Como fazer um bom exame de direção

Durante essa semana eu recebi o e-mail de um leitor aqui do blog me pedindo algumas dicas de como fazer um bom exame de direção e como se portar nesse processo todo. Bom, a verdade é que existem muitos pequenos detalhes que devem ser ressaltados sempre nesse momento de suma importância na vida de um candidato a primeira habilitação.

Portanto, se você também está chegando no momento do seu exame de direção, essas dicas poderão lhe ajudar de alguma forma a pelo menos entender como funciona o percurso e como deverá se portar durante todo o processo de testes. Naturalmente para se dar bem, você precisará manter a calma, pois só com tranquilidade será possível passar por todas as etapas. Caso contrário, recomendo que leia o artigo Como ficar tranquilo no exame de direção para só depois voltar a ler esse artigo de hoje.

Detalhes importantes para fazer um bom exame

Vale sempre a pena ressaltar que um exame de direção é repleto de pequenos detalhes e um simples vacilo pode ser fatal para se dar mal nisso tudo. Então para começar, esteja usando calça comprida, camisa normal e tênis. Para fazer um bom exame de direção de moto, a minha dica é que antes de ligar a moto ajuste os retrovisores, coloque o capacete de maneira que não fique mexendo na cabeça, não se esqueça de fechar a lente do capacete, ligue a moto e não se esqueça de colocar o pé esquerdo no chão na hora de sair (e não o direito).

Se tratando do exame de direção de carro, os detalhe são bem semelhantes, mas não menos importantes. Então entre no carro, ajuste primeiro o banco para ficar do seu modo desejado, em seguida ajuste os retrovisores e só depois coloque o sinto de segurança. Tudo isso deve ser feito antes de dar partida no veículo, pois já vi muitas pessoas serem reprovadas pois tentaram fazer esses ajustes quando o carro já estava em movimento.

como fazer um bom exame de direção

Como é o exame de direção?

Eu sei que você está querendo saber como fazer um bom exame de direção para ser aprovado de primeira, mas a verdade é que o teste consiste em várias coisas e não basta fazer uma única prova para ser aprovado. Veja como geralmente funciona os exames de direção:

  • Exame de direção para motos – Esse é um dos mais fáceis, pois seguindo os detalhes que lhe mostrei anteriormente, você só precisará andar um pouco em linha reta sem sair fora das linhas do percurso, fazer uma curva em L, fazer uma pequena parada colocando sempre o pé esquerdo no chão, sair novamente e fazer a rotatória, passar pelos cones e finalizar o percurso.
  • Exame de direção para carros – Muitas pessoas acabam sendo reprovadas, justamente, nesse teste e tudo isso porque ele exige uma concentração maior. Geralmente nos exames, você deverá sair com o veículo, fazer a meia embreagem tanto na subida quanto na descida, colocar o carro na baliza e tira-lo sem cometer nenhuma infração.

Então a minha dica é que você faça todas as aulas praticas e se tiver qualquer duvida peça auxilio sempre ao seu instrutor, pois enquanto não estiver totalmente preparado para esse momento, não deverá fazer o exame de direção.

Como fazer um bom exame de direção?

Para que você consiga fazer um bom exame de direção, é ideal que esteja preparado para esse momento, que esteja tranquilo e que tenha treinado bastante antes de marcar sua prova prática. Algumas auto escolas oferecem a seus alunos a opções de fazer um treinamento rápido antes do momento da prova, sendo que os alunos deverão chegar um pouco mais cedo, e isso é fundamental para se dar bem nesse processo. Uma dica importante é procurar saber exatamente o que será cobrado e como deverá ser feito todos os passos, então algo que eu indico para você é que conheça o Kit Vença o medo de Dirigir, pois esse é um material fantástico para quem deseja passar pelo exame de direção com sucesso.

Outra coisa ideal é não ficar temendo o resultado do supervisor de prova, pois ele é uma pessoa normal como qualquer outra pessoa e se você puder levar um bom papo com ele, certamente poderá até relaxar um pouco mais. Eu, por exemplo, quando fui fazer meu exame de direção comecei com um pouco de medo, mas depois que o supervisor entrou no veículo, eu comecei conversar com ele e até descobrimos que morávamos no mesmo bairro, então tudo isso me deixou mais tranquilo quanto a realização do meu teste. Só lhe desejo boa sorte nisso tudo e até breve!

Comentários

  1. maria fatima diz

    no dia 18/09 /14 ,vou fazer exame de moto.estou preparada,espero passar no exame final de moto.na primeira.ja estou preparando para nao ficar nervosa!E tudo vai dar certo.em varzea paulista.

  2. Dai diz

    Galera e só confiar em Deus ele mesmo diz assim clamas mim e responder te ei então seja convicto de sua fé ! diga eu vou passar em nome de Jesus ! Mais não se esqueça soldado não entra na guerra de qualquer jeito então se prepare vá armado na sabedoria e chegue lá no exame e diga eu recebo minha vitoria em nome de Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>