Carteira de habilitação B

Recentemente eu falei aqui sobre a carteira de habilitação A, que é a categoria necessária para quem vai pilotar motocicletas e hoje irei falar um pouco da carteira de habilitação B que é a que as pessoas mais procuram.

Naturalmente todas as pessoas que irão passar a dirigir carros comuns, que são os famosos carros de passeio, precisarão ser habilitados pelo menos na categoria B, que é a indica, porém mesmo assim é importante ficar atento a alguns detalhes com relação as restrições e permissões que terá ao ser habilitado nessa categoria.

A carteira de habilitação B

Com a carteira de habilitação B é possível dirigir veículos, desde que não se encaixem na categoria A, que o peso total bruto não ultrapasse os 3500 Kg e que a lotação não exceda a 8 lugares, sem contar o do motorista. Então essas são algumas restrições importantes que deverá levar sempre em consideração no momento em que for pegar um carro para dirigir.

Hoje em dia a necessidade de se habilitar é muito grande e isso não só para poder dirigir um veículo próprio, mas também para conseguir boas vangas de emprego no mercado, visto que a maioria das empresas procuram profissionais já habilitados para poder dirigir os próprios carros da empresa. Além do mais, esse será um complemento muito importante para seu currículo.

carteira de habilitação B

O processo para tirar a carteira de motorista B

Se tratando do processo de aprendizado, inicialmente você precisará passar pelas aulas teóricas que serão ministradas na sala de aula da sua auto escola de preferência. Através dessas aulas você passará a conhecer melhor as técnicas de direção, conhecerá o funcionamento de um carro, assim também como a legislação de trânsito, estratégias para fazer funcionar a direção defensiva e uma série de outras coisas importantes antes de sair com um carro na rua.

Conseguir tirar a carteira de habilitação B, certamente, será um desafio a mais na sua vida, pois além do processo teórico, precisará praticar diversas aulas praticas. Nessas aulas você irá aprender a dirigir corretamente, aprenderá como fazer uma baliza, como fazer o controle de embreagem, estacionamento e uma vasta quantidade de coisas importantes que lhe prepararão para o exame de direção, já que essa será a prova final para conseguir obter sua carteira de habilitação B.

Vale a pena tirar a carteira de habilitação B?

Vale muito a pena ter uma carteira de habilitação B hoje em dia. Eu mesmo resolvi tirar minha primeira habilitação com o intuito de facilitar o meu ingresso no mercado de trabalho e posso lhe dizer que foi maravilhoso, pois a partir desse feito consegui diversas oportunidades de emprego e até hoje aparecem oportunidades desse tipo.

No entanto, para finalizar é importante ressaltar que não vale a pena tirar somente a carteira de habilitação B, pois o ideal é tirar conjugado (AB). Quando você tira a carteira tanto A quanto B, juntas, a tendência é que os gastos sejam menor que tirar uma categoria de cada vez e se em algum momento você precisar pilotar uma moto, por exemplo, sem ter a carteira de habilitação A é impossível.

Então espero que todas essas dicas tenham sido de grande importância para você e que consiga tirar sua habilitação o quanto antes. Uma boa opção para quem vai tirar a habilitação B é fazer um curso prévio, como é o caso do Kit vença o medo de dirigir que eu recomendo sempre aqui para os leitores.

Comentários

  1. leandro viana de sena diz

    poxa bem q eu queria ter carteira tem vezes q apararece carro mais nao posso dirigir nao to com condiçoes para tirar me ajudem

  2. Julio Cesar DsL diz

    Eu estou pensando em tirar minha CNH B até o fim do ano. Já tenho o dinheiro suficiente para tirar, só falta encontrar um boa Auto Escola.
    Eu estava em dúvida se valia a pena tirar a CNH B, já que não tenho carro e não sei quando poderei ter um. Mas ouvi muita gente dizendo que vale a pena tirar a CNH B mesmo sem ter carro e agora, ao ler esse texto, não tenho mais dúvidas. Vou tirar a minha ainda esse ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>