Aulas para tirar habilitação

O processo para obter sua tão sonhada carteira de motorista é um pouco longo e dentre todo esse período você terá que passar pelas aulas para tirar habilitação. Essas aulas são também conhecidas como curso teórico-técnico e eu falo um pouco sobre isso também no material que eu criei recentemente, então se você quiser conhecer e começar se preparar bastar assistir o Vídeo grátis Sucesso na Primeira habilitação.

Então o candidato à permissão para dirigir somente poderá fazer o exame teórico (a prova) após 45 horas/aula do curso teórico, que é oferecido pelos centros de formação de condutores (CFC).

Qual o conteúdo das aulas para tirar habilitação?

Em primeiro lugar você deve saber que o curso exigido para condutores tem como finalidade, dar condições e conhecimentos sobre uma série de coisas comuns durante o processo de direção, então ele é de suma importância, independente se você já sabe dirigir ou não. Dessa forma, o curso para tirar habilitação tem as seguintes disciplinas:

  • Legislação de transito – 18 horas/aula
  • Direção defensiva – 16 horas/aula
  • Primeiros socorros – 4 horas/aula
  • Meio ambiente e cidadania – 4 horas/aula
  • Noções de mecânica básica – 3 horas/aula

aulas para tirar habilitação

Assim que você terminar as aulas para tirar habilitação, completando assim 45 horas/aula, deverá ser submetido a uma prova de avaliação de todas as matérias no próprio centro de formação. Só depois disso você irá fazer o exame teórico que determinará o seu futuro.

O exame teórico

Após concluídas as aulas para tirar habilitação, o exame teórico é o seu próximo desafio. Ele será aplicado pelas unidades circunscricionais do departamento estadual de trânsito, sendo a prova constituída de no minimo 30 questões, das quais o candidato deverá acertar no minimo 70%, isto é, 21 questões.

Só lembrando que o número de questões muda de estado para estado. Na Bahia, por exemplo, a prova é constituída de 40 questões, sendo que o candidato deve acerto no minimo 28, correspondente a 70% da prova. Caso você não alcance a porcentagem exigida, só poderá fazer uma nova prova 15 dias após a divulgação do resultado.

Você deve estudar muito

Então é nesse momento que você deve estudar para tirar sua CNH, porque se vacilar pode perder a primeira oportunidade e dificultar ainda mais o processo. Por isso eu recomendo que adquira um curso, estude os livros e apostilas cedidas na sua auto escola, procure informações com amigos ou na internet e não minimize os estudos, por isso pode significar a sua habilitação na mão.

Para tentar ajudar a maior quantidade possível de pessoas,  foi criado recentemente o Curso Direção Prática onde é explicado passo a passo cada uma das etapas e o que você deve fazer para ser provado em todos os testes que terá pela frente, então recomendo fortemente que conheça esse material antes mesmo de começar suas aulas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *