de multas e de infrações que podem ser aplicadas sem você perceber, esteja atento a muitos pontos básicos. Como por exemplo, dirigir em velocidade 50% superior a que é permitida na estrada. Você também deve evitar tais tipos de infrações e aplicações de pontos:

  • Infração Leve: Cometer infração leve receberá 03 pontos na carteira.
  • Infração Média: Cometendo infração Média, você receberá 04 pontos na carteira.
  • Infração Grave: Cometer infração Grave receberá 05 pontos na CNH.
  • Infração Gravíssima: Infração Gravíssima promoverá 07 pontos aplicados em sua CNH.

Além de todas essas infrações, o habilitado poderá pagar multas que variam para cada tipo de infração. Por exemplo, se você for flagrado jogando lixo na rua, você poderá pagar uma multa de um pouco mais que R$ 85,00, mas em alguns casos é possível entrar com um recurso e solicitar a remoção da multa, como eu já falei no artigo onde mostro Como remover multas de trânsito. Então fique esperto e respeite o próximo até mesmo no transito!

Comentários

  1. juciane diz

    tenho minha carteira de habilitação a 3 anos e ja recebi uma multas, 3 por estacionar em local proibido,1 velocidade proibida, 1 por dirigir na faixa que era do onibus . Gostaria de sabe se perdi minha carteira de habilitação

    • Eduardo diz

      Pegue suas multas, veja quantos pontos tem em cada uma, faça as contas e saberá se perde o direito de conduzir, ou não, se chegar ou passar de 20, vc fica suspensa, daí tem que fzr curso de reciclagem pra poder voltar a dirigir, e pagar as multas tb..

      procura uma auto escola pra se informar melhor. .

  2. erick diz

    eu acho que o motorista deve ser prudentre a todo momento e ñ deixar que perca sua habilitaçao por infração nemhuma pq lutou tanto pra ter ela isso é uma inresposabilidade é o q eu acho breve tirarei a minha habilitação breve breve e ñ vou tomar multa nemhuma e nem cometer infreção?

  3. Gilberto Mateus diz

    RECEBI NO DIA 10/07/2013 UMA CARTA DO DETRAN DATADA DE 05/07/2013 INFORMANDO QUE ESTAREI SENDO PROCESSADO A PERDER O DIREITO DE DIRIGIR DEVIDO TER ALCANÇADO OS 20 PONTOS NA MINHA CARTEIRA SO QUE ESTES PONTOS FORAM FEITOS POR OUTRO CONDUTOR POIS EU JÁ TINHA VENDIDO O CARRO E AS MULTAS FORAM FEITAS FORA DA MINHA REGIÃO QUE MORO E SÃO DE 2008, ISTO E POSSIVEL DE ACONTECER EM 2013????.

  4. André diz

    Acabei de consultar no site do Detran e aparecem 23 pontos. O que devo fazer? Não recebi até hoje carta do detran suspendendo a minha CNH.
    A minha carteira volta a zerar após 1 ano ou não tem mais jeito?

  5. diz

    Recebi em 17/07/2013 uma carta do DETRAN, informando-me que fiz um total de 20 pontos. Todavia, as multas datavam de: 19/04/2008, 03/05/2008, 08/05/2008 e 14/10/2008. Transcorrido mais de cinco anos esses pontos prescreveram ou eu perderei a carteira? Aguardo resposta urgente.

    • neto diz

      Olá Alexandre
      Segundo o próprio Detran de São Paulo, depois de 12 meses esses pontos perdem a eficácia, mas o registro não irá sair do seu prontuário. Só não irão perder a validade se você tiver multas gravíssimas, porque aí terá que cumprir as penalidades da legislação de trânsito.
      O que eu indico nesse caso é que procure o Detran da sua cidade e se informe com relação a situação da sua carteira ou tente acessar diretamente pelo site, por que também é possível saber a situação da sua CNH.

      Abraço!

  6. Francisco Fernandes diz

    to com uma duvida, tirei minha pprimeira abilitaçao em 2008, sendo que ela sendo uma permissao, mas nunca a renovei.
    dentre esse periodo morei no exterior e quando voltei esse ano
    com a minha carteira vencida fui pego em uma blitz.
    recebi uma multa e em casa chegou uma notificaçao para o proprietario do carro, que no casa nao sou eu.
    sera se depois disso tudo ainda posso renovar a minha cnh?

  7. jefferson diz

    posso receber multas leves na minha habilitação, pq o cod diz o seguinte: não posso levar multas gra , gravissimas ou reincidencia em leves,mas leve não fala nada. então entendo que leve é tranquilo eu levar mais de uma completando seis pontos e poder renovar depois de um ano. correto?
    desde ja agradeço a atenção

  8. Maria do Carmo diz

    Emprestei meu nome para minha irmã comprar seu carro.
    Ela foi multada diversas vezes e nunca transferiu os pontos para sua CNH.
    O fato é que não atentamos para isso e, quando percebi, já estava com 24 pontos. Fui relapsa e ela inconseqüente.
    Nunca fui notificada pelo DETRAN, apesar de ter comparecido para explicar que nunca dirigi aquele carro e pedir a transferência dos pontos para a CNH dela.
    Fui informada de que, como tinha passado o prazo, não havia o que ser feito e eu teria de aguardar a notificação.
    Todas as multas já foram pagas por ela e, ao consultar minha carteira, só 16 pontos estão considerados atualmente.
    Devo fazer algo ou aguardar? Não posso perder minha carteira. Preciso do carro para trabalhar.
    Será que se levasse ao conhecimento de algum responsável conseguiria explicar a situação e transferir os pontos para minha irmã, a real infratora?

  9. Wando diz

    Estou com uma duvida se uma pessoa que esta tirando sua 1º habilitação, e por algum motivo constam varias infrações no seu prontuário como candidato: Pegunto ele conseguira dar andamento no seu processo normalmente e até emitir sua CNH com esta infrações ativas? Já que o mesmo não possui CNH, ainda!

  10. william diz

    Meu amigo tem a carteira provisoria, mas ele pegou o carro do pai dele e acabou levando uma multa por velocidade, sao 4 pontos no caso tem como o pai do meu amigo recorrer pra nao ficar com esse pontos na carteira ja que nao foi ele?

  11. Sabrina diz

    Olá,
    Levei uma multa de 7 pontos, e irei realizar o pagamento essa semana.
    Gostaria de saber se pagando a multa os pontos desaparecerão.
    Não entendo direito sobre o assunto, sou novata no transito.
    Avancei o sinal! Sei que estou errada e irei me atentar melhor na forma que dirijo.
    Mas gostaria de entender melhor sobre pontuações na minha carteira.
    Alguém poderia me explicar melhor sobre os pontos que fiam na nossa carteira?

    Obrigada!
    Sabrina

    • Valdirene diz

      Como evitar perder a sua carteira
      Com diversos tipos de multas e de infrações que podem ser aplicadas sem você perceber, esteja atento a muitos pontos básicos. Como por exemplo, dirigir em velocidade 50% superior a que é permitida na estrada. Você também deve evitar tais tipos de infrações e aplicações de pontos:

      Infração Leve: Cometer infração leve receberá 03 pontos na carteira.
      Infração Média: Cometendo infração Média, você receberá 04 pontos na carteira.
      Infração Grave: Cometer infração Grave receberá 05 pontos na CNH.
      Infração Gravíssima: Infração Gravíssima promoverá 07 pontos aplicados em sua CNH.
      Além de todas essas infrações, o habilitado poderá pagar multas que variam para cada tipo de infração. Por exemplo, se você for flagrado jogando lixo na rua, você poderá pagar uma multa de um pouco mais que R$ 85,00.

      Então fique esperto e respeite o próximo até mesmo no transito!
      No seu caso, só vai vencer a multa quando fizer um ano. Mas no caso de multa de 7 pontos tem outra penalidade. Melhor consultar o DETRAN.

    • Valdirene diz

      BOA NOITE OTACILIO!
      Se a multa não for de 7 pontos não perdeu a carta ainda não. E quando fizer 1 ano expira. Mas se for de 7 pontos, consulte o DETRAN, pois a penalidade é outra.
      Um abraço,
      Valdirene

    • Valdirene diz

      Oi Bruno. Se não for multa de 7 pontos, quando fizer um ano expira. Mas se for de 7 pontos procure o DETRAN, pois a penalidade é outra.
      Um abraço,
      valdirene

  12. NATALINA MARIA LISBOA DA SILVA diz

    POR ACASO HOJE DESCOBRI QUER ESTOU COM 33 PONTOS NA MINHA CARTEIRA E SÃO MULTAS QUE NÃO FOI COMETIDAS POR MIM, TODAS AS MULTAS FORAM PAGAS, O QUE EU FAÇO? POSSO TRANSFERIR ESTES PONTOS PARA OS RESPECTIVOS AUTORES DAS INFLAÇÕES?VOU RECEBER ALGUMA DIVERTENCIA DO DETRAN?O QUE EU FAÇO AFINAL? NÃO QUERO PERDER MEU DIREITO DE DIRIGIR.TENHO 2 CARROS AMBOS NO MEU NOME. AGUARDO RESPOSTA.

  13. Leonardo diz

    Prezado(a),

    Aluguei um carro para um colega e este cometei várias infrações no trânsito,o qual somaram 37 pontos na CNH, porém em nenhum momento recebi notificações do Detran-Ba. Quando fui renovar minha carteira tive essa desagradável surpresa e o Detran informou que devido o prazo de 30 dias já passados não poderia mais transferir as pontuações para o infrator e sim assumir todas elas. Existe recurso para isso?

    No aguardo!

  14. Jandui diz

    Tirei minha CNH faz um ano, e agora tenho que renovar. a três meses meu carro foi multado por excesso de velocidade e nem lembro se foi eu, nunca recebi notificação ou multa, estou com 5 pontos na carteira, será que ainda posso recorrer ?

    Abraços

  15. Daniela dos Santos diz

    ola, ganhei uma multa por pilotar com celular na mao, no caso, multa media 4 pontos, art. 252 VI.
    eu gostaria de saber se perco minha habilitação, sendo qe a mesma eh provisória, e so pego a permanente em dezembro!

  16. MARINA SANTOS diz

    UMA AMIGA MINHA ESTAVA DE MOTO C SUA PRIMA NA BR, NO CASO A PRIMA DELE QUE E PASSAGEIRA, JOGOU LIXO NO CHAO, ELE LEVOU UMA ADVERTENCIA… 4 PONTOS NA CARTEIRA, DA MAE DELA Q NAO TEM NADA HAVER C A HISTORIA O QUE FAZER P MAE DELE NAO PERDER ESSES PONTO NA CARTEIRA , POIS MOTO ERA NO NOME DELA? PQ FAVOR NOS AJUDE

  17. caroline diz

    meu marido tirou a carteira mais ele ainda está com a provisória..Ele passou em um pardal em 59 km/h mais a permissão era 50km/h…no caso veio uma multa pra ele e mais 4 pontos na carteira….por ele está na provisória ele perde a carteira?por favor me respondam

  18. joao renato diz

    somei 21 pontos na cnh pontos leves uma de 5 pontos outra quatro de 4 pontos cada, gostaria de saber se perdi minha cnh.obrigado.

  19. Luciene G Silva diz

    Boa Tarde,

    chegou pra mim uma notificação de multa leve 3 pontos,porem minha carta e provisório,eu perco minha carta pelo fato de ter tomado essa multa.

  20. nane diz

    Por favor eu estou com a permissão para dirigir e levei 1 multa média foi 1 multa por radar utrapassado até 20% maxima velocidade permitida gostaria de saber se perdi minha cnh porque me dizem que ja perdi pelo tipo da infração nao pela pontuação que levei que acredito que só 4 pontos ainda nao leva a perder e nao tenho quem me ajude e assuma os pontos por favor se alguem ja passou por isso me diga ainda a esperança? esde ja agradeço!

  21. Amanda diz

    Meu namorado está com a carteira provisória , e foi parado em uma blitz . A moto que ele usava está no nome do pai dele , que não tem CNH . A moto foi guinchada por causa do cano de descarga e pneus carecas . A multa que virá , vai estar no nome do proprietário do veículo ou do condutor ? Isso afeta ele pelo fato de estar na provisória ?
    Grata .

    • marrcelo martins diz

      olha amanda a multa vira em nome do pai pois a moto esta no nome dele mais como era seu namorado que estava pilotando os pontos iram cair na habilitacao dele. se a multa for leve ele nao perdera o direito de dirigir….

  22. marrcelo martins diz

    ganhei 7 pontos na carteira dia 11/06/13 ja paguei a multas i ja fez um ano quando esses pontos saem do meu prontuario…..mim respondam por favor…abraço obrigado

  23. Rodney diz

    Olá, tenho duas multas leves no veiculo em meu nome e minha carta e provisoria e pelo correio estar de greve a autuacao chegou 80 dias depois e perdi o tempo de recorrer. fui no detran e tentei transferir os pontos pois tenho a prova dos correios.mas acabaram indeferindo. Corro risco de perder a minha cnh provisoria com eatas duas multas leves? sendo que nao consta nenhuma legislacao a respeito disso?

  24. camila diz

    meu esposo perdeu a 1 habilitação e não esta conseguindo tirar a segunda via pois esta constando que ele perdeu definitivamente sendo que ele nunca foi parado em nenhuma blitis policias e nunca aconteceu nenhum acidente o que ele deve fazer

  25. diz

    estou com 82 pontos na minha carteira mais não foi eu que cometir as enfrações vendi uns transportes no meu nome sem transferir só passei procuração para cada um eles sumirão com os veiculos e quando vi ja estava co estes pontos na minha carteira como faço agora pois ja entrei em contato com o detran ele nao sabem me me dizer nada

    aguardo resposta obrigado

  26. Tiago diz

    Intao eu fui parado em uma blitz e o agente me atuou por 2 infracao de 7 pontos placa Inlegivel e capacete Coquinho….. Ele pode dar 2 multa gravisima???? Somando as 2 dar 14 pontos sera que perdi a habilitacao ou com 1 ano zera tudo???

  27. robson paiva diz

    bom, eu tenho uma moto financiada no meu nome porém passei para outra pessoa, essa pessoa passou para outra pessoa desabilitada e foi pego em uma blitz, mesmo no período que eu estava com minha carteira provisoria em mãos, sera que tem como eu recorrer e passar os pontos para a carteira de habilitação de outra pessoa para que e não perca a minha?

  28. simone adriana kreuzberg diz

    ola meu marido levou duas multas e em cada uma perdeu cinco pontos;a ultima que ele levou foi no dia 09~07~14 queria saber se tem como transferir esses pontos pra minha carteira?aguardo resposta

  29. LAERCIO SILVA COSTA diz

    OLÁ , BOM DIA ESTOU COM 28 PONTOS NA MUINHA CNH TODOS AGORA EM JANEIRO 2014 , QUANDO O DETRAN VAI ME NOTIFICAR , ENQUANTO ELES NÃO ME NOTIFICAREM POSSO RODAR NORMAL COM A CNH ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>