Categorias de habilitação – tipos e características

Veja quais são as categorias de habilitação

Para tirar habilitação é preciso escolher primeiro a categoria que deseja se encaixar, porque é ela que definirá o tipo de veículo que você poderá dirigir.

O certo é que os candidatos poderão se habilitar nas categorias de A a E, porém para quem está começando agora e querendo tirar a primeira habilitação, saiba que as categorias A e B são as iniciais para esse processo.

Características das categorias de habilitação

São 5 categorias de habilitação no total e cada uma contem as suas normas e especificações. Veja a seguir os tipos de categorias e as características de cada uma.

- Categoria A - Esta é a categoria válida exclusivamente para motocicleta, motociclo e similares. Então é destinada a veículo motorizado de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral.

- Categoria B - Para quem deseja dirigir um carro de passeio, ou seja, o carro popular como é falado, essa é a categoria certa para isso. Só lembrando que o peso total do veículo não pode exceder 3.500 Kg e a lotação não pode ultrapassar 8 lugares, sem contar com o do motorista.

categorias de habilitação

- Categoria C - Nessa categoria se encaixa os veículos motorizados que são utilizados em transporte de cargas, onde o peso bruto total exceda a 3.500 Kg. O grande problema é que para se habilitar na categoria C deverá estar habilitado no minimo a 1 ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias.

- Categoria D - Das categorias de habilitação, essa é a que permite conduzir veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros e que a lotação exceda a 8 lugares, sem contar o do motorista.

- Categoria E - Para veículos em que a unidade tratora se enquadra nas categorias B, C ou D e que possuem uma unidade acoplada, podendo ser um reboque, semirreboque ou articulada, que tenha 6000 Kg de peso bruto ou cuja lotação exceda 8 lugares.

Quando eu posso trocar de categoria?

Eu sei que muitas pessoas já queriam começar logo da categoria E, porém as coisas não funcionam assim e precisa seguir algumas regras. Veja então quando você pode trocar de categoria da sua habilitação.

A e B - Quando você for tirar a primeira habilitação, poderá tirar conjugada. Que é a união da categoria A com a B e não ha nenhuma restrição quanto a isso.

C - Para se habilitar na categoria C você deve estar a pelo menos 1 ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente de infração média durante os últimos 12 meses.

D e E - Para chegar a uma dessas categorias de habilitação, o condutor deverá ser maior de 21 anos, estar habilitado a pelo menos 2 nos na categoria B, ou 1 ano na categoria C, se o seu desejo for se habilitar na categoria D. Para a categoria E é preciso estar no minimo a 1 ano na categoria C. Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e ter sido aprovado nos cursos normatizados do CONTRAN.

categorias da carteira de motorista

Em qual categoria eu devo me habilitar?

Em meio a tantas categorias de habilitação, muitas pessoas ainda ficam na duvida sobre qual das 5 é a melhor para se encaixar e o que eu posso dizer, é que você deve se encaixar naquela que supri as suas necessidades.

Se você tiver condições financeiras e vontade de se habilitar em todas as categorias, isso será ótimo para você e não só para seu uso pessoal, mas também porque isso pode ajudar muito na hora de encontrar um novo emprego.

Existem muitas empresas que exigem logo de cara que o candidato a vaga de emprego tenha pelo menos a categoria B, para que possa conduzir os veículos da empresa, porém em determinados lugares ela não tem muito valor, sendo necessário uma categoria C, D ou E.

Então escolha aquela que melhor se encaixe as suas necessidades.

Comentários

  1. diz

    O desenho acima com as categorias A – B – C – D – E, estão incorretos. Na letra C consta uma carreta articulada, mas para dirigir a carreta a cnh é letra E.
    Na letra C, o correto seria veículos até 6.000 kg e não articulado.

  2. Rolando Alfredo Garcia de Oliveira diz

    Pelo jeito, é tanta confusão entre categorias que até QUEM DEVERIA explicar alguma coisa sobre o assunto se confunde e o pior, MANDA PUBLICAR na internet, SEM CORRIGIR as falhas. Alguém em algum lugar, deveria orientar os pobres brasileiros que estão abandonados pelas autoridades de trânsito que sequer publicam algo a respeito. Agente critica, critica e todos eles se fazem de cegos, surdos e mudos. Talvez por não entenderem nada também ou com medo falar ou escrever besteira permanecem como caramujos escondidos em suas casas.

  3. oseas diz

    renovei minha CNH em 2012 so que eu tenho diabete, na época não era controlada, tava com problema nas vista não passei no teste das vista e perdi a letra d, agora que eu fiz a cerurgia da catarata como eu faço pra consigui a d outra vez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>