Carteira de motorista vencida

Carteira de motorista vencida – Carteira de Motorista ou simplesmente Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é algo realmente complicado. Se você for pego desrespeitando alguma lei do Detran ou do transito, você pode sofrer desde leves multas até graves multas com acréscimo de pontos que são aplicados na sua carteira de habilitação.

Tudo isso pode acontecer direta ou indiretamente. É por isso que se torna cada dia mais imprescindível de andar com todas as documentações do veículo em dia, fazer uma checagem de rotina no automóvel para ver se está infringindo alguma lei do Detran e praticar a boa educação no transito, algo hoje bem difícil de se ver.

Mas tudo muda quando se tem a carteira de motorista vencida ou invalidada. A carteira de motorista quando se torna vencida é imediatamente um sinal de que você precisa urgentemente tomar medidas. Agora vamos analisar algumas questões como se você pode dirigir com sua carteira de motorista vencida, como renová-la e como uma solução que está a caminho poderá ser de bom grado e servir para você e todos os cidadãos Brasileiros.

Você pode dirigir com a sua carteira de motorista vencida?

A primeira questão que vem a mente quando se está com a carteira de motorista para vencer, é se pode ou não continuar dirigindo, mesmo com ela (a carteira) vencida. Bom, segundo o Detran, você realmente pode continuar a dirigir, mesmo com sua carteira de motorista vencida. O Detran deixa claro que, após o vencimento da carteira, o motorista poderá dirigir por até 30 dias. Depois deste período, o motorista estará sujeito às penalidades estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, previamente no inciso V do artigo 162.

Ou seja, você tem até 30 dias para regularizar a sua situação, isso não significa que você pode desfrutar ainda de sua carteira por 30 dias e depois disso correr atrás do prejuízo, a não ser que você realmente queira enfrentar as consequências.

Leia também: Como remover multas

carteira de motorista vencida

Como Renovar sua Carteira de Motorista Vencida?

Quando está se aproximando do vencimento de sua carteira de motorista, para renová-la é preciso que você se encaminhe para o órgão do Detran em seu Estado, portando todos os documentos especificados, como por exemplo, CPF e RG, CNH, comprovante de residência, uma foto 3×4 recente e outros, é necessário você verificar periodicamente.

Com isso, o Detran irá marcar o exame médico, para isso você pagará uma taxa mediante a renovação ou expedição de uma nova Carteira de Motorista, e também deverá pagar uma taxa para os exames médicos que são requeridos para renovar a carteira. Essa taxa poderá ser paga tanto na clínica quanto no Detran, depende de sua escolha.

Vale a pena notar que a renovação da Carteira de Motorista vencida se dá de 5 em 5 anos para pessoas entre 18 e 65 anos, mas para quem já passou dos 65 anos, ela é feita de 3 em 3 anos. Outra coisa a se notar é que poderá aguardar alguns dias até que sua carteira de habilitação nova esteja pronta.

Leia também: Como consultar pontos na carteira

Uma solução excelente está a caminho!

Com tudo isso, vimos a importância que é e que realmente não é difícil renovar sua carteira de motorista vencida. Mas há uma novidade que gostaria de compartilhar. No Estado de São Paulo o Detran começou a testar uma nova funcionalidade aproveitando-se da tecnologia atual e enviando mensagens de texto (SMS) para os celulares de motoristas que estavam com suas carteiras para vencer (30 dias antes).

Isso foi só um teste para que brevemente no Brasil inteiro possa ser feito essa nova implantação, onde os motoristas receberão avisos prévios para renovarem sua carteira, e o melhor é que o SMS recebido acaba saindo grátis. A implementação ainda promete mais, enviando também avisos sobre infrações que o habilitado poderá ter executado. Incrível, não é mesmo? Realmente uma solução excelente está a caminho.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>