Como superar o medo de dirigir

Medo de dirigir pode ser um dos fatores mais alarmantes que levam pessoas a não comprarem seu sonhado automóvel, mesmo com ótimas e ternas condições financeiras. O medo de dirigir pode também ser um problema que, se não for tratado, poderá estar presente durante toda a vida e também influenciar outros a ter ou criar tal medo. Mas porque isso se dá?

O medo de dirigir pode se dar por diversos motivos, principalmente o número agravante de acidentes, em rodovias, avenidas em todo o lugar. Basta ligar a TV na hora do Noticiário, que com certeza verá um ou outro acidente de transito envolvendo um automóvel, mesmo que o motorista não seja o culpado.

Talvez outro motivo seja o fator psicológico, um trauma, que pode ter feito com que sua mente criasse um escudo com o pensamento negativo de que dirigir pode ser prejudicial para você. Muitas vezes a ansiedade pode ser um dos problemas que fazem com que uma pessoa se sinta incapaz de dirigir e ter medo de si mesmo quando está diante do volante.

Bom, de todo modo, seja qual for o motivo, o importante é superar o medo de dirigir e para isto iremos abordar alguns pontos básicos mais que são muito importantes e merecem ser levados em conta para que consiga se livrar desse medo. Alguns fatores simples podem animá-lo, e aos poucos fazê-lo superar o medo de dirigir.

como superar o medo de dirigir

Obtenha Ajuda de Amigos!

Obter a ajuda de amigos não significa chama-lo e pedir ajuda sobre como lidar com esse medo de dirigir. Tudo o que esse seu amigo poderá dizer é algo do tipo “Ah, o que é isso? É tão fácil e você aí com medo!?”, isso é desanimador e pode fazer com que você entre numa crise pior do que já está. O importante em obter a ajuda de um amigo, é chama-lo e combinar uma rota especifica, ou seja, trajetos pré-definidos que não tenha tanto transito e que o local seja calmo. Então o plano é dirigir e pedir que esse seu amigo (a) lhe acompanhe no banco do carona.

É extremamente eficaz que, esse seu amigo (a) seja de sua confiança e que compartilhe de seus sentimentos. Você com certeza não irá se sentir à vontade com uma pessoa no carona que mal tem amizade ou afinidade para dividir esse ‘segredo’. Então quanto mais íntimo essa pessoa for, melhor para você. Isso passará uma sensação de tranquilidade, e o melhor de tudo, confiança, enquanto você dá os primeiros passos para superar o medo de dirigir.

Leia Material Sobre Como Superar o Medo de Dirigir

Uma coisa bastante comum e que dá certo é tentar superar o medo de dirigir através da leitura de materiais apropriados e voltados para essa área. Estar diante do volante pode ser devastador quando não se tem autoconfiança, ou algum trauma especifico. Então lendo Livros, Revistas, ou qualquer outro material até sobre a psicologia, poderá ajudá-lo a superar a Amaxofobia (medo de dirigir).

Um material que sempre recomendo aqui para todos os leitores é o Kit Vença o medo de dirigir, criado pelo instrutor Fabiano Leonardo. Esse curso já ajudou milhares de pessoas em todo o Brasil a perder esse terrível medo de dirigir e das os passos certos no comando de um veículo. Recomendo que conheça hoje mesmo.

Apoio Psicológico é quase Obrigação!

Se você sofre com esse mal e não consegue de modo algum obter progressão sobre esse medo, então é hora de procurar um médico ou ir diretamente a uma psicóloga. A terapia poderá ser a grande ajuda que você precisava mas não encontrava nos livros (por não ser tão prático) e finalmente vencer tal medo. Existem também centros de treinamentos para habilitados onde você poderá obter ajuda de terapias diretamente dentro do seu carro, tanto nas ruas quanto para quem tem medo de andar devagar atrapalhando o transito, dirigir a noite ou mudar de faixa e por fim andar próximo a veículos grandes.

Realmente é muito complicado superar o medo de dirigir, mas não é tão difícil quanto você imagina. Tudo começa por você, primeiramente você precisa ter a vontade e a coragem de enfrentar isso encarando cada detalhe, sem deixar para trás um só medo. Então a partir daí você começa a dominar a si mesmo, praticando o que for melhor para finalmente superar o medo de dirigir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>