Como aprender a dirigir carros

Talvez aprender a como dirigir carros seja uma das maiores conquistas para algumas pessoas, pois muitas vezes elas sonham a aprender isso desde que estão no colegial.

No Brasil, para aprender a dirigir carros poderá ser por meio de duas opções que destacamos, aprender através de uma Auto Escola ou através de algum amigo ou parente próximo. Logo depois de aprender a dirigir carros, é hora de tirar sua carteira de motorista CNH. Mas falando assim parece fácil, mas nem sempre é.

Algumas pessoas pegam a prática mais rápido que as outras então não fiquem chateados se não conseguir dirigir logo depois das primeiras aulas. Bom, vamos falar destes aspectos e destacar também em primeira-mão alguns dos conceitos básicos para quem deseja aprender a dirigir.

Aprender a dirigir carros com o kit Vença o Medo de dirigir

Talvez você nem saiba, mas com toda a tecnologia disponível no nosso meio se tornou fácil aprender a dirigir carros sozinho. Graças a alguns cursos existentes no mercado, como o Kit vença o medo de dirigir, essa grande necessidade das pessoas se tornou possível e com um investimento muito baixo.

O criador desse curso é o instrutor de auto-escolas Fabiano Leonardo, que já ajudou milhares de pessoas em todo o Brasil a conseguir aprender a dirigir por conta própria a partir de casa e vencer o medo de dirigir que é algo que assombra muitas pessoas iniciantes. Então esse é o melhor curso que eu posso lhe indicar nesse momento e tenho certeza que ele será de grande utilidade para você.

aprender a dirigir carros

Aprendendo a dirigir com uma Auto Escola

Existem milhões de estabelecimentos como Auto Escola no Brasil. É a primeira opção para muitas pessoas, pois, aprender a dirigir com profissionais certificados e experientes é muito mais seguro do que aprender a dirigir com um parente ou um amigo.

Muitas pessoas também escolhem as Auto Escola por que usam uma série de exercícios-aula que variam muito e que trazem realmente a essência de como dirigir bem no transito, tornando-se ciente das leis do Transito do País.

Aprendendo a dirigir com um amigo ou familiar

Já outras pessoas preferem pegar carona com um amigo no que diz respeito a aprender a dirigir. Essas pessoas muitas vezes não têm condições financeiras para que de imediato pague uma instituição de ensino automobilístico, ou uma Auto Escola.

É importante notar que quando se aprende a dirigir com amigos, você está apenas pegando a parte prática, você vai ter que estudar por conta própria sobre quais são as leis do transito, o que significa cada placa e etc. Então pense bem antes de pedir a um amigo ou familiar para ensiná-lo a dirigir.

aprendendo a dirigir carros sozinho

Conceitos Básicos

Já sobre os conceitos básicos, bom, serei breve neste quesito, então não espere que você vai aprender a dirigir por aqui.

Para o carro mover-se para frente é preciso que você aperte a embreagem, engate uma marcha e pise no acelerador com a mesma velocidade e delicadeza com que ao mesmo tempo vai tirando o outro pé da embreagem. Praticando isso, você vai notar que em certo momento você chegará num equilíbrio, que significa que o carro vai sair do lugar. Agora caberá a você dar uma direção para o carro.

Tudo isso foi apenas uma introdução sobre como aprender a dirigir carros, portanto escolha a melhor opção para você e cuide-se no transito! A minha dica final é que invista em algo profissional, como um curso ótimo que vem ajudando muitas pessoas que sonham em aprender a dirigir, trata-se do Manual para aprender a dirigir que lhe recomendei lá no inicio, onde será possível dominar a pratica de direção sozinho.

Comentários

  1. luciana diz

    meu instrutor está a ponto de me dar uma porrada, estou muito triste, vou desistir, não consigo aprender estou na nona aula.

  2. Sandra Soraia diz

    Tirei CNH; comprei um carro; porém, estou desistindo! Não tenho NINGUÉM para me auxiliar; já bati o carro! percebo que meus familiares, etão até com vergonha de mim! Ter um carro, nunca foi meu SONHO DE CONSUMO! Porém, sempre pensei que quando tivesse condições econômicas para sustentar um veículo automotor adquiriria um. Estou CHATEADA por demais com isso!

    • Rosemary diz

      Oie, sei como é díficil no começo, e sem apoio da família fica pior, passei por isso e hoje adoro dirigir, olha aprende praticando e cada dia vai melhorar, não tem milagre para dirigir so dirigindo mesmo, bjos e não desista.

  3. willyan diz

    Parem de ser bobas:desistir não a solução e sim cintinuar tentando, pq uma hora dá certo. Já peguei umas 50 aulas de carro, reprovei duas vezes e vou continuar tentando. É ruim reprovar, mas é pior desistir.

  4. Nice diz

    Tirei minha CNH e comprei carro, e agora não estou me sentindo segura para pegar transito. Esta semana tive que ir ao shopping, na volta quando estava no ponto de ônibus tremendo de frio, percebi o quanto me atrapalha a insegurança…

  5. ana paula diz

    nao desistam nao,meu sonho e aprender a dirigir,mas por falta de condiçoesfinanceiras nao posso realizar este sonho,quem sabe um dia eu consiga ne,e torço pra tds vcs que lutem tem força de vontade e fé acima de td,vao conseguir,e questao de vontade,na desistam,eu nao vou desistir de aprender nunca…

    • maria monica de lima diz

      ha ana paula voce me comoveu com seu relato,tenha fe que um dia vce tbem vai poder tirar a sua eu sempre sonhei i so agora aos 51,anos e que pude realizar esse sonho,ainda to nas aulas de direçao ,mais vou conseguil,se deus quizer e vce tbem vai bjinhoo fica com deus

  6. diz

    eu preciso de ajuda pra tirar minha habilitação pois não posso pagar pois é muito caro e só tenho um salário pra pagar minhas contas quanto mais pra tirar habilitação que é um grande sonho em minha vida pois preciso fazer transporte escolar e sem habilitação não tem como eu trabalhar. por favor me ajudem.meu nu´é 82011587

    • neto diz

      Olá Maria
      O ideal nesse caso é fazer parcelado, já que a maioria das auto escolas já oferecem a opção de parcelamento hoje em dia. Lógico que vai ficar um pouco mais caro, porém é a única solução.

  7. diz

    por favor eu preciso terminar minha habilitçao e não estou conseguindo pois preciso levar minha mãe e meu irmão que inclusive tem problema de saude para o interior e tenho que ficar pedindo outras pessoas pra levá-la preciso sair desse sufoco sempre viajando com medo de levar multa .e aproveito pra fazer um desabafo contra essa forma de mecanismo faldador que é essas clínicas que ficam desaprovando as pessoas sem necessidade onde poderia pelo menos variar os psicólogos que parece que tem antipatia dos candidatos e não agem como profissional porque na clínica de itapuan mesmo me sentir huminhado pela psicóloga que até me perguntou se eu usava drogas ,eu como uma pessoa de bem me sentir muito mal enquanto muitos bandidos estão aí matando no trãnsito esses irresponsáveis estão impedindo pessoas de bem de ter a chn para fazer e ser correto ou será que fazem isso pra tirar dinheiro dos pobres que querem andar dentro da lei? se pagamos um laudo porque precisamos pagar tudo dinovo que robalheira é essa isso é BRASIL esse pais vai mudar quando????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  8. sirley diz

    Nossa a minha situação não é diferente to na 14 aula e tenho dificuldades em aprender a dirigir a instrutora esta a ponto de desistir de me ensinar ja tivemos uma discusão,ela so me deixa pra baixo encina brava com a cara feia so da sermao,quando eu erro ela diz que nao vou conseguir olha to muito triste.meus esposo disse para eu mudar de instrutora mas o auto escola so tem 5 e se eu mudar tenho que remarcar tudo de novo ai fica mais complicado.Eu so nao desisto porque foi dificil de conseguir e custou muito caro. Não sei que façou?

    • neto diz

      Olá Sirley
      Não desista desse sonho e se você perceber que a própria instrutora não está lhe ajudando em nada, o melhor a fazer é trocar de instrutor mesmo, porque você deve pensar no que é melhor para você nesse momento. Eu sei muito bem que é chato ser reclamado o tempo todo e colocado pra baixo, mas não desista não. Procure treinar em casa, se esforce um pouco mais e faça o possível para aprender, pois é o seu futuro que está em jogo.

      Lógico que a auto escola é o local ideal para quem vai aprender a dirigir, porém eu sempre recomendo para os leitores do blog que treinem antes de iniciar as aulas, pois assim é possível ter pelo menos uma noção melhor de tudo o que será exigido. Investir em cursos como o Kit vença o medo de dirigir também pode ser uma excelente opção para quem estiver iniciando.

      Abraços e sucesso na sua caminhada!

  9. sirley diz

    Obrigado,foi muito confortante ouvir isso,porque td ocorreu hoje,ja chorei um montão quando cheguei em casa. Ja ouvi um sermão do meu esposo por conta de tudi isso,mais sim nao posso desistir. Olha so ouço desafora com essa instrutora ela não tem pasciencia ate me chamou de burra por tabela nossa e sou eu que to pagando pode isso? Ja conversei com ela joguei limpo,ela ficou brava disse que eu estava colocando culpa nela.Eu nanca havia pegado em um carro antes pra mim fica dificilsei lá.estou acreditando nela que sou burra.

    • neto diz

      Eu que agradeço pelo seu comentário.
      Com relação a isso, simplesmente não fique triste porque ninguém nasceu sabendo fazer de tudo e nem é obrigado a aprender da primeira vez. A minha dica é que você troque de instrutor o quanto antes, porque essa instrutora pode estar atrapalhando o seu próprio aprendizado e não deixe de fazer uma reclamação para a direção da auto escola. Você está no direito, porque contratou um serviço e eles tem o dever de lhe ensinar até que esteja realmente preparada para fazer o exame de direção.

      Não fique chateada, porque sempre iremos encontrar pessoas que querem ensinar, mas não tem o verdadeiro dom de ensinar e no final das contas quem sai prejudicado é o aluno que está tentar absorver aquele assunto. Lhe desejo muito sucesso e espero que consiga chegar onde tanto quer.

      Abraços!

      • Tatian diz

        Oi, sirley não desista eu também tenho um sonho de tirar a carteira ch, meu esposo tem carro mas não liga de me ensinar a dirigir.

        Mas creio que Deus vai me ajudar a um dia tirar minha carteira.

        Acho muito legal mulheres que sabe dirigir.
        Quando você for para a aula ore somente a Deus fale com ele como se estivesse conversando com alguém, ao Deus do céu não em nome de nem um santo entrega a professora nas mãos dele e você verá como ela vai te tratar melhor e você ira absorve as aulas melhor.

        Mas ore com fé que você vera as coisas mudadas.

    • Elzimara Meireles da Costa diz

      Olá Sirley, realmente o instrutor faz muita diferença. Perdi um processo de habilitação há cinco anos atrás, porque não me identificava com o instrutor e ele não tinha nenhuma paciência.Fiquei 5 anos sem conseguir entrar num carro para dirigir,tentei novamente esse ano, e graças a Deus estou habilitada, a pessoa precisa te passar confiança. Um abraço, você vai conseguir

  10. Daiane diz

    Tô querendo tirar minha CNH mas aqui no MS está muito caro, vou ter que parcelar em 8x,sou uma pessoa persistente sei que se eu quero faço força e consigo mas sou muito nervosa, tenho medo de ser reprovada muitas vezes pelo meu nervosismo, pois já perdi até emprego por ser nervosa. Será que devo tentar?

    • neto diz

      Olá Daiane
      O parcelamento é uma boa opção mesmo, porém o preço costuma ficar um pouco mais alto. Com relação ao nervosismo, saiba que isso é algo comum na maioria das pessoas e se não conseguir controla-lo, poderá ter algumas dificuldades a mais. Na maioria dos casos, mesmo a pessoa já sabendo dirigir, na hora de mostrar na pratica ela não consegue por conta do nervosismo.
      Uma dica que deixo para você é conhecer o Kit Vença o Medo de dirigir, porque ele ensinar muito bem o que deve ser feito e lhe prepara para ser aprovado de primeira em todas as etapas.

      Abraços!

  11. Ashilley diz

    Oi pessoal, também estou tendo problemas em minhas aulas. Para começar minha instrutora é uma pessoa que não tem um pingo de paciência a mesma diz que já ensina tem 17 anos, porém, mesmo ela sendo “antiga” nisso, ela não me passa confiança, fora outras coisas como não avisar com antecedência as manobras a serem feitas. Isso pra mim é muito difícil não consigo ter confiança nela, além do fato deu nunca ter pegado em um carro na minha vida. Hoje tive a minha terceira aula, deixei o carro morrer duas vezes e mesmo assim a mesma me mandou ir pro trânsito, acho isso muito errado já até chorei, a vontade que eu tenho é de falar poucas e boas para ela e mudar de instrutor.

    • VALERIA LUIZA DIAS diz

      estou na mesma situacao tbm vou desistir e olha meu instrutor e um doce mas toda docura tem sua paciencia e vai indo se esgota neh…. e o meu tbm me mandou pro transito meu deus quase atropelei uma moca ai fiquei traumatizada amanha dia 3 minha 6 aula nao aprendi nada acho que vou mesmo desistir ….

  12. diz

    OI TD BEM ESTE É UM SONHO QUE VENHO TENDO A MAIS DE 5 ANOS MAIS POR ENQUANTO NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE REALIZA-LO MAIS SEI QUE TD É NO TEMPO DE DEUS CREIO QUE VOU CONSEQUIR UM DIA REALIZAR SINTO MUITA VONTADE DE FASER AUTO ESCOLA DE PEGAR SAIR DIRIGINDO NÃO TENHO CONDIÇÕES MAIS CREIO NO DEUS QUE EU SIRVO QUE MILAGRES ACONTECEM POR INQUANTO ESPERO O MEU SE REALIZAR AMEM;
    POSSO TD NAQUELE QUE ME FORTALECE……

  13. diz

    QUEM PUDER ME AJUDAR ALGUEM QUE CONHECE ALGUM DONO DE AUTO ESCOLA QUE POSSA FACILITAR PR MIM ESTAR FASENDO A AUTO ESCOLA MEU DEUS FICO MUITO GRATA AMEM E SEI QUE DEUS VAI GRANDEMENTE TE ABENÇÕAR

  14. leo diz

    Se eu estou em quinta marcha, reduzo para a quarta marcha e solto a embreagem, mas nao acelerou, o que acontece? O carro morre?
    Agradeço pela resposta!

  15. Vera Oliveira diz

    Já tentei tirar a carteira uma vez…ía super bem na aula pratica e quando fui fazer o teste reprovei…fiquei muito triste e tentei a segunda que tambem reprovei…aí desisti nada e nem ninguem conseguia me convencer fiquei bloqueada e um medo insuportavel…depois de oito anos estou tentando de novo, e hoje foi minha segunda aula, na primeira fui super bem e hoje ja não fui muito bem…voltei pra casa decepcionada…ja estou com aquela sensação de oito anos atras…peço a meu Deus forças por que é meu sonho…se puderem me dar palavras de motivação agradeço.

  16. maria Helena s. Andrade diz

    O meu instrutor,é muito gente boa,é o extremo da paciencia! O problema sou eu mesma! Só com quase 40 aulas aprendi fazer baliza.Ele nunca, nunca mesmo se enrritou comigo.Pelo contrário nas primeiras 20 aulas, inicio achei que não ia aprender ( aos 57 anos) queria parar,mas ele me encentivou a continuar não desistir, o resultado foi esse,eu aprendi a fazer baliza! Nas ruas,(as veses) dou uma confundida nas marchas (as as veses )o carro morre, mas ele sempre exerce paciencia comigo nen cara de sangado ele faz! Esse é o intrutor que todas as auto escolas deveria ter.Seria exemplo para os instrutores nervosinhos diacordo com alguns relatos que ouço e também leio na net Abraços.

  17. Cláudia diz

    O importante é a pessoa aprender a dirigir de verdade nem que para isso ela tenha que fazer várias aulas de direção na auto escola, porque ter CNH não adiantará se não souber dominar o veículo com segurança podendo provocar acidentes graves e colocar até a própria vida em risco. Dirigir é coisa séria e precisamos ter consciência que devemos saber de verdade!

  18. sonia marli diz

    oi este é um sonho que tenho desde 2o11 sempre sonhei que estava dirigindo,muitas vezes tive este sonho ,se for a vontade de deus eu creio que vou um dia realizar este sonho tenho 45 anos creio que nunca se é tarde não pr sonhar mais sim pr realizar algo que sonhamos que almejamos muito em nossas vidas quem puder me ajudar eu agradeço muito …tiau um abraço muito forte a tds

  19. diz

    ENTREI NO AUTO ESCOLA ESTE ANO . JÁ ESTOU NA AULA DE DIREÇÃO . JÁ FIZ ONZE AULAS DEIXAVA O CARRO MORRER DEMAIS E OUTRAS COISAS MAIS. JÁ CHOREI PENSEI EM DESISTI. MAS HOJE ESTOU PENSANDO DIFERENTE A VIDA É UMA ESCOLA; DEUS É O PROFESSOR E NOS SOMOS OS ALUNOS TUDO NA VIDA TEMOS QUE APRENDER. AGORA SEI QUE VOU CHORAR DE ALEGRIA VOU CONSEGUI SOU CAPAZ. SONHAR É BOM REALIZAR MELHOR AINDA. VC PODE; VC VAI CONSEGUI; ESTE É O NOSSO OBJETIVO; POR ISTO ESTOU AQUI PARA DIZER PARA VC QUE ESTÁ TRISTE E DESANIMADO; DEUS REALIZA OS DESEJOS DOS NOSSOS CORAÇÕES TEMOS QUE FAZER A NOSSA PARTE NÃO DESISTI E LUTAR E ELE NUS AJUDA; VC É CAPAZ ABRA A TUA BOCA E DIZ EU VOU CONSEGUI ! DERROTA NÃO FAZ PARTE DO MEU VOCABULÁRIO. E NEM DO SEU! OK DEUS TE ABENÇOE EM BREVE VOLTAREI ; ABRAÇOS!

  20. Andrea Silva diz

    Eu não consegui aprender,estava na 4° aula e essa semana desisti ,fiquei super frustrada pq acho muito difícil…chorei muito…não sei se volto a fazer…estou com medo.

  21. Juliana diz

    Pessoal,
    Estou na 22 aula e estou agarrando muito no controle de embreagem, e vou ser sincera da vontade de parar e joga tudo para o ar..mas quando estamos com a cabeça quente fazemos coisa sem pensar…esperei esfriar a cabeça no final de semana..e estou melhor..afora desistir não dá pois se Deus colocou este desejo em nossos corações ele nos dara força para vencer..deixo esta frase para VC …”A luta foi difícil…. Porém foi ela q nos deu a Vitória”.juliana

  22. Aline diz

    Pessoal, peguei minha CNH esta semana.
    Gostaria de deixar meu relato: Aos 32 anos iniciei a auto escola. Não sabia, nem mesmo, ligar o carro… kkk Tive uma dificuldade tremenda, nem tanto em relação a dirigir em si… Com marchas e etc… Minha dificuldade é em relação a atenção no trânsito e manter o carro na faixa, rs… Muitas vezes pensei em desistir… Tomei bronca do meu instrutor também… Fiz a prova a primeira vez, fiz a baliza legal, fui pro percurso e após a última curva fiquei reprovada. Pensei em desistir novamente… Mas não podemos nos dar este luxo. Desistir jamais. Peguei minha habilitação hoje. De vez em quando pego o carro e meu marido grita horrores comigo kkkk Fico com raiva, penso que nunca vou conseguir sair com meu carro sozinha… Mas, quando me acalmo, percebo que tenho que tentar! Tentar até conseguir… E, na minha opinião, é isso que vocês devem fazer: Tentar sempre. Não desanimem… Tem horas que eu me acho burra, acho que não sou capaz… Mas uma coisa que li aqui é verdade: Cada um tem as suas dificuldades… Tenho 02 faculdades e sou uma pessoa inteligente! Entretanto, tive e tenho dificuldades para dirigir… O que é que tem? Tenho certeza de que há pessoas que não fazem muitas coisas que eu sei fazer! Isso faz parte. Nós, seres humanos, somos diferentes uns dos outros… Cada um com a sua limitação.
    Mas a minha mensagem principal é: Tentar até conseguir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>